Selecionando um espaço para problemas (Design Thinking)

Ismael GraHms
Apr 1 · 2 min read

Viabilidade de negócios + desejo de experiência + Viabilidade técnica. NXT ou (BXT Model)

Para uma oferta de produto bem-sucedida em sistemas de informação digital, você precisará de um equilíbrio igual de viabilidade de negócios, desejo de experiência de usuário e viabilidade técnica. Nós chamamos de Modelo NXT.

Estes são os três pilares essenciais de um produto de sucesso. Se qualquer um dos componentes estiver subdesenvolvido, o produto eventualmente falhará. Falhas na viabilidade técnica ou viabilidade do negócio levarão a uma receita insustentável ou a um serviço insuportável. Falhas no UX levarão a uma falta de sucesso do usuário, o que prejudicará a lealdade e a adoção do cliente. O concorrente que ignorar isso será deixado para trás.

Em organizações maduras, haverá indivíduos no analista de negócios ou na função de proprietário do produto cuja responsabilidade geralmente envolve investigar a oportunidade de negócios. Se o designer de UX não tiver colaboradores nessa função, vale a pena investir algum tempo para entender o modelo de negócios e validar a existência de um mercado. Tenha cuidado embora; sua consciência das limitações técnicas pode impedir que você encontre experiências de usuário inovadoras, já que seu quadro de referência pode ser restringido pelo que você sabe ser possível. Isso seria um argumento a favor de que o designer e o desenvolvedor sejam pessoas separadas.

Meu objetivo é expor a conceitos e técnicas dentro do design de experiência do usuário, bem como reforçar que a grande experiência do usuário, que é tecnicamente inviável ou financeiramente não lucrativa, não resultará em um produto de sucesso.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade