O que é a filosofia da liberdade? — Deduzindo a propriedade privada.

Israel Finardi
4 min readApr 16, 2016

--

O primeiro passo para a liberdade é abrir a mente.

Essa filosofia se baseia no principio de auto-domínio. O que isso quer dizer?

Principio de auto-domínio (ou auto-propriedade) quer dizer que você é o dono da sua vida e você faz o que quiser com ela, desde que não inicie agressão ou fraude contra outros seres humanos.

Negar esse fato é implicar que outra pessoa é mais dona da sua vida do que você mesmo. Nenhuma outra pessoa ou grupo de pessoas é dono da sua vida, nem tampouco você é dono das vidas de outras pessoas.

Partindo do fato de que você existe no tempo: futuro, presente e passado, sabemos que isso se manifesta respectivamente em: vida, liberdade e propriedade (produto de sua vida e liberdade), respectivamente.

Isso quer dizer que a sua Vida é o seu Futuro, a sua Liberdade é o seu Presente, e o Produto da sua Vida e Liberdade (propriedade) é o seu passado.

  • Perder a sua Vida, é perder seu Futuro.
  • Perder sua Liberdade é perder o seu Presente.
  • Perder sua Propriedade (o produto da sua Vida e Liberdade) é perder o pedaço do seu Passado que a produziu.

O produto da sua vida somada com a sua liberdade é a sua propriedade, e a sua propriedade é o produto do seu trabalho.

Se Trabalho é resultado do seu Tempo somado com a suas Energias, suas Habilidades e seus Talentos, a Ação que desencadeia o Trabalho, é o produto da sua vontade posta em funcionamento.

Propriedade é:

1 — Parte da natureza que você se apropria e transforma para o uso valoroso, e/ou;

2 — É a antiga propriedade dos outros, fornecida a você por uma troca voluntária e de consentimento mútuo.

Essas são as duas únicas maneiras legítimas de se ter propriedade: desempenhando trabalho ou praticando trocas voluntárias mútuas. Se duas pessoas estão trocando a Propriedade voluntariamente, ambas estão se beneficiando, senão elas não fariam essa troca. Só elas podem corretamente tomar essa decisão por si mesmas. O poder de escolha é somente delas.

Porém, as vezes algumas pessoas usam Força ou Fraude para tomar dos outros as suas Propriedades sem o seu Consentimento Voluntário, o que torna a Propriedade adquirida por agressão, não-legítima.

Iniciar agressão contra terceiros é anti-ético. A iniciação da Força ou Fraude para:

  • Tomar a Vida é: Assassinato,
  • Tomar a Liberdade é: Escravidão,
  • Tomar a Propriedade é: Roubo.

Não importa se essas ações são tomadas por uma única pessoa, por um grupo de pessoas pequeno, um grupo vasto de milhões de pessoas, ou até mesmo por pessoas que “usam ternos, moram em palácios e tem discursos elegantes”.

Você tem o dever moral e ético de proteger a sua vida, liberdade e justamente adquirida propriedade, da agressão forçosa dos outros indivíduos, inclusive você pode pedir para outros indivíduos lhe ajudarem nessa tarefa (polícias privadas).

Mas você não tem o direito de iniciar força contra a vida, liberdade ou propriedade dos outros, portanto você não tem o direito de pedir para outros indivíduos iniciarem agressão forçosa contra terceiros.

Você tem direito de procurar lideres para si mesmo, porém não tem direito de impor lideres para terceiros. Não importa como as autoridades são selecionadas, independentemente se forem por vias democráticas, ditatoriais ou tirânicas, você não pode escolher líderes para liderar outras pessoas. Esses líderes são seres humanos iguais a você, e eles não tem direitos maiores que quaisquer outros seres humanos. Não importam se os mesmos são “cheios de boas intenções”, ou prometem “te proteger” e te garantir “direitos”. O que importa é que os mesmos não tem direito de Assassinar, Escravizar e Roubar as pessoas. Você não pode dar direitos a eles, que nem você próprio não tem.

Já que você é dono da sua vida, você é responsável pela sua vida.

Você não pode se mostrar servo a outras pessoas que precisam da sua obediência.

Você não é pode se mostrar escravo daqueles que precisam do seu sacrifício.

Você é quem escolhe os seus objetivos, ninguém tem o direito de te roubar e decidir o que vai fazer com o seu dinheiro.

Você escolhe os seus objetivos de Vida baseado nos seus valores.

Sucessos e falhas ambos são necessários para aprender a crescer.

Sua ação em nome dos outros ou ação deles em seu nome só é virtuosa quando ela é derivada de consentimento mútuo e voluntário, pois a virtude só existe quando existe a livre escolha.

Esta é a base de uma sociedade verdadeiramente livre. Não é somente a fundação mais prática e mais humanitária para a ação humana, como também é a mais ética.

Os problemas no mundo que sugerem a iniciação da força são geralmente sugeridos por governos, que sempre dizem que têm uma solução para tudo. Porém a solução, é as pessoas do mundo pararem de pedir para oficiais do governo iniciar força em seu nome.

O mal não vem somente de pessoas más mas também de pessoas boas que toleram a iniciação da força como uma ação necessária para atingir certas finalidades.

Ter confiança numa sociedade livre é focalizar no processo de descoberta no mercado de valores.

Ao invés de focalizar em alguma visão ou objetivo imposto e usar a força do governo para impor uma visão de mundo nos outros, porque não pensar como uma sociedade livre seria melhor sem o uso da força e da ameaça?

Não seja um preguiçoso intelectual. Tipicamente, a preguiça intelectual resulta em consequências perversas não desejadas para todos os seres humanos.

Uma sociedade livre exige a liberdade de pensar, falar e agir, principalmente quando é mais fácil não fazer nada…

--

--

Israel Finardi

Austrolibertário rothbardiano e entusiasta de criptomoedas desde 2015. #Bitcoin é a solução contra o estado.