Seleção brasileira:

Decadência do futebol da seleção brasileira.

O futebol brasileiro decaiu muito nos últimos anos?

O futebol da seleção brasileira era considerado um dos melhores do mundo, mas atualmente passa por uma fase decadente que nos envergonha e nos deixa muito tristes, ultimamente não temos apresentado mais um futebol de qualidade, empolgante e vencedor, como éramos conhecidos. Tudo isso nos faz pensar o que realmente aconteceu com a seleção brasileira e seu futebol não é mais o mesmo dos craques do passado, afinal o nível de jogo que estamos esta horrível.

Seleção Brasileira Copa de 70

Quais os motivos para essa decadência do futebol da seleção canarinho?

Queira ou não, passamos nos últimos anos por mudanças em nossas vidas econômicas, social, politica e culturais, e ai pode relacionar alguns pontos que talvez façam sentido, éramos um país agrícola, com baixa escolaridade, considerado de terceiro mundo e sem expectativa de crescimento, porém a relação que faço para esse ponto que no passado estava ligado ao social e econômico, pois a grande parcela da população da periferia e do campo tinha como a única forma de progredir na vida, e assim além da paixão cultural do brasileiro pelo o futebol isso se tornava uma válvula de escape para evitar a miséria. Com tudo isso, junto a paixão pelo futebol, produzia muito mais praticantes e consequentemente o surgimento de mais craques. Também com a urbanização e o crescimento das cidades reduziram diversos campos de futebol das chamadas “peladas” onde os fez desaparecerem as promessas de novos jogadores que na sua história surgem desses campos de futebol.

Derrota Copa de 2014

Alinhado a isso os grandes jogadores que surgiram saem precocemente para o exterior por busca de melhores salários e condições de vida. Esses motivos e culminando com uma administração retrógrada dos profissionais que fazem o futebol fora de campo tem deixado de lado buscar soluções para a nova era de declínio que passamos no futebol e não conseguiram prever que estávamos pouco a pouco esgotando a nossa fábrica de craques, e assim não fizeram o devido planejamento e incentivo nas categorias de base e novos métodos de trabalho no futebol.

Copa America 2015