Na Holanda não se come bem …

italo maia
Sep 1, 2018 · 5 min read

Então; a poucos meses me mudei para Amsterdam. Vindo de Fortaleza/CE, um lugar com muita comida boa e barata, minha primeira missão ao chegar aqui era encontrar comida boa … e barata. Meus instintos me levaram inicialmente a procurar comida tipicamente “dutch”.

Conversando com pessoas que moram por aqui, é fácil descobrir que comida tipicamente holandesa não é lá uma maravilha. Alguns pratos com peixe, batata ou frituras. Também é comum a comida vir pouco temperada (coff coff, sem gosto), o que algumas pessoas chamam de tempero holandês.

Como eu sou teimoso e gosto de comer bem, resolvi não desistir de meu objetivo de comer bem pagando pouco, em terras holandesas, o que não é tão difícil se você não se esforçar muito em encontrar comida típica. Abaixo, tenho uma pequena lista de locais onde é possível comer bem, sem gastar muito, em Amsterdam:

Seoul Food: localizado no Ring A10 de Amsterdam, este simpático estabelecimento oferece comida Koreana gostosa a preços bem acessíveis. As atendentes são simpáticas, a decoração é interessante e há vários produtos importados da Korea para você comprar e levar para casa, se assim desejar. Um fato interessante aqui é que a comida é pré-preparada. Você escolhe no balcão e elas esquentam para você. Ao contrário do que se espera de comida requentada, essa estava muito boa. Minha escolha no dia foi carne com macarrão frito e cogumelos. As porções de comida são pequenas (ou seja, se você come pouco, aqui é o seu lugar!) e há algumas pequenas poltronas onde se pode conversar confortavelmente com sua companhia. Fora isso, não vi se tinha banheiro para cliente.

Asian Kitchen é um fast food de comida chinesa localizado no centro de Amsterdam, ao lado do cinema Pathé. O local é pequeno, a maioria dos garçõns falam uma mistura de inglês com chinês, 2/3 das mesas ficam excessivamente próximas da cozinha e o atendimento é bem “aperriado”. Dito isso, a comida é uma delícia, muito barata (7~12,50 por prato), tem banheiro para cliente (se tiver algum evento acontecendo no centro, eles cobram pelo uso) e você ainda ganha um bombom de menta depois de pagar a refeição. Parece interessante? Pois vai lá conferir!

Jacketz Global: vai uma batata aí, meu bom? Este restaurante, localizado na região west de Amsterdam, próximo ao FoodHalem, é o local ideal para comer umas batatonas muito das boas! Fui conferir o rango lá com um casal de amigos. Chegando lá, você tem a opção de montar sua própria batata (meia batata ou inteira, opção de proteína, molho, recheio, etc) ou pedir uma pronta. Eu comi uma batata com “porco puxado”, enquanto meus amigos comeram a batata com peixe e carne, respectivamente. Tudo estava muito bom. Infelizmente, as opções de bebida e sobremesa no local são escassas. Ah, o local tem banheiro =D

Spagheteria é O LUGAR para comer massa em Amsterdam (a preços convidativos). Não espere um atendimento de primeira ou várias opções de bebidas não alcoólicas (só tem refri e suco de garrafa), contudo, espere um ambiente excelente, ótimo para fazer um agrado à sua companhia, sobremesa caprichada e uma massa muito bem feita. Para quem gosta, o local também oferece várias opções de vinhos e café. ps: As porções são modestas. Não é pouco, mas também não enche.

Procurando um sanduba legal ou uma costelinha honesta? Pois vá no Braai Vondelpark. Lá, você tem a possibilidade de comer uma carne bem temperada, com o pé na areia e com vista para o canal. Muito bom para bater um papo relaxado à tarde enquanto come uma carninha. Pontos fracos? Bem, o local não oferece banheiro e as vezes o pedido demora a sair. Se sua bexiga for pequena, melhor não beber cerveja por ali =D

Dönerland: uma das comidas mais interessantes que encontrei por aqui foi o Kapsalom, que é uma espécie de marmita de batata frita, vegetais, raspa de carne (ou frango) e molho apimentado. Ao contrário do que o preço pode sugerir (normalmente 5 euros), é uma refeição gostosa e bem completa. A Dönerland é um ótimo estabelecimento para comer um bom Kapsalom. Além de ser localizado em um centro comercial muito bom, o local é agradável, confortável e tem banheiro disponível.

(Kapsalom é o que eu mais como e não estou achando foto, haha! Depois posto.)

Sabe aquelas sopas caprichadas com macarrão, alga marinha, meio ovo boiando mais alguma carne que os japoneses dão o maior valor, o tal do Noodle/Ramen? Pois é, o lugar para comer esse trem em Amsterdam é o Fou Fow Ramen. Local pequeno, bem localizado, com comida gostosa a preços convidativos. Fui com um casal de amigos, todos gostamos do que pedimos. O meu prato foi esse abaixo (minha memória diz que era suíno, boiando na minha sopa):

Foodhaalem é o point! Local espaçoso, com muitas opções de comida, bebida e muita gente bonita. É uma pedida acertada para qualquer noite da semana. Possui banheiro de qualidade, mesas variadas, totó no segundo andar e televisão. Não é tão barato quanto os outros locais que sugeri, mas com certeza vale a visita. Foodhaalem, pode anotar!

Todos os locais que citei aqui, você consegue comer e beber com até 15 euros. Caso você conheça algum local interessante que não foi citado (afinal, citei só 5 haha), deixe um comentário.

italo maia

Written by

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade