Professor deveria ganhar mais por hora-aula

O professor, a grosso modo, não ganha tão mal. Sim, é fato que ele não se coloca entre as profissões de maior remuneração, mas está também muito longe da miséria relacionada por muitos à profissão.

Tudo isso porque mesmo ganhando pouco por hora-aula, o professor tem a possibilidade de montar a sua semana e dar aulas em duas ou mais instituições de ensino. Assim, aumenta a sua remuneração no final do mês.

E é justamente aí que se configura um dos maiores problemas da educação brasileira. Para boas aulas o professor precisa estar descansado. A reflexão e a análise, demandas de um bom planejamento, só existem com tempo para tal. A questão é simples. Matemática. Professor tem que ganhar mais por hora-aula, para poder dar menos aulas e desenvolver um trabalho melhor.

Menos aulas por professor, demandam mais professores contratados. A sociedade e, principalmente os governos, estariam dispostos a essa mudança de paradigma? Não reverteremos o caos educacional apenas à base de homenagens demagógicas aos mestres desse país.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Ítalo’s story.