Quatro hábitos saudáveis para manter o seu cérebro saradão

Você não precisa ter um doutorado em Neuropsicologia ou em Neurociência para poder aplicar esses quatro meios. Qualquer pessoa pode pratica-los em qualquer lugar, desde que isso se torne um hábito. Eu não vou acordar uma vez por semana, fazer um deles (incompleto) e dizer que fiz o bastante. Isso não é o suficiente. Você tem que fazer desses quatro meios, um hábito. Você terá tempo e vontade para eles, já que você não quer ir ao trabalho sem ter tido escovado os dentes — “Caramba! Esqueci de escovar os dentes!” — ou ter esquecido onde foi guardado os lápis de cores — “Onde foi que eu guardei?!”.
Primeiramente,
1. Gerenciar a alimentação
Abandonar os alimentos industrializados por refeições recheadas de legumes e frutas. Enfatizar grãos com uma ótima taxa de proteínas magras e menos gorduras saturadas.
2. Aumentar a taxa cardíaca
Praticar exercícios por 30 minutos todas as semanas é uma ótima ferramenta. Escolha uma atividade física que você realmente adora praticar. Mas tenha cuidado com as “sobrecargas” cardíacas, pois os níveis de exercícios depende das suas condições físicas e da sua idade — aos 55 anos, por exemplo, de acordo com Associação Americana do Coração diz que a meta de frequências cardíacas para cada intervalo em exercícios moderadamente intensos são de 83 a 140 bpm. Então, se você está começando agora, pegue leve.
3. Praticar exercícios
Se comprometa a pelo menos duas ou três sessões por semana usando ferramentas de exercícios (levantar peso) em casa ou na academia.
4. Exercitar o cérebro (a cereja do bolo)
Estimule a sua memória de trabalho (armazenamento temporário de informação com capacidade limitada). Estimular a memória de trabalho com jogos melhora a capacidade de pensar logicamente e de resolver problemas. Tente usar o Dual N-Black (Windows), Dakim (pelo o navegador) ou o FitBrain (Windows Phone, iOS e Android).
© 2015 Academia Americana de Neurologia