17 dicas que vão facilitar a vida de qualquer ciclista iniciante

Itaú
Itaú
May 3, 2016 · 5 min read

Você acabou de comprar uma bicicleta ou desbloqueou a sua laranjinha pelo aplicativo do Bike Itaú: e agora? A gente já viu no “Projeto Ciclos” que a vida de um ciclista não é nada fácil. Então para tornar a sua pedalada até o trabalho muito mais tranquila, preparamos uma série de dicas fundamentais para qualquer ciclista iniciante.

São conselhos que vão desde a melhor forma de pedalar no trânsito, como fazer bom proveito da ciclovia, qual a melhor forma de ajustar a altura do selim e até estratégias criativas para quem deseja evitar o excesso de transpiração em uma pedalada até o trabalho. Veja nossas dicas:

#01. “Sobe mais, sobe mais um pouquinho”🎵🎶 Antes de pedalar, ajuste a altura do selim. O ideal é que ao sentar no banco, sua perna fique quase reta.

#02. Glub… Glub… Glub… Aaahhh 💦 Evite a desidratação: ao pedalar, não esqueça de levar uma garrafinha de água.

#03. Deixe as mãos sempre livres para guiar. 🎒 Utilize a cestinha da bicicleta para depositar bolsas e outros objetos pessoais, assim você consegue frear e pedalar com mais atenção.

#04. Tênis ou sapatos encharcados? Nunca mais. 👢Guarde o calçado na mochila e experimente utilizar galochas em dias de chuva.

#05. Roupas impermeáveis e capas plásticas ajudam a se proteger em dias de chuva ou frio. Só não esqueça de beber bastante água, assim você mantém o corpo fresco e diminui a transpiração.

#06. Esfriou? Use luvas de dedo longo. 👐 Assim as mãos ficam sempre quentinhas e você poderá frear ou controlar a bike com maior segurança.

#07. Segurança em primeiro lugar: tente manter uma distância de 1,5m de pedestres, veículos e outros ciclistas.

#08. “Você é luz…” 🎶🎵Escureceu? Luzes dianteiras e traseiras são fundamentais para pedalar com segurança.

#09. Transpira muito quando pedala? 👕👚 Leve sempre uma camisa extra para usar no trabalho. Assim forma você pode pedalar tranquilamente e não se preocupar com o suor.

#10. ⛄❄ Brrrrr… No inverno, use uma touca por baixo do capacete e mantenha as orelhas quentinhas. Outra alternativa são as balaclavas, aquelas máscaras que cobrem todo o rosto. A dica é perfeita para quem costuma ficar com dor de ouvido em dias frios.

#11. Mantenha a sua bicicleta sempre protegida: passe o u-lock pode dentro do esquadro. Na dúvida, utilize duas travas diferentes: uma rígida e outra flexível, passando o cabo em diferentes partes da bicicleta

#12. Uma alternativa para guardar e proteger a sua bike são os bicicletários públicos. Faça uma busca no site do seu município e encontre a estação mais próxima do seu trabalho.

#13. Seja durante o dia ou pedalando no período da noite, a ciclovia é a melhor forma de se locomover em qualquer centro urbano.

#14. Choveu? Se proteja dos respingos instalando paralamas na bicicleta. Dessa forma a sua roupa continua sempre limpa 😉

#15. Não adianta: cedo ou tarde o pneu da bicicleta vai acabar furando. Uma alternativa? Mantenha sempre o seu kit com chaves, cola, remendo e polimento para seguir a viagem.

#16. Se você transpira muito, mantenha sempre um pacote de lenços umedecidos e desodorante por perto

#17. As laranjinhas estão só esperando você baixar o aplicativo do Bike Itaú para você começar a pedalar

_

Pequenas mudanças podem tornar sua pedalada muito mais segura e tranquila, além de darem boas histórias de transformações. Por isso a gente criou o Projeto Ciclos, que une diversas delas em um único documentário: http://www.projetociclos.com.br/#trailers

Itaú

Written by

Itaú

Estamos aqui para contar histórias sobre cultura, educação, esporte, mobilidade urbana e ações que mudam o mundo para melhor. Acompanhe em medium.com/itau ;-)

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade