
Atenções continuam voltadas para a reforma política
Veja os principais destaques da semana com as notícias e informações do nosso #EconomistaItaú.
TLP deve ser votada no Senado na próxima semana
A Câmara dos Deputados aprovou o texto-base da MP 777/2017, que cria a TLP (Taxa de Longo Prazo), em substituição à TJLP. De acordo com a proposta aprovada, a nova taxa deverá ser apurada mensalmente e composta pela variação do IPCA e por uma taxa de juros prefixada. A MP atua na direção de reduzir os custos fiscais do Estado e, consequentemente, possíveis pressões por aumento de carga tributária. Os próximos passos são a votação de destaques apresentados na Câmara ao texto original e a votação no plenário do Senado, possivelmente na próxima semana.
Governo anuncia programa de concessões de ativos
A proposta envolve 57 projetos que deverão ser incluídos no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) para serem colocados à venda ou concedidos ao setor privado. As medidas são importantes para a política fiscal e fazem parte do conjunto de esforços do governo para a elevação de receitas à frente.
IPCA-15 sobe 0,35% em agosto
O IPCA-15 registrou variação de 0,35% em agosto, abaixo das expectativas. Com isso, a taxa em 12 meses recuou para 2,68%, após ter atingido 2,78% em julho, distanciando-se ainda mais do limite inferior da meta de inflação (3%). Apesar do resultado, houve pressões de alta no mês em alguns componentes, com destaque para os combustíveis — reflexo do recente aumento de tributos sobre gasolina, etanol e diesel — e energia elétrica. Ainda assim, o processo de desinflação segue em curso, disseminado entre seus componentes.
Atenções continuam voltadas para a reforma política
Publicamos relatório descrevendo as principais mudanças que vêm sendo discutidas no Congresso Nacional sobre a reforma política (acesse aqui). As propostas estão tramitando na Câmara dos Deputados e têm de ser sancionadas pelo Presidente da República até o dia 7 de outubro deste ano para que comecem a valer nas próximas eleições. Os principais pontos em análise são a criação de um fundo público para o financiamento de campanhas, a mudança do sistema eleitoral, o fim das coligações nas eleições para deputados e vereadores e o estabelecimento de uma cláusula de desempenho mínimo para os partidos. Nesse relatório, descrevemos essas mudanças e, a partir da eleição para a Câmara dos Deputados em 2014, identificamos que, em relação ao sistema atual, as maiores bancadas aumentariam, enquanto que as menores bancadas diminuiriam, se o sistema eleitoral adotado fosse o chamado “distritão” ou o “distrital misto”.
Zona do Euro: sondagem de atividade segue forte em agosto
As sondagens do empresário (PMI, na sigla em inglês) da Zona do Euro de agosto mantiveram os patamares elevados dos últimos meses. Do lado da indústria, o indicador atingiu 57,4 (ante 56,6 em julho), resultado bem acima das expectativas. O componente de serviços apresentou leve recuo de 0,5 p.p. no mês, alcançando 54,9. Na nossa visão, os menores riscos políticos, as condições financeiras acomodatícias, o aumento dos empréstimos bancários e a melhora dos mercados de trabalho favorecem o crescimento na região à frente.
Destaques da próxima semana
No Brasil, destaque para a divulgação do PIB do segundo trimestre na sexta-feira. Do lado fiscal, os dados de resultado primário do governo central serão divulgados na terça-feira e o consolidado do setor público na quarta-feira.
Do lado internacional, a sondagem de atividade econômica (PMI, na sigla em inglês) chinesa de agosto será divulgada na quarta-feira. Na quinta-feira, será divulgada a inflação do consumidor de agosto da Zona do Euro. Por fim, na sexta-feira, as atenções estarão voltadas para os dados de mercado de trabalho e a sondagem de atividade econômica (ISM, na sigla em inglês) dos EUA (ambos de agosto).
Pesquisa macroeconômica — Itaú
Mário Mesquita — Economista-Chefe
