Educação, cultura, mobilidade urbana e esporte: para o Itaú #issomudaomundo

O Itaú Unibanco busca mudar a vida das pessoas para melhor. E nós fazemos isso por meio do nosso próprio negócio, oferecendo produtos e soluções financeiras que ajudam as pessoas a realizarem seus sonhos, e também por meio das diversas ações que desenvolvemos nas áreas de educação, cultura, esporte e mobilidade urbana. Conheça um pouquinho de cada.

Educação

Uma educação de qualidade é a base para um crescimento social sustentável com plena cidadania. O Itaú Unibanco se impôs como desafio mobilizar todos aqueles que buscam mudar a realidade de hoje para dar vida a um futuro melhor. Acreditamos no ensino público como uma porta aberta, repleta de conhecimentos e de possibilidades, por onde entram crianças e saem jovens e adultos que podem transformar o mundo em um lugar melhor.

Fundação Itaú Social: a Fundação tem sido protagonista de muitas conquistas, transformando a vida de milhares de brasileiros. Com atuação em todo Brasil, tem como foco o desenvolvimento, a implantação e a disseminação de tecnologias sociais que têm como objetivo melhorar as políticas públicas voltadas à educação. Entre os principais programas que desenvolve, está o Itaú Criança, uma campanha de incentivo à leitura que distribui livros gratuitamente.

Instituto Unibanco: o Instituto contribui para o desenvolvimento dos alunos do Ensino Médio em escolas públicas, concebendo, avaliando e disseminando soluções que ajudem a ampliar as oportunidades educacionais dos jovens. O programa Jovem de Futuro, para citar apenas umas das ações do instituto, oferece formação e assessoria técnica às secretarias estaduais de educação para aprimoramento da gestão da escola pública e melhoria da aprendizagem dos estudantes.

Cultura

O Itaú Unibanco acredita no acesso à cultura como forma de gerar cidadãos mais críticos e conscientes, capazes de questionar e de se tornarem agentes de transformação, influenciando e mudando a sociedade em que vivem. Por isso, investimos e apoiamos diferentes formas de manifestações artísticas e culturais.

Itaú Cultural: fundado em 1987, o Itaú Cultural atua na pesquisa, na produção de conteúdo, no incentivo e na difusão de manifestações artísticas e culturais. O Itaú Cultural também organiza exposições, mostras audiovisuais, espetáculos de dança e teatro, shows musicais, seminários e cursos, todos gratuitos, não apenas em São Paulo, como também nos diversos estados brasileiros e no exterior.

Auditório Ibirapuera: desde 2011, o Itaú Unibanco é responsável pela gestão do Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer, localizado no principal parque da cidade de São Paulo, em parceria com a Prefeitura Municipal. A atuação do Itaú Cultural no espaço tem como marca a ampliação da programação, com a apresentação de peças de teatro, espetáculos de dança e exibições de cinema.

Espaço Itaú de Cinema: nosso compromisso com a democratização da cultura também está refletido nos oito Espaços Itaú de Cinema, presente em seis cidades brasileiras: São Paulo, com três endereços, Salvador, Brasília, Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Desde quando surgiu, em 1995, como Espaço Unibanco, tem se dedicado a exibir filmes que têm pouco espaço no circuito comercial, promovendo títulos independentes em todo o Brasil.

Esporte

Investimos em inciativas esportivas por acreditarmos no seu potencial de transformação e de construção de cidadania. As duas modalidades em que atuamos são o futebol e o tênis.

Futebol: nosso envolvimento com a modalidade começou há mais de 20 anos, com o patrocínio da transmissão dos jogos de diversas competições. Desde 2008, patrocinamos a Seleção Brasileira em todas as suas categorias, e em 2014 fomos o banco oficial da Copa do Mundo FIFA 2014.

Tênis: apoiamos vários projetos no circuito do tênis, como o Projeto Campeões da Vida do Instituto Guga Kuerten, e patrocinamos diversos campeonatos, como o Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre. Além disso, somos patrocinadores oficiais de torneios de alta performance, como o Rio Open, e patrocinadores máster do Miami Open.

Mobilidade Urbana

Atuamos nessa causa em grandes centros, valorizando a bicicleta como meio de transporte e transformando a forma como as pessoas vivenciam e se relacionam com suas cidades. Além de levar as laranjinhas para sete cidades brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Recife e Brasília), investimos em iniciativas de conscientização para uma convivência mais harmônica entre os diferentes meios de transporte, como o Bike Anjo, em ações para o público infantil, como o Escolinha Bike, que educa crianças para o trânsito, e em ações para melhoria da infraestrutura nas cidades.

_

Aproveite para ver outros conteúdos que preparamos especialmente para você: