Teliana Pereira: “tudo o que sou, eu devo ao tênis”

Foi no Paraná que Teliana Pereira, atualmente com 28 anos e uma das maiores tenistas do Brasil, deu os seus primeiros passos no tênis. José e Maria Nice, pais da atleta, eram recém-chegados ao Estado com seus sete filhos.

Natural do município de Águas Belas, no sertão pernambucano, Teliana lembra que tudo aconteceu por acaso: “quando comecei a jogar, não tinha noção da dimensão que tudo poderia ter”.

A tenista lembra que ela e os irmãos pegavam bolinhas nas partidas de tênis e arrumavam as quadras para ajudar na renda da família. “Eu tinha 9 anos, estudava pela manhã e à tarde ficava na academia que meu pai trabalhava brincando com meus irmãos”.

Aliás, foi vendo o seu irmão Renato que ela se apaixonou pelo esporte. “Achava o máximo a maneira como ele jogava”, conta.

Empolgada, Teliana afirma que o tênis proporcionou a ela a oportunidade de conhecer inúmeros países, diferentes culturas, aprender quatro idiomas e ajudar a família financeiramente.

Apesar disso, a tenista lembra que também passou por fases ruins na carreira. Após machucar o joelho e passar por duas cirurgias, Teliana diz que precisou recomeçar do zero e se apoiou muito na família e no noivo para vencer esse desafio. “Eles não me deixaram desanimar. E, graças a essa força, nunca passou pela minha cabeça parar de jogar”.

A atleta afirma que o esporte trouxe muitos aprendizados para ela e deixa a dica para todos aqueles que querem seguir carreira: “o que posso dizer é que se dediquem muito, aproveitem ao máximo as oportunidades e acreditem nos sonhos”.

Suas maiores conquistas foram o WTA de Bogotá e o WTA de Florianópolis em 2015. Ela recorda que foram momentos muito especiais, já que uma brasileira não conquistava o título de WTA há 30 anos.

Teliana Pereira será homenageada no Rio Open 2017 e se diz lisonjeada com todo o reconhecimento. Ela lembra ainda que, logo em seu primeiro ano no torneio, chegou às semifinais e recebeu muito carinho da torcida.

Acompanhe a nossa cobertura no Stories do Instagram @itau.

-

O tênis muda as pessoas e as pessoas mudam o mundo. Itaú, patrocinador oficial do Rio Open 2017.

Identifica-se com a Teliana? Conheça essa e outras histórias do Rio Open 2017 na nossa cobertura no Instagram @itau.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.