No Dia do Ciclista, conheça 10 tipos de amantes das bicicletas

Todo dia 19 de agosto comemora-se no Brasil o Dia do Ciclista, data criada por lei em 2008 para refletirmos sobre a presença, os hábitos e as relações com a sociedade dos mais 50 milhões de ciclistas em nosso país — número que deve aumentar cada vez mais, pois as “magrelas” são uma nova e urgente questão da mobilidade de nossas cidades.

Os ciclistas refletem a diversidade brasileira. Há ciclistas dos mais variados perfis, que usam as bicicletas de diversos modos e para muitos fins. Para celebrar a data, preparamos uma lista divertida e abrangente com 10 tipos de ciclistas e amantes das bicicletas.

Será que você ou algum amigo se encaixa num desses tipos? Leia com a gente, compartilhe com seus amigos e pedale cada vez mais. Feliz Dia do Ciclista! ;-)


O novato entusiasmado

É aquele ciclista que acabou de se fascinar com as transformações que a bicicleta traz à vida. Abriu mão do carro sem pestanejar, e agora planeja longos e elaborados passeios sobre duas rodas, indo trabalhar pedalando quase todo dia. O novato entusiasmado se informa sobre tudo de bikes e mobilidade urbana, pois acredita que este é um novo tópico importante para problemas da sociedade, transmitindo sua empolgação e recrutando novos ciclistas.

Perca o medo de pedalar na cidade! Veja aqui 17 dicas para facilitar a vida de qualquer ciclista iniciante.

O ciclista de parque

É o que gosta de pedalar no fim de semana, que vê as bicicletas como uma opção de lazer cheia de energia. Gosta da sensação de liberdade e de entretenimento que os passeios de bikes transmitem, e opta pelo conforto e segurança de áreas de natureza e recreativas. Costuma levar sua “magrela” para viagens e à praia, e acredita que pedalar também é um bom modo de manter o corpo ativo nas horas de lazer.

O tempo está nublado? Isso não é motivo para ficar em casa, leia aqui como enfrentar qualquer clima de bicicleta

O desbravador de novas rotas

Este ciclista conhece de cor e salteado as principais ciclofaixas da cidade, e também mapeia em seus passeios novos quarteirões, avenidas e rotas que diminuem caminhos. O desbravador de rotas é fonte preciosas de dicas e novos caminhos para muita gente. É aquele ciclista que, pedalando, conhece mais e melhor sua cidade, estabelecendo uma nova e otimista relação com o espaço em que vive.

Você sabia que andar de bicicleta ajuda a economizar bastante? Saiba mais

O aventureiro

O ciclista mais experiente tem sua vida tão transformada pelas bikes, que muitas vezes acaba tornando-se um aventureiro: pratica alguma das diversas categorias esportivas do ciclismo, sobe trilhas morro acima, cruza rotas escondidas fora das grandes cidades e gosta de ter as bikes mais fortes e resistentes, com muitas marchas.

O cicloturismo é uma modalidade de pedalada que mistura esporte, transporte e viagem; conheça

O bem-equipado

O ciclista bem equipado não é só aquele que gasta muito com a bike: ele está sempre atualizado com aplicativos e informações sobre segurança e busca saber o melhor jeito de pedalar, na cidade e na hora do lazer. Sua bicicleta está sempre com a manutenção de peças em dia, lubrificadas, com luzes e sinalização funcionando. Ele está sempre pedalando com capacete, protetores e outras peças de apoio.

Utilize a tecnologia a seu favor: consulte aqui uma lista de 7 aplicativos essenciais para qualquer ciclista

O velocista

Este ciclista é radical, gosta de pesar os músculos da perna e voar longe com sua bike! Seja em ciclofaixas mais amplas que proporcionem velocidade, ou até em parques e espaços esportivos propícios à aceleração, ele é um ás do pedal! E velocista esperto é aquele que presta atenção aos carros e veículos maiores e respeita o pedestre ;)

Quer melhorar sua performance? Não sente no selim sem antes saber o que é preciso observar em sua bicicleta para um bom funcionamento.

O ciclista da galera

Pedalar em turma é a grande paixão deste tipo de ciclista. Seja na rota para o escritório com o colega de trabalho, ou em passeios coletivos noturnos com ciclistas que se encontram sociais, ou também no fim de semana com seus brothers, para este ciclista a bicicleta é motivo e hora de socializar.

Tem um amigo que ainda não se empolgou com as bikes? Veja aqui como convencê-lo a ir pedalar com você!

O ativista

Ele luta por questões urbanas e sua relação com o ciclismo é passional, fruto de sensibilidades ambientais. O ciclista ativista faz-se notar como alguém que luta (e inspira os outros à luta) por mais espaço e estrutura para quem pedala, sempre compartilhando informações na Internet, participando de eventos. Este é um dos principais tipos de ciclistas que fazem a questão das bicicletas e da mobilidade serem preponderantes na sociedade hoje.

Já apontamos a combinação perfeita para a mobilidade urbana das cidades: bike + transporte público. Conheça aqui quais são as melhores cidades para se pedalar mundo afora.

O criativo

Pedalar é o de menos: o ciclista criativo é aquele tipo divertido que pinta as bicicletas com sua arte, ou a usa como tela para tal. Ele gosta de criar engenhocas na bicicleta para levar o filho, os cachorrose monta cestinhas transadas para vender brownies, liga um sistema de som para animar o passeio do pessoal… O criativo cria uma festa sobre duas rodas, cativando a todos e mostrando toda a versatilidade das bikes!

Bicicleta faz até o amor acontecer! Leia aqui a história de José e Marcela, que ficaram noivos após uma pedalada no Rio de Janeiro

O ciclista noturno

Pedalar proporciona sensações revigorantes. E muitos ciclistas preferem sair de bike tarde da noite, com a cidade ou a natureza na tranquilidade do seu silêncio, para passeios ainda mais prazerosos. O ciclista noturno gosta de fugir do caos e do trânsito das grandes cidades ao deixar para pedalar quando muitos já estão na cama. Na alta madrugada, ele cria e desbrava muitas rotas para pedalar e contemplar a si e ao ambiente que o cerca.

Não saia de casa para seu passeio noturno sem antes conferir aqui dicas do que todo ciclista deve levar em sua mochila.
Show your support

Clapping shows how much you appreciated Itaú’s story.