Photo by Facebook’s Artificial Intelligence Research’s Video

Facebook ajuda na acessibilidade lendo suas fotos #053

O vídeo abaixo ilustra a ferramenta do facebook que descreve as imagens.

Para começar é preciso criar um sistema de inteligência artificial capaz de aprender novas informações de acordo com o tempo e assim acumulando experiencia, esse processo é nomeado como “Machine Learning”. Uma curiosidade e que o sistema atual de inteligência artificial do Facebook possui uma rede neural com uma capacidade equivalente ao cérebro de um rato.

Com o sistema já em operação, o time do Facebook começa a mostrar várias imagens para um computador e manualmente inserir as discrições do que se trata cada imagem. Com o passar do tempo, o sistema vai aprendendo sozinho a identificar o cem teúdo das fotos.

Você pode conferir esse processo no vídeo abaixo:

E qual seria o benefício para o usuário?

De acordo com o vídeo, é esse sistema que vai permitir que usuários cegos ou com impedimentos visuais consigam navegar pelo feed deles e compreender o conteúdo das fotos postadas por seus amigos. Para quem trabalha com design, esse estudo de como tornar experiências (digitais ou não) acessíveis para pessoas com dificuldades visuais, motoras ou cognitivas é chamado de Acessibilidade.

Por outro lado o Facebook ao entender o conteúdo das fotos publicas, ele consegue entender melhor os interesses de cada usuário e depois mostrar anúncios mais relevantes baseados no conteúdo que eles andam postando. Mas com certeza Facebook não ira fazer um vídeo para explicar isso.

[Via Update or Die e Facebook AI]


Lucas Ramos estudante de Comunicação Social: Publicidade e Propaganda (5º Período), Designer Gráfico Júnior, tentando melhorar a escrita e sua saúde física.

Você pode me encontrar pelo facebook, twitter e instagram.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Lucas Ramos’s story.