Confira as referências presentes em “Feels Like Summer”, de Childish Gambino

Em animação, o rapper referencia artistas do Hip Hop americano, como: Michael Jackson, Whitney Houston, Nick Minaj, Beyoncé, Drake, The Weeknd e Rihanna.

Ítalo Araújo
Sep 2, 2018 · 6 min read
Animação de Childish Gambino no clipe de “Feels Like Summer”.

Childish Gambino tem construído sua carreira longe de polêmicas pessoais, sejam elas dentro ou fora do meio artístico — ainda que “This Is America” o tenha colocado recentemente no centro dos holofotes. Talvez por isso este novo trabalho seja a manifestação de sua inércia e de seu distanciamento dos eventos que envolvem a cultura Hip Hop americana. Acontece que o clipe da música “Feels Like Summer” é uma animação que carrega muitas referências.

Gambino caminha com seus fones de ouvido (quase) totalmente apático ao que ocorre pelo quarteirão, enquanto dá uma volta — aparentemente — nos cenários de Atlanta, série de televisão norte-americana na qual ele assina o nome de Donald Glover como criador e produtor executivo, além de atuar no elenco. Aqui, Glover (ou Gambino) veste-se com uma jaqueta que não tem a pretensão de esconder a camisa com alguns rasgos, e caminha pelo bairro durante o seu papel de observador.

Kodak Black, Lil Pump e Trippie Redd.

Em uma tarde de verão, Lil Pump e Trippie Redd, a nova geração do rap, surgem como garotos curiosos, e vão em direção a 21 Savage e Metro Boomin’, que estão dentro de um carro ‘bolando esse’, porém sentem-se incomodados com a presença dos meninos e os mandam irem embora. Eles decidem, então, bater na porta da casa de Kodak Black, que logo aparece da janela com o seu sorriso exuberante de sempre, mas que se recusa deixar as crianças entrarem (parece que não fizeram o requisito), principalmente após ele ter sido preso por porte de drogas e armas, provavelmente está tentando mudar.

MIGOS jogam basquete e tentam acertar uma sexta, mas não conseguem. A fumaça que preenche o vídeo nos leva para o churrasco de Birdman, onde está Chance the Rapper se divertindo com as artimanhas do menino Jaden Smith enquanto o seu pai, Will Smith, está lavando o carro. O curioso é que Jaden tem uma música chamada Icon, todos estes artistas são ícones, e Will tem uma música chamada “Summertime”, que, em um dos versos, diz: “Then six o’clock rolls around, you just finished wiping your car down”.

Sentada em um galho de árvore acima de Will está Azealia Banks. Há quem diga que ela estaria lançando shades, mas na realidade Gambino a coloca acima da maioria dos artistas em termos de talento e expõe a exclusão por parte da indústria, sozinha, mesmo com o apoio de poucas pessoas. A artista fez uma publicação em sua página no Instagram agradecendo pela homenagem: “Você mostrou amor por toda a cultura Hip-Hop. Especialmente por você saber o quão esquecida eu me sinto às vezes. Estou muito feliz e honrada por fazer parte disso”.

Um dos destaques é a cena de Nicki Minaj montando um castelo de brinquedo, mas Travis Scott decide tirar a peça que o alicerça. Parece, no clipe, que os dois jogam um game infantil, mas a realidade trata-se de como Nicki ficou chateada por ter batalhado para que seu último trabalho tivesse o merecido reconhecimento, enquanto Travis arruína-o ao lançar faixas genéricas que o colocaram em primeiro lugar na Billboard.

Nick Minaj e Travis Scott

Do outro lado da rua, um time composto por The Weeknd, Ty Dolla $ign e Frank Ocean brinca de cabo-de-guerra com a turma de A$AP Rocky, Solange e Willow Smith. Nesta parte, Gambino canta: “Men who made machines that want what they decide”, isto é, a indústria musical tem como resultado dessas “máquinas” criadas por ela própria a briga existente entre o mainstream (no vídeo, representado pela primeira equipe) e o hipster (representado pela segunda equipe).

Sentado e orgulhoso, está Soulja Boy “dizendo às crianças: Por favor, desacelerem” e contando para Lil Pump e Trippie Redd sobre algumas histórias e sobre o quanto serviu de inspiração para o Rap Music. Notamos, depois, que Future anda de bicicleta numa velocidade rápida quando Drake aparece correndo atrás dele exatamente no quando Gambino canta “slow down”. Os dois já trabalharam juntos, mas Future tem preferido outras opções — o que explicaria a “perseguição”. Exausto, Drake faz um sinal de “espera aí”.

É desacelerando que Kid Cudi aparece de olhos fechados, pois é sabido publicamente a respeito de questões que envolvem a sua saúde mental. Gambino diz ter ciência da dor que o rapper americano sente, e também espera que este mundo mude, mesmo que ela pareça o mesmo quando Kanye West usa o boné que Donald Trump usou com o slogan “Make America Great Again”. Ele chora, e é consolado por Michelle Obama — todos sabem de seu ódio pela família Obama. Que ironia, não é mesmo?

Beyoncé nos lembra de Fredo Santana, um rapper americano encontrado morto em sua residência aos 27 anos de idade em janeiro deste ano — ele já havia dito ser viciado em uma droga conhecida como Purple Drink, uma mistura de vários remédios que podem causar convulsões.

Martin Luther King está tomando sorvete: uma bola de creme e outra de chocolate, o que pode simbolizar a segregação racial dos EUA. Mesmo derretendo, não se misturam. Oprah Winfrey trança o cabelo de Lil Uzi Vert juntamente com Tiffany Haddish, que faz o mesmo no cabelo de Zendaya. Para mostrar que no mundo da indústria fonográfica há contendas e acertos, Lil Yachty e Charlamagne celebram a união pós-tempestade de conflitos entre eles chupando picolé numa deliciosa tarde de verão.

Oprah Winfrey, Lil Uzi Vert, Tiffany Haddish e Zendaya.

Gucci Mane demonstra viver uma vida pacífica, serena e tranquila deitado em um colchonete. Snoop Dogg, Dr. Dre, Diddy, Wiz Khalifa e JAY-Z coreografam ao ritmo da música, o interessante é que todos eles foram acusados de traírem as suas esposas. Ball Brothers e Young Thug se entretém no celular. Meek Mill, 2 Chainz, Pusha T, e Lil Wayne estão tirando foto, e uma curiosidade é que Meek Mill e 2 Chainz têm uma música chamada “My Moment, uma parceria com DJ Drama e Jeremih.

J Cole e o eterno desrespeito praticado pela geração mais nova do Rap, no vídeo, representada pela dupla Rae Sremmurd. Em contrapartida, a ascensão rápida de Janelle Monaé e SZA é simbolizada pelo fato de as duas estarem andando de skate. No entanto, Chris Brown está desolado com as permanentes lembranças sobre seu passado. OutKast, uma dupla formada por Andre 3000 e Big Boi entre os anos de 1992 a 2013, aparece como lendas vivas, mesmo que tenham se separado.

Rihanna também é colocada como ícone, mesmo estando sentada. Inclusive, a mesma está em processo de construção de um novo trabalho com Gambino. Em seguida, Whitney Houston e Michael Jackson são homenageados, presentes nas memórias do público e de artistas como Gambino, fechando o clipe com chave de ouro.

Feels Like Summer” faz parte do compilado Summer Pack juntamente com a faixa “Summertime Magic”, mas não há notas oficiais se elas estariam inclusas em um novo álbum ou se são apenas singles. O clipe foi co-dirigido por Donald Glover, Ivan Dixon e Greg Sharp, além das ilustrações serem feitas por Justin Richburg e está disponível na plataforma de vídeo do YouTube, confira abaixo.

Ciao!

*Texto originalmente publicado em: https://bit.ly/2RSHU1V

Ítalo Araújo

Written by

Estudante de Jornalismo, aspirante a ator, soteropobretano, 25 anos de idade, e editor-chefe no Cena Um (www.cenaum.com), site sobre cinema e afins.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade