JavaScript… que?

Já faz alguns meses que estou estudando programação e, obviamente, JavaScript está presente nesses estudos. Entretanto, ao longo disso, sinto falta de artigos que realmente falem, na minha linguagem, o que é que está acontecendo. Todos os conceitos e funcionalidades se tornam um pouquinho (risos) mais complexos ao longo dos artigos e vídeos pela internet. Por isso resolvi começar a escrever essa série de artigos que tem a pretensão de explorar a linguagem (do básico ao avançado) e, eventualmente, algumas de suas frameworks. Vem comigo!

Pra mim, as coisas fazem muito mais sentido quando eu entendo de onde elas vieram e como vieram.

Esse cara com um rostinho simpático é o Brendan Eich. Ele tem apenas 57 anos e foi quem criou o JavaScript, que antes de ter esse nome, teve vários outros (Mocha, LiveScript). Na época trabalhava numa empresa que era dona do Netscape, uma forma inicial de navegador web.

Você pode assistir ele contando a história aqui ou ler no blog dele (o vídeo tem legenda em inglês, gerada automaticamente).

Um detalhe importante, JavaScript e Java (uma outra linguagem, que vai tratar do servidor) são diferentes! Então, cuidado. Eu mesma no início quis apelidar o JavaScript carinhosamente e cometia o erro de falar Java, então, apelido carinhoso é JS (pronunciado em inglês, algo como “jchei éssi”).

Pois bem, existe um conceito de desenvolvimento web em três camadas. O HTML é onde guarda tudo, CSS que dá estilo e formatação e JavaScript que dá funcionalidade. O que isso significa? Que se você quer apertar em um botão e que ele vá para outro site, que alguém preencha um formulário e receba um e-mail ou qualquer outra coisa que diz respeito à interação do usuário com o seu site/aplicação, é o JavaScript responsável por isso.

Além disso, o JavaScript é um a linguagem Orientada à Objetos [LER AQUI MAIS SOBRE ISSO].

Deu pra perceber que ele é super importante, né? E apesar de no início parecer insuportável, JS é só amor! Você vai ver que com a prática, assusta menos. Quem sabe, como eu, daqui a pouco você não vai sair por ai falando e escrevendo sobre ele?

Inclusive, se tiver alguma sugestão, só deixar ai embaixo nos comentários!

Até a próxima (:

REFERÊNCIAS

https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Learn/JavaScript/First_steps/O_que_e_JavaScript

https://www.mooncatchermeme.com/brendan-eich-the-founder-of-mozilla-and-creator-of-javascript-is-using-blockchain-to-save-the-internet-from-ads/