[Mamilos polêmicos] YouTube Red, a culpa é realmente do usuário?
Você deve ter ouvido falar do novo serviço do YouTube, o YouTube Red, onde os usuários vão precisar pagar uma mensalidade, assim como o Netflix e outros serviços de streaming de conteúdo.
Qual foi o problema nisso?
Houve problema nos 3 lados da coisa!
Três?
Sim, três, na parte dos usuários, que terão que pagar por um conteúdo que era gratuito, porém financiado por anúncios (aqueles que você sempre pula), por parte dos produtores de conteúdo que agora não sabem mais quantos milhões vão tirar por mês e por parte das agências, que vão precisar se preocupar em produzir bons anúncios pensando no usuário e não apenas em ROI, ou vão MORRER!
Acabei de ler um artigo excelente no Meio Bit onde ele explica melhor sobre a culpa do usuário, da uma lida lá.
Porém, será que a culpa é só do usuário?
Ou será que a maior parte da culpa é do usuário?
Qual o motivo do AdBlock ter um aumento massivo de downloads nas stores de apps de plugins para navegadores?
Será que é realmente nossa essa culpa?
Nós, publicitários, desenvolvedores, inovadores, não nos preocupamos sempre com a tal UX (user experience).
Afinal, se teve um aumento absurdo de downloads no plugin de bloqueio de anúncios, tão grande que fez com que as grandes empresas se preocupassem com isso realizando até contratos com os desenvolvedores desses plugins para conseguirem benefícios exclusivos, é porque a culpa não é simplesmente do usuário, não é mesmo?
Há diversos meios de você monetizar seu conteúdo, o Interney citou muitos delesaqui (trata-se de publicidade em WordPress, mas, muitos deles você consegue adaptar em outros canais), entendo a preocupação dos produtores, até porque sou um produtor de conteúdo, mas isso me soa mais como uma briga de Uber VS Taxistas do que qualquer outra coisa.
A principal fonte de receita, principalmente em produtores de conteúdo que não possuem milhões de inscritos, não são os anúncios por Adsense, se fossemos depender de Adsense, não pagaríamos nem a conta de internet.
Normalmente os pequenos produtores monetizam seu conteúdo com sistema de afiliados, já que não possuem um público enorme para garantirem um merchan de 500 mil.
Caso você não saiba, “De acordo com o Search Engine Journal, 75% dos usuários nunca vão além da primeira página em suas buscas. Segundo a mesma fonte, entre 70 e 80% dos usuários ignoram os anúncios pagos, preferindo os resultados da busca orgânica.”
Mas o que isso significa?
Significa que tanto nos mecanismos de busca, quanto no YouTube, Facebook e qualquer outro canal que possua anúncios, os anunciantes precisam ser criativos, contar histórias, cativar o público.
O vídeo do Porta explica muito bem isso em forma de humor, é disso que precisamos, saca?
O que eu quero dizer com isso tudo?
Agências, criem conteúdos fodas para anunciantes.
Usuários, se os anúncios realmente te enchem o saco, continuem utilizando o AdBlock, porém, ouçam o podcast do B9 onde falam sobre isso.
Não vejo problemas para os produtores, há mil e uma maneiras de monetizar conteúdo sem ser por meio de Adsense.
E parem de colocar a porra da culpa no usuário, que a culpa não é simplesmente dele não, ADAPTE-SE OU MORRA!