SOCIAL REDES?
Lembro que em 2008 estava olhando o meu e-mail e notei um convite para uma “nova rede social”, resolvi criar a conta despretensiosamente mas já sabia que não iria aderir, uma vez que era fanático no orkut. Isso aconteceu tantas vezes, foi com o sônico, twitter, hi5, facebook, myspace e a perder de nome a quantidade de convites, mas sempre fielmente no orkut, até que em 2011 eu comprei um celular (meu primeiro smartphone que não era smartphone) e ele veio com dois aplicativos JAVA: o facebook e o twitter. Em 2009, quando foi o BOOM do twitter, eu xingava muito os lançamentos pop que não me agradavam e morri de elogios com o lançamento de “Alejandro” e “Telephone” da Lady Gaga, aliás saudades!

Só de lembrar que naquela época a franquia não era limitada já me dá nostalgia, e olha que isso não tem nem 10 anos! Mas eu passava o dia inteiro no facebook rindo das coisas que o pessoal compartilhava, confesso que eu já compartilhei conteúdo idiota sim!
No começo era estranho porque, o facebook era elitista, faziam piados do tipo: “fulano postou no facebook: roubaram meu iphone; ciclano postou no orkut: ~achei~ um iphone”. O facebook cresceu tão descontroladamente entre a população brasileira que, até minha mãe que não tinha orkut tem facebook, e o pior, esse BOOM foi tão rápido, que em 2012 todas as pessoas das grandes cidades já dominavam as paginas de perfis do facebook, até hoje não entendi como tudo isso aconteceu?!

Eu gostava do orkut porque: eu AMAVA perfis fake, aliás já tive fake do Joe Jonas, Zac Efron e o que eu mais gostava: Chace Crawford; era um mundo a parte dentro de um mundo real, como se fosse um mundo paralelo dentro do massante dia-a-dia, era divertido porque eu conversava com pessoas de todos os lugares do Brasil, que gostavam das mesmas coisas que eu: CULTURA POP! E a gente fala sobre isso e vivia disso, era gostoso, divertido, interessante, engrandecedor! rs Lembro que o meu melhor amigo teve perfis de doação de fotos da MADONNA e da LADY GAGA porque a gay (com todo carinho) é fã até hoje! Outra coisa que eu amava era os fóruns em comunidades, aliás, tinha uma comunidade da Rádio Mix, não oficial, que postava link para download de diversas músicas em versões da Rádio Mix, e eles discutiam sobre a programação e sobre os locutores, acho que foi essa comunidade que plantou em mim o amor que tenho pela música e pelo curso de Rádio e TV :)
O ascensão do facebook e o declínio do orkut ocorreu em terras tupiniquins entre 2012 e 2013, mas foi só em 2014 o decreto do fim do orkut, para a tristeza dos fãs de das comunidades e universo fake da nossa querida rede. Confesso que 2013 eu não me recordo de ter acessado, ao menos uma vez, meu perfil no orkut, estava tão tomado por essa revista eletrônica onde as news são dos meus próprio ~amigos~ que esqueci que um dia estive em um ambiente colorido e cheio de gifs, dominado por recados e depoimentos, e trocas constantes de layout, aliás saudades do layout clássico de 2007 ❤ Até hoje as histórias maravilhosas das nossas comunidades estão na World Wide Web graças a boa ação do Google de desativas os profiles, mas manter o fóruns das comunidades como acervo publico da internet…

Agora fala se a Google não foi um amorzinho? Não! Porque a intenção de desativar o orkut foi para engatilhar o GooglePlus (g+), que nada mais é do que uma rede social com conceitos parecidos com o do facebook (feed de noticias das publicações e novidades de deus amigos), só que com um diferencial: agrega e interage com outros serviços do Google assim como o YouTube, Hangouts e Play Store. Não preciso antecipar que até hoje eles estão tentando fazer o barro (entenda g+) acontecer! Não posso negar que o g+ superar o facebook em inovação, criatividade e, o principal, interatividade, mas não tem o importante: SUCESSO! rs Então a gente vai ficando no facebook mesmo.