Uma péssima introdução. Uma saga mal escrita. Um virgem…(não mais)

Iwá Duarte
4 min readSep 30, 2022

--

Esse é um post introdutório. (Hmmmm sério ? -__- )

Pular ou não, eis a questão. (DALLE-2)

Raramente eu irei escrever esses posts grandes e “estúpidos”. Para ser honesto eu não gosto de escrever tanto assim. Entretanto, nesse caso especial, é necessário (como perder minha virgindade foi). Vai ser cheio de erros, atenção indesejada, criticas e péssima performance, mas no final, sempre nos lembraremos.

Quero deixar as coisas claras, eufemismo/balela/floreio não será necessário. Estou só começando e serei seu guia falante de tech. Você ficará impressionado (ou não) quão estupido eu soo e as vezes quão profundo eu te tocarei (lá ele).

Eu espero que a gente possa aprender juntos e abrir nossos horizontes. Eu talvez farei umas piadas fora de contexto numa tentativa frustrada de criar laços entre a gente (nunca se sabe se você vai me idolatrar mais tarde).

Nessa jornada, eu lhe darei minha perspectiva unica. Por exemplo, sendo um profissional preguiçoso eu sempre procurarei as rotas mais simples com menos trabalho envolvido. Nada muito elegante, nada muito complexo. Somente a simples porém sofisticada maneira de se fazer as coisas.

Considerando que eu não sou um falante nativo da lingua inglesa, algumas vezes eu usarei meu próprio jargão e talvez isso te deixe confuso, mas assim que você me conhecer melhor você irá “pegar a visão”.

Em resumo (Nãoli;NãoLerei): Hoje em dia tem bastante gente gerando porcaria/ruído (o/). Esse é apenas mais um cara pretensioso que acha que pode fazer melhor e seu post introdutório.

Porque você está escrevendo?

Quantas vezes você chega a um texto ou video ou mesmo um podcast onde alguém gasta 3000 linhas de texto, falando, falando e falando sobre algo que todo mundo sabe mas não tem relevância. Para que no final (ou ainda pior, no meio) ele traga algo muito mas muito interessante de forma superficial ou incorreta que faz todo mundo ficar confuso ? (imagine aqui o meme do pokerface, vamos trabalhar sua imaginação um pouco)

Sim. Tem muita gente que faz isso. MUITO contéudo dessa forma. A internet trouxe o conhecimento e conexão mas trouxe bastante ruído também. E felizmente para nós, eu não sou esse cara.

Ou então, quando pessoas pegam tutorial/ideias de outras e fazem uma versão escrota com a unica intenção de trazer a atenção para eles mesmos?

Não. Eu não sou esse cara também.

Eu proponho fazer as coisas de maneira diferente. Eu não sei se eu vou ter sucesso mas eu posso tentar. Se eu ver algo maravilhoso você vai ter o link do contéudo com talvez um pequeno comentário do tipo. “Foda para car***, leia e fique mais inteligente”.

Se eu estiver falando sobre algo que necessita explicação. Você vai ter isso de mim. De maneira concisa, direta ao ponto em tópicos bem explicados.

O que eu trago para a mesa, é o seguinte:

  • Direto ao ponto: Sem balela. Você vai saber exatamente sobre o que eu falarei
  • “Fundamentado” (tão fundamentado quanto meu conhecimento permitir): Não terá “5 coisas estupidas que você provavelmente não necessita ver para entender”. Aqui você vai ter cuidadosas discussões de como SSL(TLS atualmente) realmente funcionam, desde da época de César até RSA/DH. Como fazer uma pesquisa de texto corretamente (não usando o operador LIKE) com somente um banco de dados com FTS. Como configurar uma API Gateway com S3 que dispara uma lambda (usando CloudFormation). Como fazer profiling no React melhorando a perfomance dos componentes enquanto utilizando .maps aninhados
  • É sobre mim e sobre os outros também: Talvez eu farei amigos, talvez eu encontre amor ou ódio. Talvez eu serei ignorado. Quem se importa?
  • Simples e estupida comunicação de criança: Linguagem leiga (layman’s terms) a todo momento mesmo nos aspectos técnicos. Como o Feynman disse (eu não li muito sobre ele): “Eu sou inteligente o suficiente para saber que eu sou burro”
  • Português/Inglês contéudo: Esse também é um meio para aprender linguagens. Alguns tutoriais serão traduzidos em Português com variações. Mas como eu acredito que o leitor deve sempre procurar ler o original e evitar cópias e hoje em dia um simples botão de tradução consegue dar a maioria da informação necessária, esse tópico está sendo pensado. De qualquer forma tendo contéudo em Português ajuda bastante a nossa comunidade brasileira.

Embora eu queira garantir que eu vou trazer informação de qualidade eu não posso predizer o futuro. Eu não sou mãe Diná, né :P ??

Mãe Diná, envergonhada, pega de supresa coitada...

Então, vamos torcer que sua estadia aqui te faça mais inteligente/informado e se isso não for o caso pelo menos você vai ter algum divertimento das minhas piadas de 5 série. Eu prometo que em relação a isso eu vou dar (lá ele) o meu melhor

(versão em Inglês): https://medium.com/@iwaduarte/a-bad-introduction-a-poorly-written-saga-a-virgin-not-anymore-f144e5680b2e

--

--