Meu primeiro minicurso sobre Git *-*

Izael Effemberg
2 min readMar 13, 2017

--

Lembro-me bem quando eu descobri o Git, diferente de muitos que estudaram a tecnologia e se preparam pra trabalhar com a ferramenta, eu cai de cara com ela no meu primeiro estágio como desenvolvedor web, sem conhecê-la. Talvez pra muitos esse fato seja motivo de frustração, mas… Como eu queria aprender (e ficar no estágio), tive que ser autodidata na ferramenta. Então, pensando em casos como esse, resolvi me dispor a disseminar o conhecimento que venho construindo sobre a tecnologia, com meus amigos e colegas dos cursos do Instituto Metrópole Digital, na UFRN, em um evento organizado pelo corpo discente da universidade, denominado Open IMD.

O minicurso teve como principal objetivo, explicar o fluxo de funcionamento do Git + GitHub, explanando de forma geral suas principais funcionalidades e utilidades. Para a realização desse trabalho, contei com a ajuda de dois amigos desenvolvedores, o Hugo André e o Renato Nascimento, que tiveram contribuição fundamental em toda organização do minicurso, preparo do material, apresentação da aula e também responsáveis por sanar todas as dúvidas por parte dos nossos queridos alunos.

A exposição dos conteúdos foi organizada da seguinte forma:

  1. O que é o Git e seus aspectos gerais;
  2. Exemplos de sistemas de versionamento;
  3. O que é o GitHub, seus aspectos gerais e importância;
  4. Overview geral dos comandos do Git;
  5. Download e instalação da ferramenta;
  6. Conexão com o GitHub (via SSH );
  7. Como o Git funciona: seus três estágios;
  8. Iniciando repositórios;
  9. Fazendo commits;
  10. Apresentando a ideia do comando Fork;
  11. Clone;
  12. Transformando repositório local em remoto;
  13. Push;
  14. Pull;
  15. Trabalhando com arquivos;
  16. Explicando o Branch;
  17. Como o Merge acontece;
  18. Resolvendo conflitos;
  19. Comando Log;
  20. Comando Diff.

Link do slide apresentado no minicurso: https://drive.google.com/file/d/0B2KWKtyRTk_GN0JYOGh2STdPNnc/view?usp=sharing

--

--

Izael Effemberg

Software Engineer | Agilist | Consultant | Speaker | Diversity | ThoughtWorker