Mulher e Líder, quem são as RDivas exemplos de liderança na Resultados Digitais? parte 2

Jacqueline Yumi Asano
SER mulher
Published in
7 min readDec 19, 2016
Artigo publicado originalmente em http://jacquelineasano.com.br em Maio,2016

Esse artigo é continuação de Mulher e Líder, quem são as RDivas exemplos de liderança na Resultados Digitais? parte 1

Nara Vaz Guimarães, Channel Sales General Manager na Resultados Digitais

Porque as pessoas consideram a Nara uma líder?

“Visão positiva dos problemas e foco em solução, inspiração para extinção do mimimi, tato para aplicação de pressão e motivação, jogo de cintura e habilidade de negociação para atingir os objetivos. Além, claro, do respeito pelos talentos e potencialidades de cada um”

“Porque ela tem apenas 24 anos, criou uma área que hoje é responsável por 30% do faturamento da RD inteira, lidera em sua maioria homens e ainda mantém viva sua feminilidade.”

“Cresceu junto com a empresa e toca com maestria a área dela.”

“Assume riscos, tem postura e é uma pessoa realmente focada nos interesses de quem lidera diretamente ou não.”

A Nara estava de férias e por isso não tenho as respostas dela. Mas, antes de viajar conseguimos bater um papo bem rápido sobre liderança. Ela me contou sobre como encarava o feminismo no passado. Por uma personalidade forte de se impor mencionou não sentir tantas diferenças entre homens e mulheres nos trabalhos que teve e não defendia com unhas e dentes a questão do empoderamento feminino ou o feminismo. Mas que sua visão mudou quando ingressou em uma rede de mulheres onde teve a oportunidade de enxergar diversas dificuldades na vida de líderes mulheres. Algo que ficou comigo dessa conversa foi como a Nara é determinada e apaixonada pelo que faz. Tem uma presença incrível que a gente percebe só de jogar papo fora.

Ela deixou o livro “Lean In” da Sheryl Sandberg como indicação.

Este é um dos TED Talks mais famosos sobre empoderamento feminino

Jacqueline Yumi Asano, Product Manager na Resultados Digitais

Sim, eu fiquei mega feliz e surpresa de ter sido citada para essa pesquisa!!

Para mim algo que define um líder é a capacidade de entender o que se passa com as pessoas ao seu redor, genuinamente para daí sim poder ajudá-las a alcançar o que almejam.

Porque as pessoas consideram a Jack uma líder?

Por puxar essa campanha! ❤️ Uma líder representa não só ações estratégicas de negócio, ou bom relacionamento. Liderança se conecta com trazer os questionamentos que precisam ser escutados, repensados, discutidos. Em dar voz aos murmurinhos que ficam em corredores. Tem muito tempo que reclamamos que a RD é uma empresa com pitadas de machismo e que não se posiciona a respeito, mas ninguém ativamente começou a levantar essa bandeira para discussão. Liderança é ter coragem de transformar necessidades e vontades em ação! Parabéns!

1. Jack, Quem é você por você mesma?

(Aquele momento que você percebe quão difícil são as perguntas que você pediu para todas responderem 😂)

Eu sou resultado de uma série de Jacquelines. A Jacqueline que adorava brincar de Barbie, a Jacqueline que sofria bullying na escolinha por ser gordinha. A Jacqueline que ama a família que tem e que se aventura mundo afora para descobrir como se melhorar para poder melhorar o mundo. A Jacqueline que hoje é Product Manager na Resultados Digitais e que ama o que faz porque enxerga propósito no seu dia-a-dia. A Jacqueline que adora cantar mesmo quando desafina. A Jacqueline que um dia vai ser e vive buscando liberdade e amor em tudo que faz. Se não, não faz sentido.

2. Complete: Eu sou uma líder porque…

Porque amo e valorizo pessoas. Para mim algo que define um líder é a capacidade de entender o que se passa com as pessoas ao seu redor, genuinamente para daí sim poder ajudá-las a alcançar o que almejam. Acredito que sou uma líder em construção por essa capacidade de escutar e sentir o que as pessoas ao meu redor sentem.

3. Eu amei ler…

“Marissa Mayer, a CEO que revolucionou o Yahoo!”:

Outro livro que me inspira muito é o livro “Eu sou Malala” que ganhei da Lilian Klemz. Depois de ler o livro algo dentro de mim reacendeu bem forte. A luta dela por um mundo mais igualitário começando pela educação me tocou profundamente e me inspira.

It is very important to know who you are. To make decisions. To show who you are. Malala Yousafzai

4. Um conselho que eu daria para mim mesma seria…

Confie em você mesma. Muitas vezes eu (desnecessariamente) me comparava com as pessoas ao meu redor, seja por não ter os mesmos resultados que outras pessoas do meu time, seja por competir por uma vaga com pessoas muito boas. Ao invés de me sentir desafiada, eu pensava “Você nunca vai conseguir”ou “Nossa, como você é ruim! Todo mundo conseguiu bater a meta, menos você”. E pra que isso? Pra nada.

Nós é quem conduzimos o nosso estado de espírito e o que podemos alcançar. Não deixe que ninguém te diga que você não consegue algo, e mais ainda, não se auto-boicote. Confie. Se você realmente quer algo, do fundo do teu coração, com toda força, você irá conseguir. Você vai fazer dar certo.

Karyn Serratine, Channel Development Manager na Resultados Digitais

Porque as pessoas consideram a Karyn uma líder?

“1- ela foi promovida

2- ela fez um time bater meta meses seguidos

3- ela foi promovida DE NOVO para um time que não batia meta há meses

4- ela fez o novo time bater meta em 1 mês e ela é super inteligente, uma pessoa forte e com caráter. admiro muito”

1. Karyn, Quem é você por você mesma?

Gosto de resolver problemas. Nunca me considerei uma pessoa criativa, mas há alguns anos entendi que criatividade não é só o dom do belo, da arte, da poesia e da música; criatividade tem tudo a ver com achar diferentes soluções para um problema. Por isso adoro ter novas experiências, conhecer lugares fofos, restaurantes, cidades e culturas. Afinal, um problema pode ser onde vamos tomar café no domingo 😊

2. Complete: Eu sou uma líder porque…

… acredito que é possível alcançar mais em time do que sozinha e porque é uma sensação maravilhosa de realização ver uma pessoa se desenvolver com a sua ajuda.

3. Eu amei ler…

“A Menina que Roubava Livros” porque é mais um prova de que o acesso à educação — nesse caso mais específico aos livros -, tem o poder de mudar a vida das pessoas.

4. Um conselho que eu daria para mim mesma seria…

não sofra por antecedência.

Letícia de Castro Rodrigues, Inbound Sales Training Manager na Resultados Digitais

Porque as pessoas consideram a Letícia uma líder?

Uma pessoa que é referência dentro da equipe de Vendas e que trata seus pares e gestores com respeito. Tem consistência nas metas de mês e é exemplo para os novos vendedores da casa.Tem jogo de cintura para reconhecer quando está errada e é uma boa negociadora.

Puxa frentes inovadoras dentro da sua área e assume projetos fora da sua zona de conforto.

Muito importante entender que…

… esse artigo não foi escrito para apoiar diferença de gêneros e nem diz respeito a uma liderança ser melhor do que outra.

Este artigo tem o objetivo de levantar a bandeira do empoderamento feminino, de investigar pessoalmente o que as pessoas ao nosso redor entendem por liderança e desmistificar um termo tão usado para definir apenas grandes personalidades como Steve Jobs e Mark Zuckerberg.

Abra seus olhos. Aposto que tem uma líder incrível do seu lado e dentro de ti! 👸

9 Citações de mulheres líderes para você se inspirar:

💌 Tem algo de valor pra compartilhar?

Um grande beijo no coração e um abraço especial a quem tornou a produção deste post possível: todas as RDivas já citadas e a todos que participaram desta pesquisa. Meu sincero agradecimento! ❤️❤️❤️

--

--

Jacqueline Yumi Asano
SER mulher

Founder & President of Mulheres de Produto, the largest product community in Brazil that aims to reduce gender inequality by empowering women in tech careers.