Sobre Marxismo

É curioso pensar que o Marxismo com sua tese de implantação do paraíso na terra através do planejamento centralizado é de certo modo uma herança direta do iluminismo. Como sabe-se o iluminismo dá uma posição de destaque a uma visão cartesiana do mundo, um certo cientificismo de que tudo pode ser computado e racionalizado.

A economia planificada socialista com apoio de modelos matemáticos busca prever e MOLDAR o futuro, o que se obteve como resultado até agora foi exatamente o oposto do que se propunha.

Podemos traçar um paralelo do pensamento econômico com a historia da física, Newton inaugurou o estudo da física com uma visão determinística, há até um experimento mental chamado “o demônio de Laplace” que basicamente diz: Em sabendo a posição é a velocidade de todas as partículas do universo no instante T1 posso predizer a posição e velocidade de todas as partículas do universo no instante T2.

A física atualmente já abandonou essa visão puramente determinística após a inauguração da mecânica quântica e o princípio da incerteza de Heisenberg (não é o traficante do Breaking Bad).

Sigo no aguardo do momento em que a humanidade vai abandonar a economia newtoniana e considerará também a economia quântica.

Like what you read? Give Jaison Carvalho a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.