O que a comunidade Python tem para te oferecer!

Python Brasil 12 em Florianópolis

Há alguns meses decidi largar minha carreira nas forças armadas, na qual passei 9 maravilhosos anos, para me aventurar na área de tecnologia. Por um acaso do destino meu primeiro contato com essa nova área foi através do Python por um tutorial do DjangoGirls.

Eu jamais imaginaria que esse passo iria transformar minha vida de uma forma extraordinária, pude conhecer pessoas e lugares incríveis!

Como todos sabem meu primeiro instinto foi tentar aprender tudo sozinho lendo na internet e assistindo vídeos do YouTube. Cheguei a assistir 136 vídeos do Python para zumbis em apenas uma semana. Milhares de dúvidas surgiram e então decidi ir a um encontro da comunidade Python na minha cidade. E por mais um acaso do destino, uma das palestras esclarecia exatamente minha dúvida! No final do evento tomei coragem e fui conversar com o palestrante. A conversa foi em um bar e precisou apenas de uma folha de papel,uma caneta e uma paciência enorme para explicar todas as minhas dúvidas! De bônus ainda me ensinou alguns “truques”.

PythonRio XIII

Após esse evento comprei uma passagem para Florianópolis e um ingresso para uma tal de Python Brasil no qual todos comentavam que seria a melhor experiência da minha vida! Não podiam estar mais certos!

No meu primeiro dia em floripa fui a um colégio onde estava tendo alguns tutorias os quais gostaria de assistir. Queria ter ido em todos, mas tive que selecionar alguns. Aprendi muito naquele dia!
Meu aprendizado maior com esse evento veio na hora do almoço. Fui convidado para almoçar por duas pessoas que conheci no evento e na hora de sentar a mesa e todas as pessoas na mesa me trataram como igual! Nada daquela sensação de novato que não sabe do assunto, sem experiência! Me senti um cara antigo na comunidade, um membro da família! Dias depois eu descobri que as pessoas naquela mesa eram 4 palestrantes no evento.

Na noite daquele dia fui a um encontro em um bar, da galera do evento na mesa tinha pessoas do Brasil inteiro e lá estava eu, fazendo perguntas e eles me explicando um código usando o meu próprio celular! Lá aprendi que não existe nem hora nem lugar para ensinar!

Durante todo o evento aprendi muito! Nas palestras, nas conversas de corredor e até mesmo bebendo no final do dia!

Um outro fato muito marcante foi chegar a um bar e durante uma conversa sobre minha decisão de largar tudo para entrar no mundo Python e na mesma hora ganhei a oportunidade de estudar no curso do Welcome To The Django. Parecia que todos ao meu redor queriam me apoiar de alguma forma!!

Encontro do curso Welcome To The Django

No dia das sprints, no meio de tudo acontecendo um cara(que hoje se tornou um grande amigo) parou para me ensinar o mais básico que ele poderia me ensinar para me dar base no python!

Voltei para casa como uma nova pessoa, pois durante 5 dias consegui abrir meus olhos para tanta coisa nova que nunca tinha passado pela minha cabeça! 
Foi nesse momento que comecei a mudar minha cabeça, percebi que ninguém é melhor do que ninguém, é só questão de aprendizado e de compartilhar conhecimento. Isso não só faz bem para quem recebe mas também para quem compartilha.

Procurei logo conhecer a galera que organizava tudo aquilo para que eu pudesse de alguma maneira fazer os novos pythonistas sentirem o que eu senti quando cheguei nessa comunidade incrível.
Em apenas 3 meses conheci diversas empresas, fiz meu primeiro Pull Request, coloquei no ar meu próprio servidor, montei uma pagina em Django, fiz uma lightning talk e o melhor de tudo fiz muitos AMIGOS! É esse sentimento que gostaria de transmitir para quem gostaria de aventurar nesse mundo, do jeito que eu fiz!

Minha primeira lightning talk
Show your support

Clapping shows how much you appreciated james peres’s story.