Profissional de saúde em construção

- Boa tarde, no que eu posso te ajudar?

- Então, queria uma ajuda porque to com glicemia 140!

- Uhum… E como tu te sente em relação a isso?

- Não, moça, eu só queria saber o que isso significa.

- O que isso significa pra ti?

- Talvez eu precise de um remédio pra ajudar a baixar

- Um remédio, sei.. Seria essa uma forma de fugir da tua responsabilidade quanto a esse sintoma?

- Não to entendendo, moça, me disseram pra começar o tratamento o quanto antes, por isso vim aqui…

- Tu falaste em 140.. Esse número, ele te remete a alguma coisa?

- Isso, vim aqui pra saber isso, que significado tem esse número!

- É, mas me conta mais, quando teve início?

- Não sei bem, mas é hereditário, parece né? Várias pessoas da minha família tem diabetes

- Hm, então parece ser um traço identificatório da tua família…

- Não sei, nem sei o que isso significa, mas minha família sempre comeu muito doce sim…

- Ah, tu traz agora um ponto importante, como é a tua relação com a comida? E com a tua família?

* paciente começa a chorar *

- Um minuto que vou chamar a psicóloga

-Mas… eu achei que tu era a psicóloga, moça

[um diálogo fictício porém real do cotidiano de uma psicóloga de postinho de saúde]

--

--