Músicas e livros que inspiram

A música é algo universal, pois ela nos faz lembrar de determinados momentos da nossa vida como o primeiro beijo, o primeiro amor, músicas que nossos pais ouviam e que nos deixam com aquela saudade gostosa do tempo que não volta mais, e com os livros a mesma coisa, tem obras que lemos e relemos e ainda causam aquele frio na barriga ou em alguns casos a curiosidade ainda está viva para saber o desfecho da história, então imaginemos juntar a nossa música preferida com o nosso livro de cabeceira.

O que muitos não sabem é que alguns clássicos da música foram inspirados em obras literárias.

Esse foi o caso da banda inglesa Rolling Stones e o escritor russo Mikhail Bulgákov, a canção “Sympathy for the Devil” foi baseada no romance “O Mestre e Margarida”, no livro Lucifer passeia por momentos históricos da humanidade.

Outra música bastante difundida, que tem como inspiração uma obra literária é “For Whom the Bell Tolls”, do Metallica inspirada em “Por Quem os Sinos Dobram”, de Ernest Hemingway, que conta a história de um americano alistado nas Brigadas Internacionais que luta na Guerra Civil, o livro mostra frequentemente referências à morte, e na música não podia ser diferente fortes referencias à morte e a guerra como nos versos “For a hill, men would kill, why? They do not know Suffered wounds test their pride” (Por uma montanha homens matariam, por quê? Eles não sabem Feridas doloridas testam o seu orgulho).

Em se tratando de músicas que foram inspiradas em livros eu não podia deixar de citar uma música de uma das minhas bandas favoritas Nirvana, onde a música Scentless Apprentice, foi inspirada no livro “O Perfume: a História de um Assassino” de Patrick Süskind que, a título de curiosidade, também tocou no final da terceira temporada de Lost. Ela é tocada no carro de Jack, quando ele está a caminho do funeral de Jeremy Bentham. Vamos a história, o personagem do livro nasceu sem cheiro,mas como olfato muito apurado, e foi rejeitado por muitas amas de leite, por este motivo. Esse livro virou um filme em 2006.

Vale a pena ler os livros dos quais os músicos de nossas bandas preferidas se inspiraram, sinceramente acho q não tem coisa melhor que ouvir uma boa música e ler um ótimo livro.

Like what you read? Give Janaína Ajala a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.