Publicando um projeto spring-boot do bitbucket no heroku

Olá pessoal esse post serve para quem tem um projeto privado no bitbuket e gostaria de publica-lo no heroku. Aviso logo que é extremamente fácil, mas como eu tenho pouca experiência com git e seus comandos tive um pouco de dificuldade, deve existir mais alguém que precise disso também. Deu de blá blá blá e vamos aos prints e códigos.

Criando um projeto web simples pelo site https://start.spring.io, adicionar a dependêndia web e clicar em “Generate Project..”.

Depois de fazer o download do projeto inicial, vamos criar o repositório no bitbucket.

O nome que utilizei para criar o repositório de exemplo é springboot-heroku e pode ser acessado nesse link https://bitbucket.org/jandrei/springboot-heroku .

Agora com projeto inicial criado vamos adicionar uma chamada básica para ele exibir um “Olá mundo” para nós.

Deixem a classe com o método main conforme abaixo caso seja um projeto que vocês estejam iniciando, se for um projeto em andamento então desconsiderem essa etapa.

Agora com o sistema funcionando e imprimindo “Olá mundo”, podemos visualizar o resultado executando o main e acessando http://localhost:8080/.

Então vamos aos passos para iniciar o projeto com git e comitar no bitbucket.

Após executar esses comandos dentro do projeto o bitbucket solicitará a senha do usuário de vocês e pronto, só esperar que o código estará publicado.

Para prosseguir precisamos que vocês tenham as configurações do client do heroku instalados corretamente. Caso algum de vocês não possua, basta seguir esse manual https://devcenter.heroku.com/articles/heroku-command-line .

Após o client estar instalado e configurado com usuário e senha corretamente vamos criar o projeto no heroku, e publica-lo lá. Siga o passo a passo abaixo.

Abaixo o browser aberto pelo comando open do heroku com nosso “Olá mundo”.

Apenas uma observação, eu fiz esse manual pois estava tentando fazer exatamente essa tarefa e não consegui tão facilmente quando esta parecendo, eu tinha criado um projeto mais antigo e na raiz dele tinha um Procfile que o heroku utiliza para pegar o comando de execução e passar as variáveis necessárias a aplicação, mas não me dei conta que tinha mexido nesse Procfile e a aplicação não subia. O bom disso tudo é que não desisti de tentar usar o heroku e agora funcionando \o/.

Exclui essa aplicação do meu usuário no heroku pois preciso das horas free dele pra terminar um trabalho de faculdade, portanto se tentarem acessar, não encontrarão a aplicação.

Quem gostar, por favor de um like, valeu.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.