Dicas para alinhar a carreira com o exemplo de Jesus

O que você leva em consideração quando pensa sobre a própria carreira? Você lembra que, como cristãos, nós precisamos alinhar a nossa carreira com o exemplo de Jesus?

Nós não conseguiremos reproduzir a perfeição do trabalho de Jesus aqui neste mundo, mas por causa do Espírito Santo que habita em nós, podemos ser cada dia mais parecidos com Ele.

O trabalho de Jesus era falar sobre arrependimento, perdão e salvação unicamente por meio dEle e uma das tarefas mais importantes desse trabalho foi cumprir a lei em nosso lugar, inclusive morrendo pelos nossos pecados. O projeto de Deus era grandioso e Jesus o executou com maestria.

Jesus também nos enviou o Santo Espírito e por isso podemos utilizar essa trajetória como exemplo para a nossa vida, também para a vida profissional.

Peça a Deus sabedoria para entender qual é vontade Dele para a sua vida profissional e faça o processo de alinhamento sempre baseando suas escolhas no comportamento de Jesus, que é nosso exemplo.

Separei algumas dicas para você alinhar a sua carreira com o exemplo de Jesus! :)

1 — Fazer as coisas por amor

Não importa qual seja a sua carreira, não importa quão difícil seja o caminho, não importa quais sejam as suas tarefas, a única coisa que importa, no final, é como e porquê você seguiu o seu caminho, se foi em amor cristão.

Jesus fez o que fez por causa do seu amor, Jesus fez o seu trabalho com amor, nem sempre com tarefas fáceis, nem sempre com um sorriso no rosto, mas sempre por amor e com amor.

Não fiquem devendo nada a ninguém, exceto o amor de uns para com os outros. Pois quem ama o próximo cumpre a lei. Romanos 13:8

2 — Desenvolver a empatia

Utilize a empatia para exercer a sua carreira, Jesus foi empático com as pessoas que o cercavam. Ele conseguia tocar o coração das pessoas ouvindo as suas necessidades, e a maior de todas elas, que ainda atinge a todos nós, é a do perdão dos pecados.

É claro que Ele sabe realmente o que se passa no coração de cada um, mas nós podemos enxergar a pessoa que está por trás do discurso porque temos o Espírito Santo agindo em nós. Dessa forma estaremos usando a empatia em nosso trabalho para refletirmos Jesus ao mundo.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

3 — Procurar o interesse do próximo

Quando analisamos o mundo, o principal objetivo para se construir uma carreira parece ser “atender os próprios interesses em 1° lugar”. Isso é o “natural do mundo” e não é visto como uma coisa errada, mas quando somos cristãos a nossa maior preocupação, inclusive com o desenvolvimento da nossa carreira, é fazer o que é agradável a Deus.

Sabemos que Deus cuidará de nossas necessidades, consequentemente isso não deve ser a nossa principal preocupação na construção da nossa carreira. Nosso objetivo com a construção da nossa carreira é levar o Evangelho ao mundo com o nosso exemplo, também através do nosso trabalho. Isso é procurar o interesse do próximo, é querer que ele também seja salvo assim como nós somos.

Não façam nada por interesse pessoal ou vaidade, mas por humildade, cada um considerando os outros superiores a si mesmo, não tendo em vista somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros. Filipenses 2.3–4

4 — Fazer a vontade de Deus

Fazer a vontade de Deus nem sempre será o caminho mais fácil para a tomada de decisões, mas é por esse caminho que Espírito Santo nos guiará.

O exemplo de Jesus morrendo na cruz por nós é a nossa maior inspiração, Ele fez a vontade do Pai mesmo sendo o caminho mais difícil.

Provavelmente nós não precisaremos morrer por causa da nossa carreira, mas com certeza, ao sermos guiados pelo caminho da vontade de Deus, faremos escolhas que não nos deixarão confortáveis e felizes. O que nos conforta é saber que não estamos sozinhos, Jesus está ao nosso lado e se for para fazer a vontade de Deus, como espelhos de Cristo, vale a pena.

Assim também vocês considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. Romanos 6:11

5 — Desenvolver a generosidade

A generosidade só está presente em nossa carreira quando não damos espaço ao medo. Só quando nós temos a certeza de que não nos faltará nada, é que conseguimos ser generosos dando daquilo que temos.

Ter essa confiança em Deus não é uma tarefa fácil, muitas vezes o medo toma conta e agimos como se os recursos materiais e espirituais fossem escassos. Aparentemente eles podem até ser, mas que a gente não esqueça que Jesus multiplicou pães e peixes e ressuscitou dos mortos, para Ele nada é impossível.

Dê o seu melhor quando compartilhar o seu conhecimento, utilize os seus bens materiais para o trabalho de Deus. Utilizar tudo que somos e temos para o trabalho de levar Cristo para todos é o melhor investimento que podemos fazer na nossa curta vida aqui na Terra. Esse é um investimento para a eternidade.

Em tudo tenho mostrado a vocês que, trabalhando assim, é preciso socorrer os necessitados e lembrar das palavras do próprio Senhor Jesus: “Mais bem-aventurado é dar do que receber.” Atos 20:35

6 — Fazer o seu trabalho com excelência

Não importava a circunstância em que Jesus se encontrava, Ele fazia o seu trabalho com excelência. Ele realmente se preocupava com as pessoas que o cercavam. Ele se preocupava com as dores delas e as atendia conforme a sua vontade.

Jesus não utilizava desculpas em seu trabalho, Ele dava o seu melhor e não porque Ele precisava, mas porque nós precisávamos dele. Nós, como cristãos, somos o exemplo de Cristo ao mundo, por isso nós procuramos fazer o nosso trabalho da melhor maneira possível, refletindo assim, a excelência de Jesus.

Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor e não para as pessoas, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo. Colossenses 3:23–24

7 — Treinar a resiliência

Desenvolver a resiliência é fundamental para a nossa carreira, é saber se adaptar às situações, é saber recomeçar depois da queda, é saber que é preciso continuar, mesmo que não pareça existir saída.

Ser resiliente tem a ver com confiar e continuar, é não entender o que está acontecendo, mas saber que Deus está no controle de tudo mesmo que não nos pareça isso.

Ser resiliente no dia a dia é ter o Espírito Santo nos guiando e nos consolando. Ser resiliente em nossa carreira, significa sabermos que nosso objetivo não termina nesta vida, mas na eternidade.

Por isso não desanimamos. Pelo contrário, mesmo que o nosso ser exterior se desgaste, o nosso ser interior se renova dia a dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um eterno peso de glória, acima de toda comparação, na medida em que não olhamos para as coisas que se veem, mas para as que não se veem. Porque as coisas que se veem são temporais, mas as que não se veem são eternas. 2Coríntios 4:16–18

8 — Focar no seu propósito e não na sua popularidade

Focar a sua carreira no propósito cristão é uma dica muito importante. Não escolha sua carreira por causa de status ou popularidade, mas escolha algo que tenha a ver com aquilo que você faz de melhor, com os dons que Deus lhe deu.

Trabalhe para ser um exemplo de Cristo a fim de que mais pessoas entrem para o Reino de Deus através do seu testemunho e não por aquilo que pode lhe trazer mais fama, prestígio e dinheiro.

Portanto, se vocês foram ressuscitados juntamente com Cristo, busquem as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensem nas coisas lá do alto, e não nas que são aqui da terra. Porque vocês morreram, e a vida de vocês está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Colossenses 3:1–3

9 — Diminuir o foco no retorno financeiro

Carreira é quase sempre associada com expectativa de retorno financeiro a longo prazo. Esse conceito faz com que nos sintamos fracassados caso o trabalho não esteja trazendo esse resultado esperado, mas se estamos seguindo o exemplo de Jesus, pela ação do seu Espírito, não podemos deixar esse conceito popular ocupar as nossas mentes.

Pode ser que o seu trabalho lhe dê muitos frutos financeiros, mas pode ser que não, quem decide isso é Deus de acordo com os Seus propósitos. Esse não deve ser o foco na construção da nossa carreira, ou não deveria.

Portanto, não se preocupem, dizendo: “Que comeremos?”, “Que beberemos?” ou “Com que nos vestiremos?” Porque os gentios é que procuram todas estas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de todas elas. Mas busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas. Mateus 6.31–33

10 — Aperfeiçoar a fé aprendendo com os erros

Por fim, podemos utilizar os nossos erros para o nosso processo de aprendizado. Jesus não errou, mas Ele utilizava o erro das pessoas para lhes mostrar que eram pecadoras e que precisavam de perdão.

Enxergar as nossas falhas, também em nossa vida profissional, nos lembra que somos pecadores e que precisamos do perdão de Deus. Para que o processo de aperfeiçoamento da nossa fé aconteça, precisamos do Espírito Santo nos esvaziando de nós mesmos para que Cristo preencha todo o nosso ser.

E não vivam conforme os padrões deste mundo, mas deixem que Deus os transforme pela renovação da mente, para que possam experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2

______________

Que Jesus possa ser o seu melhor exemplo e a sua força. Que você construa a sua carreira com o objetivo de ser um instrumento de Deus. Que os seus dias possam ser guiados por aquele que nos deu vida e salvação. Que tudo o que você fizer seja por amor e com amor.

Acima de tudo, porém, tenham muito amor uns para com os outros, porque o amor cobre a multidão de pecados. 1Pedro 4:8