5 motivos pelos quais o Snapchat vai perder mercado para o Instagram

Você vai querer abandonar o Snap, ou não.

(Foto: Reprodução/Instagram)

Como todos sabem o Snapchat caiu no gosto popular, especialmente por ser uma rede ligada na instantaneidade. Com as mudanças da lógica do consumo de conteúdo adotada pelas outras redes sociais (facebook, mais recentemente o instagram e até o twitter já cogitou), ficou fácil perceber que estamos ‘carentes’ de redes que mostrem os acontecimentos na hora em que eles acontecem ou são postados de fato.

Não atoa o Snapchat conquistou milhões de usuários nos últimos tempos (150 milhões de usuários ativos por dia, mais que o Twitter, que se estima ter em média 136 milhões) e vem conquistando, inclusive, muitas marcas que querem falar com o seu público e se engajar nesse hype.

Apesar dos bons números, no entanto, muitos usuários preferem não adotar o Snapchat. Muitas pessoas acham chato ter que compartilhar coisas do seu dia, ou simplesmente acham difícil mexer naquele aplicativo estranho e às vezes pouco intuitivo.

Por isso, pensando em todos os prós e contras, proponho uma crítica em relação à nova ferramenta lançada pelo Instagram com: 5 motivos pelos quais o Snapchat irá perder mercado para esta nova funcionalidade.

Ponto para o Instagram nº #1: número de usuários

Com 300 milhões de usuários ativos por dia já trafegando ali a acessando os conteúdos pelo uma vez no dia, o Instagram sai na frente ao lançar uma funcionalidade ‘parecida’ com o Snapchat.

Ponto para o Instagram nº #2: facilidade em usar

Por já ser uma rede social conhecida por vários usuários, o caminho para explicar uma nova funcionalidade é muito menor que o de explicar uma nova rede social inteira. Ainda mais já tendo um app no mercado com funcionalidades tão próximas.

Ponto para o Instagram nº #3: apenas 1 aplicativo

Mais fácil pra quem produz conteúdo, mais fácil pra quem consome conteúdo. Se você já está acessando o Instagram, para que sair e ir pra outro aplicativo consumir um tipo de conteúdo que já tem ali?

Ponto para o Instagram nº #4: ‘histórias’ únicas

Os conteúdos (stories e vídeos e imagens do feed) ficam todos num mesmo lugar, facilitando o entendimento da história inteira. Você não precisa dizer que se a pessoa quiser ver determinado conteúdo ela precisa te adicionar no Snapchat, o conteúdo já está ali pra ela consumir.

Ponto para o Instagram nº #5: as empresas já estão lá

O esforço de planejamento pra uma empresa aderir é baixíssimo, uma vez que ela já tem provavelmente uma estratégia determinada para o Instagram. O esforço aqui é apenas de adequação. Não precisa ativar, não precisa chamar as pessoas para consumir mais uma rede social da marca.

Claro, como tudo nessa vida, temos também os contras e alguns pensamentos:

· Será mesmo que o público jovem (maior público do Snapchat) vai sair de lá e ficar só com o Instagram?

· E os filtros legais que só o Snap tem?

· Não tive tempo de testar isso, mas será que o Instagram consome tanta bateria e banda no stories como o Snapchat?

Acredito que esta nova funcionalidade do Instagram ainda tem muito que crescer e a melhorar, mas isso é só uma questão de tempo.

O negócio aqui é compartilhar, então dê sua opinião, vamos falar sobre isso. Você também concorda ou acha que o Snap tem muito chão pela frente?

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Jaqueline Camargos’s story.