Viagem casual ao centro do desconhecido conhecido

Uma jornada rumo ao reabastecimento com doguinhos de background

Jason Godoy Bueno Turubia
7 min readDec 19, 2021

Essa foi uma semana cheia de novidades, cheia de estresses mas também cheia de surpresas (boas)

Cenário atual: estou sentado na janela de uma autocarro [ônibus] fazendo o trajeto Porto→Lisboa, ao som de “A mariposa e o Abajur" do Manso com os auriculares [fones de ouvido] à postos. Nessa altura o sol já ficou envergonhado e o céu esboça uma pintura com paleta de azul, marron amarelado e cinza e um ponto luminoso que pode ser uma estrela, Saturno ou mesmo alienígenas, o que não importa, porque é realmente lindo. Um match perfeito com o clima frio de 12°C que faz em Portugal uma vez que já estamos nos aproximando do inverno. As árvores passam por mim, segundo a minha percepção (engenheiros e suas teorias de relativismo 🙄 haha).

Noite em movimento

Recebi um convite inesperado para ir a Lisboa e, minha reação natural ou meu instinto de recusar gritou das minhas entranhas, afinal, é fim de ano, talvez eu mude de emprego, preciso fazer minha resolução de 2022 e fazer um bate-volta pra Lisboa consome de 6 a 8 horas do meu fim de semana.

Desta vez eu decidi calar essa voz interna, porque ela é meio cretina as vezes e quer me sabotar haha. Opto por dizer “sim” ao convite.
O motivo?
Bom:

  • Primeiro que vou ter a possibilidade de falar inglês por pelo menos um dia inteiro, o que pra mim é maravilhoso, uma vez que preciso de uma vez por todas me tornar fluente.(vou te contar um segredo e dizer que estou muito nervoso, assim como todas as vezes que preciso exercitar o meu inglês, shiu!)
  • Segundo que vou conseguir distrair um pouquinho, passar um tempo sozinho durante os percursos, para pensar na vida (tempo que estou usando pra escrever aqui).
  • Terceiro que aproveitei a oportunidade pra ver uma deusa que mora em Lisboa. Preciso muito discutir assuntos com esse serzinho maravilhoso.

Vou voltar a atenção para o ponto brilhante no céu, imaginando o que me aguarda no meu destino. I’m feeling soooo excited!!!

Depois volto para compartilhar

Eu não sei se você conhece o sentimento de preenchimento, aquela magia por trás da realização de objetivos que você nem sabia que estavam ali. A verdade é que esse fim de semana foi MUITO MELHOR DO QUE EU ESPERAVA!

A primeira vez que vim a Lisboa, fui inundado por uma paixão por viajar, afinal foi minha primeira viagem exploratória e o sentimento foi algo como se tivessem injetado cafeína pura e concentrada em minhas veias, causando uma excitação completa, agitando todas as células do meu corpo.
Na segunda vez eu conheci alguém com quem senti uma conexão tão intensa, tão profunda, que eu soube imediatamente do meu retorno evidente. Ela sabe quem é, porque acho que o sentimento foi recíproco.
Nessa terceira vez eu não sei explicar, mas tudo aconteceu de forma perfeita. Vou compartilhar com vocês:

Mojitos com risadas para “treish”

Fui a um bar, que não sei o nome, com dois poloneses (um deles com múltiplas nacionalidades, uma vez que seu território de nascença posteriormente virou de propriedade ucraniana e outros países mais). Eles, mais precisamente o Patryk, escolheram um mojito por mim, mas não reclamo porque estava ótimo, forte e docinho, perfeito em todos os aspectos! Estava frio, mas não me importei porque ri muito ouvindo histórias polonesas, contos de experiências gays e presenciei a COISA MAIS FOFA DO MUNDO que é ouvir um polonês falando “mojito para treish (três), por favor! Gracias…” com sotaque espanhol e fazendo a melhor cara de simpático jamais vista!
Se você não presenciou isso ainda, provavelmente não sabe como é o sentimento e esta perdendo uma ótima oportunidade…

Pude treinar meu inglês, o que me deixa muuuuuito animado, embora inseguro, mas falamos sobre inúmeras coisas e entramos em conversas super profundas sobre a vida! No fim eu estava bêbado (só alegre na verdade), fazendo um teste de capacidades cognitivas no Bolt para pegar uma scooter com o intuito de ir embora — no qual eu falhei duas vezes porque meus reflexos estavam lentos, segundo o Bolt haha. Dirigi com uma configuração de principiante, que eu não sabia que existia, na minha conta não me permitindo ultrapassar os 15km/h. Me senti muito censurado haha.

Manhã saudável com cereais, parque e luz do sol

Acordei super relaxado e fui recebido com um pequeno-almoço [café da manhã] que consistia basicamente de cereais e iogurte. Apesar de não ser o meu usual café com leite, me senti energizado e pretendo fazer disso um ritual pra vida, porque além de saudável é muito saboroso!
Após isso andei até o Jardim da graça e discuti assuntos sobre as condições no Brasil (tudo em inglês, yay!) enquanto admirava a maravilha daquele lugar com um dos poloneses. Olha pra isso:

Jardim da Graça

Sentei num banco e me alimentei dos raios de sol que aqueceram meu corpo, me preenchendo com muita vitamina D! Me sinto imensamente grato por isso.
O cenário de fundo foi um doguinho de coleira correndo alegremente pela grama com a língua de fora.

Depois disso eu me dirigi para a ultima programação do meu fim de semana: encontrar a minha amiga maravilhosa.
OBS: talvez eu tenha alterado a configuração da scooter para modo suicídio e meu celular acabou com a parte traseira quebrada, alguns minutos após eu dizer que ele era um guerreiro. A vida as vezes é meio irônica mas let’s get over it

Café Bowls and Bar, diário e confidências

Encontrei a minha musa inspiradora num café super aconchegante, onde haviam vários doguinhos passando pelas nossas pernas. Comi um sanduíche de salmão em forma de coração, tomei um café, que não podia faltar, um cookie servido em uma placa de azulejo maravilhosa e a mágica que já tinha começado no dia anterior atingiu o seu ápice.

Coração de sanduíche
Cookie em azuleijo (2021)

Discutimos sobre a vida, relacionamentos, contei sobre a minha história de amor preferida (a qual vou me dedicar a falar sobre em outro post); redescobri sensações e resignifiquei sentimentos; senti uma nostalgia profunda sobre coisas que eu nem sabia que sentia falta; ouvi uma história mágica sobre borboletas, minhocas, estrelas cadentes, arte, cavalos e arroz doce; minha autoestima foi elevada de uma tal maneira que só os verdadeiros amigos conseguem fazer; fui impulsionado a publicar meus textos com inseguranças e reflexões profundas; conheci uma russa de Moscou super amigável; me senti encantado com todo esse cenário e absorvi pra vida a seguinte frase:

Be kind to your mind

Be kind to your mind

Fiquei preenchido de uma energia maravilhosa de gratidão pela vida.

Bowls ad bar

Uber artista

Retrato em grafite. @pinturaapreto_portrait

Conheci um Uber do Norte de Portugal que mora em Lisboa há 9 anos, formado em design de interiores que não gosta da sua área de formação, então trabalha de Uber, mas tem o hobby de fazer retratos a grafite. @pinturaapreto_portrait
Fiz um novo amigo, conversamos muito no caminho em direção à estação de autocarro, falamos sobre planos futuros, viver o presente, conexões e como a vida aparenta ser incrível em Lisboa.
Trocamos Instagram e ganhei um apoio que posso contactar sempre que vier a Lisboa, principalmente se quiser procurar um emprego e viver por aqui hahaha

Eu amo essa vida e essa conexão com novas pessoas!

Não tenho outra palavra pra descrever esse fim de semana, a não ser como
MÁGICO.
Estou completamente recarregado, cheio de felicidade e com sede pelo que está por vir!
Grato por ter calado minha voz interna cretina e autosabotadora

Encerramento de ciclo com lua de ouro

MEUS DEUS são 17h38 e enquanto eu estava escrevendo olhei para a direita, ouvindo “Time for greatness” da Fia, e me deparo com uma das cenas mais bonitas da lua cheia que eu ja vi na minha vida inteira, se não for a mais. Ela estava ali, majestosa, enorme, iluminada na linha do horizonte, mesmo muito próxima, levemente acima de um monte. As cores, ahhh, as cores são incríveis, um amarelo vivo com tons alaranjados muito intensos somado a uma sombra com tons mais claros — talvez formados pela neblina ou quem sabe seja a aura dela emanando energia e influenciando nossas vidas de maneira que não entendemos — contrastando com o azul turquesa mesclado com azul marinho e preto do céu.

Tentei tirar uma foto, sem muito sucesso, mas tem coisas que foram feitas para ficarem gravadas apenas na nossa mente, afinal a beleza da vida é selvagem, livre, transitória, fluida e complexa demais para ser captada em fotos o tempo todo!

Vou eternizar essa visão em minha mente!

--

--