Como escolher sua Mesa Digitalizadora Wacom

Dicas de como saber qual mesa é ideal para você

Olá desenhantes de plantão já faz algum tempo que a Wacom colocou no mercado algumas novas mesas dos modelos Intuos, a Draw, Arts, Comic e Photo, agora chegou a novinha 3D. Mas qual a grande diferença entre elas? Veja neste artigo, bora!

Essa é uma das perguntas mais frequentes que os alunos fazem: — Ei, professor, quero comprar uma mesa digitalizadora, qual modelo você recomenda?

Opa! Se você não estiver entendo bulhufas do que estou dizendo, deixe explicar… Mesas digitalizadoras ou Tables pens, são dispositivos que tentam simular no computador a mesma função da prancheta de desenho ou tela de pintura. Ok… vamos continuar

Uma das marcas mais utilizadas por nós designers / ilustradores é a Wacom que tem uma vasta linha e que deixa muitos iniciantes e até mesmo alguns mais cascudos com certa dúvida em qual mesa investir seu rico dinheirinho.

A primeira coisa que geralmente olhamos é o preço, sim isso mesmo, depois o tamanho e algumas especificações e justamente nesses quesitos que irei te ajudar, mas claro, tudo isso que estarei publicando, tive que pesquisar tanto no site da Wacom nacional, quanto na americana e até mesmo em alguns sites. Bora deixar de enrolação e vamos lá…

Iniciante

Intuos Draw

Essa mesa é indicada para quem está começando, aprendendo a desenhar ou a pintar, a mesa só tem a função pen, isso é: Só funciona o contato da ponta da caneta sobre a superfície plana da mesa. No entanto, isso não quer dizer que ela é ruim, pelo contrário é muito boa, tem 1.024 níveis de pressão e 4 botões personalizáveis. Acompanha um software para treinamento e tutoriais. É vendida apenas no tamanho pequeno 15x9cm

É na minha opinião realmente a melhor em custo benefício para alunos que estão em início de aprendizado.

Artistas em geral

Intuos Art

Além de tudo que já foi dito sobre a Draw, essa mesa tem funções touch (toque) que permite ampliar, rotacionar ou mudar o enquadramento da tela, apenas tocando na superfície da mesa. É vendida em dois tamanhos pequeno 15x9cm e médio 21x13.5cm

O preço do tamanho médio custa quase o dobro do tamanho pequeno, mas se você já está trabalhando e ganhando uma graninha com suas ilustrações talvez valha investir em uma mesa maior.

Está incluso os softwares para pintura os Corel Painter Essentials 5 e os tutoriais da Wacom.

Quadrinistas e Animadores

Intuos Comic

Aqui o destaque fica para os softwares que estão disponíveis no pacote. O Clip Studio Paint Pro e o Anime Studio Debut 10. Ela também é multitoque, tem 1.024 de pressão, 4 botões personalizáveis e está disponível no tamanho pequeno 15x9,5cm.

Se os softwares voltados para Anime e comics fazem diferença para você, saiba que o preço é o mesmo da Intous Art pequena ou da Intous Photo. Um bom investimento considerando estes dois programas que estão no pacote.

Fotógrafos

Intous Photo

Já se foi o tempo em que se vivia apenas de uma boa captura e de boas lentes, muitos fotógrafos usam recursos digitais para personalizar suas imagens. Contando com as mesmas características técnicas da Art e da Comic o destaque aqui também vai para os softwares de estúdio que acompanha a mesa. Corel PaintShop Pro 8 e o Corel Aftershot Pro 2 (Windows) ou pacote Macphun Pro (Mac).

O preço é o mesmo dos outros dois modelos de versão pequena.

Artistas 3D

Intous 3D

Se você é um entusiasta no mundo da escultura 3D, a Wacom fez uma mesa pensando em você. Munida do ZbrushCore, aplicativo 3D/argila digital e com as mesmas especificações dos seus irmãos mais velhos é vendida apenas com o formato médio 21x13,5cm e está alguns poucos reais acima da Intuos Art média.

O ZBrush é um software muito bom e a licença da versão Core está em média $140 doletas.

Conclusão

As mesa digitalizadoras Intous tem a mesma configuração técnica: 1.024 de pressão da caneta, 4 botões personalizáveis e apenas a Draw não possui touch. Com exceção da 3D, as outras quatro são encontradas no tamanho pequeno e apenas a 3D e Arts são encontradas no tamanho médio.

O que mais difere mesmo são os softwares que são inclusos nos pacotes, voltados cada um para um seguimento.

Dica final

Multitoque em quase todos os modelos

Se você quer aprender a usar sua mesa digitalizadora ou mesmo quem sabe testar como é criar uma arte usando esse que é um dos mais usados por grandes artistas, recomendo entrar em um curso. Um que posso recomendar é a REDZERO, marque uma aula experimental e teste uma mesa Wacom tirando suas dúvidas com os instrutores de ilustração digital.

Para mais dicas como essa basta assinar o blog, me seguir nas redes sociais, Jasper Designer, e deixar um comentário me dizendo se realmente te ajudou a escolher sua mesa digitalizadora.

Vamos amar mais, compartilhe ❤

Like what you read? Give Jasper Vieira a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.