Descobrindo Node.js

Querendo aproveitar um pouco meu tempo lendo algo diferente. Me peguei vendo algo bem legal chamado nodejs.

Fiquei surpreso com as capacidade do javascript no backend. Já utilizei muito js em frontend para realizar controles de tela, comportamentos para melhorar a vida do usuário e também para reduzir a carga de idas ao servidor, assim como, o tamanho dos retornos. Esse ultimo é a beleza do ajax que as SPAs tanto fazem utilização.

A instalação foi bem simples independente do ambiente ser linux, mac ou windows. Ele também já exitem empacotado para ambientes ARM e SunOS.

Meu ambiente é um windows 10, o que me surpreendeu positivamente no funcionamento do console nesse ambiente. Em um linux e mac já estou acostumado as facilidades do console, mas em windows nem tanto.

Depois de instalado o que fazer? Criar um servidor HTTP para emitir a mais clássica mensagem da computação claro!

Vamos criar um arquivo chamado de example.js com o conteúdo abaixo.

const http = require('http');

http.createServer( (request, response) => {
response.writeHead(200, {'Content-Type': 'text/plain'});
response.end('Hello World\n');
}).listen(8124);

console.log('Server running at http://127.0.0.1:8124/');

E agora basta abrir um console e digitar o comando a seguir para ter um servidor rodando localmente e respondendo na porta 8124.

> node example.js
Server running at http://127.0.0.1:8124/

Esse exemplo foi retirado da documentação da versão 4.3.2 do Node.js. Essa é uma dica para todos que desejam aprender uma nova tecnologia, vá ler a documentação, principalmente se for uma tecnologia que possui uma comunidade forte.