Já acabou, 2015?!

Ou como as marcas aproveitaram os memes desse ano.

Quando eu cheguei, isso aqui tudo ainda era mato. Hoje, você fala com o seu amigo, seus pais, seu supermercado, seu banco, a padaria posta no Instagram a hora que sai o pão e a faculdade faz um post avisando a data da matrícula.

Entre você e seus amigos, entre você e as marcas, as redes sociais mudaram completamente a forma de comunicação. Mas não existe uma fórmula para fazer social media. É preciso saber qual é a língua que seu público fala e pelo que ele se interessa. A estratégia que deu certo pra uma marca, pode não funcionar pra sua — e vice-versa.

BEM-VINDOS À INTERNET, EU SEREI O SEU GUIA

Entre outras coisas, a internet é muito divertida. O pessoal por aqui é muito criativo. Os memes deixaram o campo do entretenimento para serem também utilizados pelas marcas, até mesmo as mais tradicionais. Entre tantas cenas, frases e fotos que viralizaram em 2015, reuni as mais usadas como post de oportunidade pelas marcas.

Gente, me ajuda aqui, qual é a cor do vestido?

Uma ilusão de ótica fez a internet parar no início do ano. O vestido que muita gente viu azul e preto, outros branco e dourado — teve até quem viu as duas cores — lá em casa extrapolou o grupo de Whatsapp e foi parar na mesa do almoço.

Uma semana depois, o Exército da Salvação da África do Sul utilizou a polêmica para um anúncio de oportunidade contra a violência doméstica.

Campanha do Exército da Salvação da África do Sul (Reprodução)

In brazilian portuguese you don’t say “i love you”, you say volta com esse meme por favor which means endless love and I think that’s beautiful.

Quando o usuário @rodrigoplss resolveu que em “português brasileiro”, “te pago um salgado” é o melhor jeito de expressar o seu amor por outra pessoa, a frase virou um meme e foi compartilhada durante dias nas redes sociais.

AFÉ QUE ENFIM ANANHÃ É FEFTA

Imagine um tiranossauro rex pintado de azul, com a boca enorme, mas sem a parte inferior da mandíbula. O meme já existia em sites estrangeiros antes, porém ficou conhecido no Brasil depois que um grupo de amigos inventou uma língua oficial pro dinossauro. A página oficial do Dinofauro hoje tem mais de 200 mil curtidas e em maio foi um meme que uma ou duas pessoas odiaram pra 130 milhões de brasileiros que compartilharam.

Senhora? Senhora? Senhora?

Uma servidora pública, quando foi questionada se burlava o sistema de bater ponto saiu correndo da repórter, que foi atrás dela junto com o câmera, chamando “Senhora? Senhora!”. Meme instantâneo.

21 de outubro de 2015 foi um dia importante

Marty McFly e Dr. Emmett Brown chegaram no futuro. Não temos carros voadores, skates flutuantes, Pepsi Perfeita ou cadarço que amarra sozinho. Entretanto essas especulações em torno do segundo filme da franquia “De volta para o futuro” viraram memes sensacionais nas redes sociais.

Já acabou, Jéssica?

O vídeo de uma briga entre duas adolescentes mineiras viralizou em apenas algumas horas depois que a Lara, uma das meninas, levantou e disse: “Já acabou, Jéssica?”. O vídeo já tem mais de 490 mil visualizações no YouTube, um jogo para Android e vários posts feitos por empresas.

John Travolta confuso

Vinte anos depois do lançamento, uma cena do filme “Pulp Fiction” virou meme. Tudo começou quando um pai fez uma montagem com o take de Travolta para mostrar como se sentia numa loja de brinquedos quando sua filha pedia uma boneca de presente. A brincadeira se espalhou e algumas marcas utilizaram para fazer uma conexão com o público.

Que a internet é um lugar maravilhoso, a gente já sabe. O desafio agora é saber como usar isso ao seu favor.

Marianna Pacheco, Social Media da Founders.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated JCHEBLOG’s story.