A jornada de uma semana

Jean Barbosa
4 min readApr 10, 2020

--

Uma das coisas mais interessantes de fazer parte do mundo do desenvolvimento, é a necessidade / vontade de continuar sempre em movimento no que tange ao aprendizado e à curiosidade com as tecnologias que surgem, ou como conseguir abranger os seus conhecimentos para as áreas adjacentes. Para alcançar ou se manter em um bom nível o importante não só estudar o que chega de novidade na área, mas também se manter praticando e buscando criar soluções para os mais diversos cenários, de modo que assim sua experiência é acrescida de forma exponencial.

Com esse pensamento de melhoria contínua e uma sede insaciável por conhecimento, é que estou sempre estudando e tentando cada vez mais melhorar minhas habilidades e minha forma de pensar ao desenvolver as aplicações. Por isso acabo sempre procurando por um curso ou pensando em qual aplicação eu posso criar para colocar a mão na massa.

Foi nessa busca que encontrei a famosa Semana OmniStack, que para quem não conhece é uma semana de conteúdo gratuito ministrado pelo Diego Fernandes (CTO da Rocketseat), onde ele ensina a desenvolver uma aplicação desde o Back-End com direito a conexão de banco de dados e tudo, passando pela aplicação web Front-End e até criando um aplicativo mobile. O interessante dessa pegada é que tudo isso é desenvolvido com JavaScript utilizado respectivamente Node, React e React Native.

Já houveram várias outras semanas como essa e eu já até tinha participado de uma no ano passado, mas sem a devida atenção e dedicação, por falta de uma boa organização do meu tempo. Dessa vez, na 11ª edição (de 23 a 29 de março de 2020), eu consegui não só assistir aos vídeos, mas também me dedicar a acompanhar e participar de todas as aulas, conseguindo concluir o projeto proposto no evento com algumas pequenas contribuições minhas. A semana foi intensa, indo dormir quase todos os dias no meio da madrugada devido ao tempo que eu tinha para fazer as aulas e pela vontade de fazer todos os passos de cada aula e conseguir acompanhar o próximo conteúdo no dia seguinte.

Acho que o mais legal dessa última edição foi a possibilidade de fazer um teste dos conhecimentos adquiridos durante a semana, obter este certificado e sentir aquela dose de ânimo por ter conseguido absorver o conteúdo e entender que o céu é o limite.

A ideia para essa edição da semana OmniStack, foi uma aplicação que possibilitasse ONGs a se cadastrarem e disponibilizarem seus casos de pedido de ajuda através da web. De modo que seria criado um aplicativo para pessoas que quisessem ajudar alguma ONG, tivessem acesso a todos os casos de pedido de ajuda de todas as ONGs, com todos os detalhes e podendo entrar em contato via WhatsApp ou e-mail diretamente pelo próprio aplicativo. Essa aplicação foi batizada de Be The Hero e para melhor exemplificar como é o funcionamento, veja abaixo alguns gifs da aplicação rodando localmente e, se tiver interesse, acesse o repositório do projeto no meu Github.

Aplicação Web com React

Criando cadastro de uma nova ONG:

Realizando login e logout da ONG criada:

Criando caso de ajuda:

Deletando caso cadastrado:

Aplicativo Web funcionando no meu smartphone

Exibindo lista de casos no app:

Acessando os detalhes de um caso:

Interagindo com WhatsApp:

Interagindo com e-mail:

Por enquanto essa aplicação ficou somente no repositório, pois não fiz o deploy. Entendo que ainda é preciso aparar umas arestas e adicionar umas features, para ser um portfólio interessante para apresentar, mas sem dúvida foi uma grande experiência ter participado dessa semana tão intensa e cheia de conteúdo.

Conclusão

O que mais me motiva nisso tudo é ter encontrado uma área onde eu consigo trabalhar de forma prazerosa, pois eu amo programar, e sempre ter o que aprender de forma que nunca me sinto entediado com o que estou fazendo. Já iniciei o próximo passo dessa jornada, que foi iniciar os estudos no Go Stack da própria Rocketseat e me capacitar para chegar ao próximo nível na minha carreira.

--

--