Resolvi sair da mesmice e virar um Dev de verdade.

Jean Carlos
3 min readFeb 22, 2017

Estou fora da área de T.I a um bom tempo desde o meu último emprego como programador e desde então, começou minha saga para voltar ao mercardo de trabalho.
Nesse meio tempo, cheguei a fazer vários trabalhos fora da área, o que me deu a certeza que estava perdendo o foco e me atrapalhando mais do que ajudando. Mesmo sabendo que preciso de grana (como todo mundo) para cuidar das crianças (um casal de filhos).

Comunidade e Oportunidades.

Desde que comecei a aprender iOS (mais expecificamente Swift), comecei a procurar materiais de estudo, pessoas que já trabalham como Dev iOS e acabei "tropeçando" no CocoaHeads.
Esse contato com uma comunidade de Dev pela primeira vez me abriu um leque de possibilidades que nunca havia cogitádo. Desde o aprendizado diário, até as inúmeras oportunidades de trabalho e principalmente de ser um Dev iOS.

CocoaHeads Conf, meu divisor de águas.

1a conferência nacional focada exclusivamente em desenvolvimento para as plataformas Apple (iOS, watchOS, macOS e tvOS) — Eu fui \0/

Quando surgiu o "rumor" da CHConf, eu estava em um processo seletivo no RJ e tive a oportunidade de participar do CocoaHeads RJ, conhecendo assim, vários nomes da cena iOS que até então, eu tinha contato apenas pelo Slack iOS Dev BR. E isso foi extremamente enriquecedor pra mim.
Veio a Conf e fui agraciado com a oportunidade de estar presente.
Ali bati papo com vários devs, entre eles vários, alguns tenho certeza que irei manter amizade pra sempre. Foi um misto de aprendizado, networking e boas risadas.
Essa conf foi realmente o meu divisor de águas, pois voltei pra BH com a mente aberta e disposto a rever tudo que eu estava fazendo de errado, consertar e voltar a focar na minha meta:

Me tornar um Dev iOS e assim, ter a oportunidade de conseguir um job.

Join the #100DaysOfCode.

Mês de janeiro fui acometido por um desânimo terrível. Me vendo "absorvendo" pouco conhecimento, não conseguindo nenhum job e vendo 8 meses sem trabalho me influenciar negativamente.
Conversando com um grande amigo que fiz pelo Slack e que também está iniciando como Dev iOS, me apresentou esse artigo Join th #100DaysOfCode e em meio a um bate papo, levei o choque que tanto precisava (como se precisasse de mais algum rsrsrs) para sair da mesmice, largar o desânimo de lado e vir escrever este post que está guardado desde janeiro/17 e começar a "codar" sem parar, por pelo menos 1h/dia, durante 100 dias.

Contrato firmado

E assim, venho por meio deste, firmar meu compromisso (comigo mesmo) na minha missão de me tornar um Dev iOS. Me esforçando além da conta e buscando conhecimento diário.

Não tente fazer, faça ou não faça.

--

--

Jean Carlos

Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, caminhando pra ser um Dev iOS.Paixões: Juan & Duda (meus filhos), candomblé,samba/cerveja e cachaça artesanal.