Coca-Cola + The Walking Dead: um caso além da TV


Assim como a maioria das pessoas da minha faixa de idade, sou fã das séries de televisão da atualidade. E quando o assunto é este, The Walking Dead - a série de TV a cabo mais assistida na história - certamente está entre as primeiras posições no meu ranking de preferidas.

Pois bem, como de costume, às 23h30 de um domingo muito quente no início deste ano, lá estava eu já a postos no sofá da sala em frente à televisão para assistir o retorno com a segunda parte da sétima temporada da série, quando aparentemente o “novo episódio” iniciou com a cena do vídeo logo abaixo.

Para a minha surpresa, naquele exato momento em que o novo episódio deveria iniciar eu não estava assistindo à uma cena da série americana, apesar de vários indícios estarem indicando o contrário, mas sim de uma ação de conteúdo inovadora feita em parceria pela Fox e Coca-Cola (fato este que só constatei nos instantes finais da cena).

Como demonstrado, a ação tratava-se de um vídeo com duração de aproximadamente 1 minuto inspirado na série The Walking Dead, no qual o personagem principal da cena, ambientado em um mundo pós-apocalíptico, tinha que escolher uma das três opções de bebida da marca de refrigerante em um momento caótico da trama.

Não deu outra. Assim como eu, fãs acostumados com aquele tipo de cena na série foram atingidos em cheio pela ação e os comentários foram parar rapidamente nas redes sociais e blogs na internet naquele dia.

Fãs de The Walking Dead comentam sobre a ação da Coca-Cola veiculada antes da estreia do nono episódio da sétima temporada da série (Foto: The Walking Dead Brasil/Reprodução)

A ação obteve êxito em relação ao seu objetivo e mostrou-se ser muito interessante por mostrar que a publicidade na TV pode ainda ser muito bem criativa e ir além de tradicionais merchandisings com abrupta exposição de uma marca/produto em meio a uma história original.

Ao inserir-se de forma “despretensiosa” no mundo da série à qual um segmento significativo de seu mercado é audiência fiel, a Coca-Cola mostrou que o tão falado contexto no inbound marketing, também pode (e deverá) ser utilizado cada vez com mais frequência para um conteúdo ser relevante, ainda que seja veiculado em um canal abrangente e tradicional como a TV.