ÉTICA NAS REDES SOCIAIS.

Autor: Jennifer Souza.

Olá!

Vamos para o primeiro conteúdo aqui no blog e o tema da vez é algo muito importante para você que procura expandir seu negócio usando as redes sociais.

É importante lembrar que a reputação do seu negócio será sempre embasada com o que você divulgar nas mídias sociais e isso pode trazer muitos benefícios OU prejuízos: vai depender de como será manipulado o seu material.

Antes de darmos as dicas para que você consiga se sair bem na internet, vamos definir o que é ÉTICA e o que são as REDES SOCIAIS.

Continue lendo para conhecer mais sobre ÉTICA NAS REDES SOCIAIS.

ÉTICA: Tem-se por aquilo que conduz o comportamento humano perante ações na sociedade, buscando enfatizar a essência das regras, valores, orientações e conclusões estabelecidas na vivência do âmbito social.

Ainda nesse âmbito, entenda o que é PLÁGIO:

Tomar para si os méritos/créditos sobre algo que foi feito por outrem.

DEFINIÇÃO DE REDES SOCIAIS E TIPOS: Estrutura social inserida na rede mundial de computadores (web) feita por pessoas ou organizações conectadas/unidas por tipos de relações, que compartilham ideias e objetivos comuns.

Ex:

Facebook e Orkut: Redes Sociais ou sites de relacionamento.

Twitter: Microblogging.

Youtube: Compartilhando de vídeos.

Instagram, Pinterest: Compartilhamento de Imagens.

Agora, vamos à algumas instruções de como utilizar as redes sociais no ambiente profissional:

Antes de discorrer sobre, existem algumas coisas para serem ponderadas.

A primeira questão que aparece é a utilização das redes sociais durante o horário de trabalho. As organizações lidam com isso de diferentes formas, pois algumas podem bloquear totalmente ou parcialmente a utilização da internet corporativa. Porém, o acesso pode se dar por meio de equipamentos particulares.

De qualquer maneira, é importante que o profissional esteja ciente de que qualquer permissão também tem limites, pois você está ali para trabalhar.

Assim, se for permitido fazer uso da internet durante o expediente, lembre-se sempre que deve ser feito sem comprometimento de seu rendimento no trabalho.

É preciso evitar:

- Fotos em situações que comprometem sua imagem profissional.

- Disseminar informações não verificadas, principalmente quando forem ofensivas.

- Discutir questões relacionadas a sua organização ou ao seu ambiente de trabalho fora do horário de expediente.

Continue a leitura para saber mais!

Dados da Pesquisa TIC 2015 (Comitê Gestor da Internet por meio do Centro Regional de Estudos para Desenvolvimento da Sociedade de Informação) apontam alguns números interessantes sobre o uso das redes sociais pelas empresas:

- 99% das empresas (isso mesmo, quase todas!) acessam a internet para enviar e receber e-mails e em 94% delas buscam-se informações sobre produtos ou serviços.

- 70% interagem com órgãos governamentais ao realizar pagamentos, cobranças e solicitações online.

- 98% delas utilizaram a internet nos últimos 12 meses e de acordo com indicadores utilizados, percentual sobe para 100% nas empresas com 250 ou mais pessoas ocupadas.

- 57% das empresas possuem website. Também possuem perfil ou conta própria em alguma rede social online. Em 2015, 51% das organizações contra 45% em 2014 e 36% em 2012.

- 81% utiliza para divulgar produtos ou serviços, 78% respondem comentários e dúvidas dos clientes.

- 71% possuem pessoas responsáveis pelo monitoramento do perfil.

- 45% postam pelo menos uma vez na semana; 20% uma vez por mês; 18% postam diariamente e 6% uma vez ao ano. 1% nunca postou.

Segundo o estudo, as empresas também utilizam a internet para fazer pagamentos e consultas bancárias, monitoramento de mercado, informações sobre órgãos governamentais, informações e serviços ao consumidor, entrega de produtos e serviços em formato digital, outros tipos de transações financeiras pela internet, recrutamento de pessoal e videoconferência.

Agora, imagine fazer tudo isso sem zelar pela ética nas redes sociais?

Por isso que é importante você tomar o cuidado com a linguagem usada, para o quê você está usando, qual site está navegando, etc.

Vamos para algumas dicas de como usar as redes sociais para os seus negócios?

1) Aproveite seus conhecimentos e os compartilhe!

Compartilhe o que você aprendeu com seu negócio e promova a sua marca. Faça textos ou vídeos com conteúdo relevante, como por exemplo “ética na internet”, “empresas nas redes sociais”, etc.

2) Divulgue sua marca!

Ajude a divulgar sua marca incentivando quem visita suas mídias/sites a compartilhar os conteúdos que gostaram.

3) Cuidado com as imagens que utilizar.

Preocupe-se sempre com sua reputação na internet.

Não utilize imagens/textos/vídeos que não tenham a ver com os serviços prestados pelo seu negócio.

O crescimento e a popularidade de sua marca sempre serão embasados de acordo com o que você divulgar.

Logo, tenha cuidado.

4) Interaja com seu público.

Não basta criar páginas, perfis, blogs, se você não interagir com seus visitantes.

Responder a comentários e mensagens privadas ajuda a aumentar seu valor como marca.

5) Veja onde seu cliente está.

Faça um mapeamento de quais mídias seus clientes usam, horário em que as publicações têm maior efetividade, quais aplicativos utilizados por seus clientes e estude a possibilidade de criar perfil nessas mesmas ferramentas.

Assim, você pode criar conteúdo com linguagem mais direcionada e conseguir mais seguidores/clientes.

Sabemos que o mundo do marketing digital/ marketing de conteúdo sempre tem personalidades em que podemos nos inspirar para desenvolvermos trabalhos com a máxima qualidade, então, trouxemos para você algumas pessoas que são referência no meio devido seus trabalhos na internet.

Vamos conferir?

Ronaldo Lemos: Ele é Advogado, Comentarista de Tecnologia da Globonews, diretor do ITS Rio (Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro), Pesquisador do MIT Media Lab, Professor das Universidades de Columbia e UERJ, colunista Folha e Revista Trip.

Contato: @lemos_ronaldo

Fábio Ricotta: Co-fundador na Agência Mestre. Empreendedor e Especialista em Marketing Digital. Desenvolve vários conteúdos acerca de SEO e dicas de Marketing Digital.

Contato: https://www.facebook.com/fabioricottamestre

Tarcízio Silva: Diretor de Pesquisa em comunicação na IBPAD — Instituo Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados e doutorando (UMESP) em Comunicação. Professor convidado de especializações (Digicorp-USP, Unisinos, FBB etc) e pesquisador acadêmico com diversas publicações, incluindo a organização de livros como Para Entender o Monitoramento de Mídias Sociais e Mídias Sociais: Saberes e Representações.

Contato: eu@tarciziosilva.com.br

Gabriel Ishida: Co-criador e Professor na Atlas Media Lab. Atua como coordenador de Social Listening na área de Insights & Analytics da Pernod Ricard Brasil, dona das marcas Absolut, Chivas, Orloff e outros destilados. Possui experiência com social intelligence, já tendo participado de projetos da Coca-Cola, Itaú, Mizuno, Philips, Microsoft e outras grandes marcas. Criador do blog Midializado e co-criador do projeto Atlas Media Lab.

Contato: gabriel@atlasmedialab.com.br

Gostou do texto?

Compartilhe!

Se quiser saber mais, continue acompanhando para ter mais infos sobre o mundo do Marketing Digital.

Até breve.