Como construi minha estratégia para transição de carreira de CX para Produto?

Namorei mudar da carreira de CX para Produto desde 2019, porém só investi nessa ideia de fato em 2022. Eu vim contar um pouco de como está sendo todo esse grande rolê.

Jess C - BR 30
6 min readMar 7, 2023

Eu sou a Jessica, vulgo Jess, e estou passando pelo processo de transição de carreira para a área de produto, aka, tentando virar produteira oficialmente (no coração, já sou faz é muito tempo).

Nesse caminho, encontrei bastante conteúdo, bastante mesmo, sobre pessoas que já fizeram essa mudança, contando em retrospectiva, como rolou: dificuldades, aprendizados, conselhos… Os formatos foram vários, Instagram, LinkedIn, Medium, entre outros, contudo dificilmente encontrei conteúdos de pessoas que estivessem nesse processo, compartilhando como esta acontecendo em tempo real, então estou aqui tentando ocupar esse lugar. (Inclusive se você conhece pessoas que estejam nesse processo e tenham conteúdos legais, por favor, comentem, pois, quero e preciso).

Aqui conto um pouco da minha jornada e estratégias que construí e utilizei/estou utilizando desde quando resolvi intencionalmente investir na minha transição de carreira, em Janeiro de 2022.

Fiquem super à vontade para comentar, criticar, sugerir melhorias, copiar, enfim, espero que seja realmente algo útil na internet para esse público que está buscando mudar de rumo profissional.

Por que uma estratégia elaborada para transição de carreira?

Acredito piamente que tão importante quanto a clareza do nosso objetivo é a delimitação de um caminho para chegar lá e a disciplina para seguir esses passos. Baseado nessa minha crença, lá fui eu elaborar o plano para chegar na tão sonhada transição de carreira.

A primeira estratégia (2022) e os aprendizados

Não foi à toa que eu sublinhei a frase:

Acredito piamente que tão importante quanto a clareza do nosso objetivo é a delimitação de um caminho para chegar lá e a disciplina para seguir esses passos.”

Ela foi a base da minha primeira estratégia de transição de carreira em 2022. Essa era basicamente: linear, contava com um passinho dependente do outro quase sempre, além de uma linha do tempo para execução e a certeza que se eu fizesse esses passinhos, claro, eu conseguiria chegar lá.

Para deixar mais visual, diríamos que ela era algo assim:

1.Realizar um curso de certificação em gestão de produto.
2. Encontrar uma mentora para me auxiliar nas dúvidas e no meu desenvolvimento.
3. Uma vez concluído o curso, revisar meus CVs, LinkedIn e começar a aplicar em vagas.
4. Realizar os processos, fazer entrevistas e ter o suporte da minha mentora para conseguir chegar ao tão sonhado sim.
5. Ter uma vaga de produto garantida até o final de 2022.

Essa estratégia não funcionou, evidentemente, senão eu já teria um belíssimo cargo de PM/Product Analyst ou Product OPS no meu LinkedIn desde Dezembro, mas está tudo bem.

O que eu queria focar aqui é justamente o que aprendi com ela, e como ela foi importante para a elaboração da estratégia desse ano.

  1. Evite um planejamento linear estilo projeto:

Pode dar certo para muita gente, porém construir e acompanhar o plano linear foi bastante frustrante para mim, principalmente quando estava chegando na reta final do período que tinha planejado para a execução do meu planejamento e constatei que não ia ser bem sucedida. Dentro de cada passo, havia definido metas para atingir os grandes 5 marcos, com mensuráveis claras e pontos de etapa, porém mesmo com disciplina, execução e acompanhamento do plano, eu não obtive o resultado que esperava, o que foi bastante… triste.

Então com base nisso decidi adotar para a nova estratégia, um planejamento com as seguintes características:

  • Sem linha do tempo definida
  • Um resultado claro esperado
  • Focos de ação (oportunidades) para explorar
  • Revisão, identificação de aprendizados e iteração das ações nas diferentes oportunidades.

2. Conte com imprevistos:

Não tente prevê-los, mas esteja mentalmente e emocionalmente preparado para que eles aconteçam. Meu plano claramente não mensurou riscos, não pensou em possíveis problemas e nem como resolvê-los. Claro que a vida aconteceu e eu precisei desacelerar substancialmente no segundo semestre de 2022 para focar na minha vida pessoal/familiar. O aprendizado foi: conte com possibilidades de adaptação para seu plano, revise-o constantemente e tenha um plano B (e mesmo C diria) caso não consiga transicionar de carreira e dê tudo errado dentro do período previsto.

3. Encontre um(a) mentor(a):

Encontrei minha mentora de carreira para a transição em março de 2022 e seguimos juntas até agora. Escrevi mais e detalhadamente sobre mentoria e transição de carreira aqui.

Ao contrário dos dois pontos acima, esse foi um tiro certo e recomendo muito para qualquer pessoa que queira passar por uma transição. Um mentor te ajuda com a experiência dele a achar “atalhos”, investir melhor sua energia/tempo em ações mais efetivas, além de te ajudar também a manter a disciplina, motivação e lidar com os sentimentos difíceis dos nãos que recebemos no caminho.

A nova estratégia em 2023 👇🏼

Para construir a minha estratégia esse ano, já considerando as características que desejava, decidi tentar adaptar uma ferramenta que gostei muuuito de conhecer, a árvore de oportunidades, da Teresa Torres.

Se você quer saber mais sobre essa ferramenta e como ela funciona, recomendo fortemente esse artigo da PM3, escrito pelo Marcell Almeida. Aliás, o curso de PM que fiz em 2022 foi da PM3 e eu pessoalmente adorei. (juro que não é publi e ninguém está me pagando para dizer isso).

Então como ficou:

Se quiser dar zoom, link direto para o canvas : Arvore de Oportunidades para migração de carreira em produto.

Construo meus esforços semanais sempre pensando em atingir o resultado esperado:

Explorando as seguintes oportunidades:

Em cada uma dessas zonas de ação selecionei algumas hipóteses de caminhos que me fariam aproveitar melhor essas oportunidades e aumentar minhas chances de conseguir uma vaga dentro da área de produto.

Finalmente, para cada caminho, que mais encaro como formas de explorar essas frentes de oportunidades, executo ações (o que seriam equivalentes aos experimentos) dentro de ciclos de uma semana, revisando seus resultados e decidindo parar, continuar, iterar ou intensificar essas ações.

Não vou entrar nos detalhes aqui de cada hipótese de caminho e sua ação pensada, mas cada ação foi concebida a partir de uma hipótese de que sua execução vai me trazer resultados/aprendizados que me aproximem no meu grande objetivo.

Exemplo: Aplicar em X vagas de trabalho via sites de vagas, deve me gerar Y entrevistas e eventualmente posso receber uma oferta e chegar no meu resultado esperado. Nos processos que obtiver, vou aprender mais também sobre o que fazer ou não fazer.

Quando escrevi esse texto, em meados de fevereiro, ainda não tinha conseguido atingir meu objetivo e portanto estava no processo de buscar oportunidades em produto e realizar processos. Com muita alegria, hoje, dia 06 de março de 2023, publico esse texto para dizer que sim, consegui uma oportunidade de migração de carreira e tenho o inicio previsto para logo mais no meu novo desafio. 😎

Pretendo escrever muito sobre ele, meus aprendizados, desafios, os 90 primeiros dias de onboarding e meu começo oficialmente em produto.

--

--

Jess C - BR 30

Curiosa e inconformada, produteira, coffee and cat lover. On a project to travel the whole Brazil during my 30s' and share with my readers my experiences