TEDs que mudaram minha percepção de sucesso

Para começar, o TED é uma organização sem fins lucrativos, dedicado ao compartilhamento de ideias. Começou em 1984, em uma conferência que unia pessoas de três mundos: Tecnologia, Entretenimento e Design. Desde então, esse escopo se tornou cada vez mais amplo.
Os eventos atualmente são realizados em diversas partes do mundo. Palestras são gratuitas e além da curadoria dos palestrantes, a platéia também é selecionada por meio de inscrições, respondendo algumas perguntas. Desta maneira, a organização seleciona as pessoas que acreditam se encaixar mais no perfil daquele evento. Todos os vídeos das palestras vão para o site oficial do TED e Youtube, com legendas em diversos idiomas.
Desde que descobri a organização, fui telespectadora assídua e me deparei com temas relevantes que me ajudaram ao longo da minha vida profissional. A partir daí, sempre acabava recorrendo a algumas apresentações para refletir sobre a sua abordagem. O TED me ajudou a construir repertório e me livrar de algumas verdades impostas pela sociedade que acabam por não fazer sentido pra nós.
Entre as crenças que eu deseja me desconstruir estava a pergunta: o que é ter sucesso? Para auxiliar na reflexão, listo abaixo algumas palestras que fizeram toda a diferença na minha busca dessa resposta.
Seja um fracassado | Gustavo Reis | TEDxUnisinos
O que é ter sucesso? O que é ser um fracassado? Essa fala do Gustavo Reis retrata como é preciso coragem e persistência para fazer o que se ama.
Homens ou máquinas? | Guilherme Lito | TEDxPUCRio
Esse TED nos faz refletir sobre o meio onde estamos inseridos. Mostra que podemos quebrar a corrente e funcionar no automático.
Enxergar os limites é diferente de aceitá-los | Pedro Pimenta | TEDxUFPR
“Superação é colocar esforço onde não cabe mais nada”. Pedro conta a sua história inspiradora e mostra como usou todo seu foco para superar todos os obstáculos.
Repita o refrão, ele leva à perfeição | Tiago Iorc | TEDxUFPR
Uma palestra sobre a importância da prática e afinidade com as atividades que nos propomos a fazer.
Com os ensinamentos destas palestras, cheguei aqui, neste texto. Elas me trouxeram para a filosofia do faça o que você gosta e descubra o que você gosta de fazer.
Ainda na graduação me deparei com o Marketing Digital e o Marketing de Conteúdo, foi amor a primeira vista. Como Tiago Iorc nos ensina neste último TED, estou aqui, praticando a produção de conteúdo para poder oferecer a meus clientes, ao meu trabalho, a melhor versão de mim.
O que você achou das palestras? Elas te ajudaram de alguma forma? Deixe nos comentários suas percepções.
