Ser adaptável

Adaptação: substantivo feminino

1. ação ou efeito de adaptar(-se)

· Ajuste de uma coisa à outra.

Hoje eu ouvi minha chefe dizer: “Jeh, você é bem adaptável né?!”. Considerei como elogio. Depois me peguei pensando sobre essa característica. Afinal, o que torna uma pessoa adaptável? A necessidade, acredito! Sério, depois que eu sai da casa da mamãe e tenho que lidar com a minha própria m****, eu vejo a diversidade de uma forma muito mais humana e menos julgadora.

Mas eu fico pensando se eu precisarei passar a vida toda me adaptando a situações em que, muitas vezes, eu preferiria que uma bigorna caísse sobre minha cabeça.

Já pararam pra pensar que a adaptação excessiva pode nos levar a uma vida inteira sem preferências e prazeres genuínos. Sempre se moldando a uma situação ou a um sentimento que não é seu. É claro que sempre terá um motivo por trás de tudo isso, seja ele puramente falta de escolha ou por um propósito e preferência seus.

Mas cansa!

Eu cansei de me adaptar à pessoas para estar em um relacionamento, cansei de me adaptar à pessoas para me manter no emprego, cansei de me adaptar à pessoas para morar “bem”, cansei! E é claro que colocando desta forma, a linha entre adaptação, falsidade e compreensão é tênue. E eu não estou aqui pra explicar em qual deles eu me enquadro, minha consciência tá tranquila. Amém!

“Ah, eu queria ser uma formiga.”

Eu não quero ser adaptável, eu quero ser eu mesma e eu quero que as pessoas me aceitem assim.

Então vou me apresentar para que evitemos futuros enganos: Sou Jessica, sou canceriana, sou espirita e espiritualizada, tenho mania de limpeza, tenho transtorno psicótico com cheiros, sou sensível, sou chorona, gosto de presença, adoro beijos e abraços, adoro ver as pessoas ao meu redor felizes (e sou capaz de mover o mundo pra isso), guardo magoas e um dia elas explodirão na sua cara, tenho medo de raios e trovões, tenho pavor de barata, tenho preguicinha de certas situações, tenho uma intuição que olha…, adoro aprender sobre tudo e meu humor é instável. Na real, segundo minhas amigas, sou bem trouxa.

No mais é isso! :p