Game Marketing: Você sabe o que são Playable Ads?

Jessica Lehmkuhl
4 min readAug 13, 2018

--

Já estamos acostumados a ser impactados por diversas propagandas durante o uso da internet nos dispositivos móveis. Mesmo que nem sempre esses anúncios sejam relacionados a tópicos do nosso real interesse, uma das premissas de distribuição dessas propagandas é uma boa segmentação de público, segmentação esta que ganha cada vez mais assertividade tanto partir da evolução de ferramentas que aprimoram essa capacidade quanto da evolução dos próprios profissionais que planejam e executam as campanhas.

Uma das diversas formas de monetização de um app ou game é a abertura de espaço pra divulgação de terceiros. Plataformas como a AdMob permitem que você ganhe dinheiro com a exibição de anúncios dentro do seu game, com a garantia da preservação da experiência do usuário a partir do uso do seu formato de anúncio nativo e também possibilitando que o aplicativo associado ao Firebase traga dados e insights que permitam tomadas de decisão inteligentes para o negócio.

Para isso, é possível utilizar diferentes formatos de anúncio:

Banner: formato básico que aparece no topo ou na base da tela.

Interstitial: formato tela cheia que aparece geralmente em situações de transição, conclusão de nível ou pausas naturais durante o jogo.

Rewarded: formato em que o usuário é recompensado após assistir um vídeo, interagir com uma chamada ou responder uma pesquisa.

Native: formato customizado que está de acordo com o padrão estético e seguindo um alinhamento de conteúdo do aplicativo.

Agora sim, mas antes…

Uma pesquisa realizada pelo Facebook em 2015 afirmou que o tempo médio de atenção de um usuário para um conteúdo disposto no feed de notícias é de 1.7 segundos em dispositivos móveis e 2.5 segundos no desktop. Apesar de sabermos que a internet é muito mais do que esse feed, 55% dos brasileiros considerarem que o Facebook é a própria internet de acordo com uma pesquisa da Quartz no ano de 2015.

O que rapidamente podemos concluir com isso?

  • Nosso tempo de atenção é limitado e seletivo.
  • Não retemos informação que realmente não é percebida como relevante pelo nosso cérebro.
  • A análise do que é relevante ou não é feita em poucos segundos.

As Playable Ads

Em uma realidade onde empregamos nosso curto e precioso tempo de atenção somente no que realmente se apresenta como relevante, qualquer ação capaz de captar a atenção do usuário nos primeiros segundos aumenta muito o potencial do CTR, o que impacta no ROI e, claro, na felicidade de todos os envolvidos.

As Playable Ads são propagandas interativas que permitem o engajamento do usuário com o game antes da instalação. Com esse recurso o usuário pode ter uma primeira experiência real com o jogo e perceber se ele é de fato interessante ou não a partir da própria opinião e não a partir do que a empresa diz que o jogo é.

Vamos lá. Alguém te diz que você deve comprar um serviço porque ele é bom. Do ponto de vista da empresa que quer vender, é bom por muitos motivos técnicos, mas principalmente porque a empresa precisa vender. Do ponto de vista do seu amigo, o serviço é bom, mas de acordo com a experiência e a personalidade dele, que são completamente diferentes das suas. De acordo com seu tio, não importa, se alguém disse que o serviço é bom e o valor é adequado, isso basta. Mas e o seu ponto de vista?

Esse formato de anúncio interativo permite que o usuário tire conclusões a partir do próprio ponto de vista e da experiência que está vivenciando. Com essa estruturação inicial de relacionamento com o usuário e com a natural entrega de sucesso, aplicativos conseguiram dobrar a porcentagem de cliques no anúncios e até quadruplicar a porcentagem de conversões em downloads.

Só isso? Não! Existem alguns motivos para entender que as Playable Ads são mesmo um recurso magnífico:

  • Não intrusivo: os usuários podem escolher se querem ou não interagir com o anúncio tendo a opção de pulá-lo.
  • Altos índices de conversão: o fato do usuário não ter a sensação de que está sendo forçado ou excessivamente persuadido faz com que os resultados de conversão de uma Playable Ad sejam muito mais efetivos do que dos anúncios que não são.
  • Aumento da capacidade de monetização: quanto maior o número de downloads, maiores são os lucros.
  • Redução do índice de desinstalação: considerando que o usuário instala o aplicativo de forma não intrusiva após confirmar uma boa experiência com ele, a chance de desinstalá-lo é bastante reduzida.
  • + LTV: com a boa qualidade do usuário que está sendo adquirido, diretamente vemos impacto positivo no Life Time Value.

Depois de tudo ficou mais fácil entender porque as Playable Ads são o X Factor da aquisição, não só para games, mas para qualquer aplicativo com a capacidade de trabalhar criativamente o potencial das ads interativas. Não esquecendo que depois de conquistar o usuário, ainda existe um longo caminho e árduo trabalho na retenção, porém começamos a missão com a vantagem de reter usuários que já entraram com um nível de interesse maior do que o usual.

--

--