
Você pode tentar abrir a porta
Você pode voltar.
É, isso mesmo que você ouviu. Eu abro a porta de novo pra você. Essa mesma, que você tentou derrubar a chutes tantas vezes e não conseguiu. A porta estará aberta, e você terá cópia da chave.
Mas pra isso te coloco condições, antes d’eu abrir você terá de cumpri-las. Infelizmente, não acredito que você seja capaz, mas você tem o direito de tentar. Você vai precisar olhar nos meus olhos, parar de ver seu reflexo, e dessa vez, enxergar o mundo que há neles, as várias formas de vida, as diversas meninas que eles trazem em si. Você vai precisar ouvir minhas palavras, e estar aberto não somente à aquelas que você concorda, você vai ter que ouvir todas. Não, eu nunca pedi nem pediria pra que concordasse com elas, mas dessa vez você vai ter que absorvê-las, você vai ter que digeri-las e talvez o mais difícil pra você, vai ter que respeitá-las. Você vai precisar olhar pro meu corpo, e amá-lo como ele é, e desejá-lo como ele é. Sem imputar seus padrões abarrotados de preconceitos e travestidos de preocupação. Você irá precisar ver minhas qualidades. Olha, não precisa nem ser todas, mas se você conseguir não apontar somente os defeitos, já será mais fácil passar pela porta. Você vai precisar ver o meu brilho, sem ofuscá-lo com críticas destrutivas, sem querer apagá-lo. Você terá de me perceber como alguém completa, livre e sem amarras, sem querer me diminuir para caber em seu bolso.
Não é possível se relacionar com seu espelho. Não é possível fazer de uma pessoa uma extensão do seu ser. Não é possível cobrar que alguém faça algo da forma que você espera. Se relacionar com alguém é compreender que somos universos distintos, com vontades distintas, saberes distintos. E o que eu quero é alguém pra somar, e não pra tentar me fazer sumir.
Essas são as minhas condições. Pra quem passou a vida seguindo a contra-mão e preocupado somente com sua própria direção, são exigências duras não é? Mas desculpa, não pretendo - não mais - aceitar menos que nada disso, e não pretendo permitir que me guiem nessa estrada, que é de mão dupla.
No fim das contas, tenho certeza que minha porta continuará fechada.
E foi você quem a bateu. E só me senti mais segura sem o frio que passava por ela.
Não abram portas pra quem merece a sarjeta.
