3 passos para passar pela transição de carreira sem sofrimento

Jéssica Vieira
4 min readJul 1, 2022

--

Ana, 2010. A segunda decisão mais difícil da sua vida foi: “Vou precisar escolher uma profissão pelo resto da minha vida!

Ana, 2022. A primeira decisão mais difícil da sua vida é: “Como faço para sair dessa profissão que eu escolhi?”.

Bem-vinda a transição de carreira, Ana. Respira…

Vou direto ao ponto, nenhuma transição é fácil.

Vou te dar 3 exemplos:

Grupo 1: Pessoas que alisavam o cabelo há anos, começaram a criar consciência que não precisam mais alisar. Decidiram passar por uma transição que mexe completamente com sua autoestima. Mas traçaram um objetivo: Se sentirem livres da prisão de um ter um cabelo liso.

Grupo 2: Pessoas que antes tentavam se comportar como homem ou mulher, começaram a criar consciência que não precisam mais se encaixar em estereótipos comportamentais. Decidiram passar por uma transição que mexe completamente com sua autoestima. Mas traçaram um objetivo: Se sentirem livres da prisão de ter que aceitar o gênero primário.

Grupo 3: Mulheres que antes excluíam suas opiniões e entregavam seus corpos às ordens masculinas, começaram a criar consciência que não precisam mais ceder ao gênero oposto suas decisões e ações. Decidiram passar por uma transição que mexe completamente com sua autoestima. Mas traçaram um objetivo: Se sentirem livres da prisão de ter alguém comandando suas vidas.

Existem 3 fatores que acompanham todas essas transições: Criar consciência, decidir passar por uma transição e ter um objetivo. São eles que vão fazer sua transição de carreira acontecer sem sofrimento, de maneira estratégica e com um passo por vez.

Sobre criar consciência

As crespas e cacheadas, as trans e as mulheres fizeram parte de uma cultura que menosprezavam sua natureza e suas escolhas, excluindo seus espaços e demonizando sua figura. Uma sociedade que, nas épocas em que esses três movimentos foram surgindo, tentava cercear seus pensamentos críticos sobre suas posições sociais.

Então como esse grupo criou consciência?

Quando seus limites foram ultrapassados.

Crie consciência do seu limite dentro do trabalho que você realiza hoje. Defina até onde você consegue suportar e por quanto tempo. Existe uma técnica eficaz para definir seu limite: formular uma lista com prós e contras, e avaliar se existem poucos prós pra muitos contras, e prestar atenção no seu comportamento/pensamento/sentimentos com relação ao seu dia a dia no trabalho. Se uma das partes disser pra você que o ideal é sair de onde está, então seu limite chegou. Mas se as duas partes disseram, então seu limite foi ultrapassado.

Sobre decidir passar por uma transição

Voltando ao exemplo dos grupos, cada um deles passou pela fase mais difícil dessa decisão, a fase de caminhar sobre a estrada entre o que era e o que ainda vai ser. Nessa estrada, as crespas e cacheadas passaram por um cabelo totalmente sem forma, as trans passaram por um espelho onde teriam que aprender a se reconhecer e as mulheres passaram por ataques, repúdios e falas extremamente dolorosas direcionadas às suas intimidades.

Essa estrada tem plateia, juízes e competidores.. e tem você.

Decidir passar por uma transição é entender que, socialmente você estará seguindo o caminho contrário ou o caminho esquisito. Se seu limite chegou ou até foi ultrapassado, dê adeus ao que era e caminhe por essa estrada. Tem uma dica essencial para dobrar sua velocidade nessa caminhada: Procure pessoas iguais a você e pessoas que já chegaram aonde você quer chegar. Essa é a melhor forma de encontrar um grupo e não se sentir sozinho. Por isso nenhum movimento social aconteceu com uma pessoa só e o seu movimento profissional não pode ser diferente.

Sobre ter um objetivo

Esse é o mais importante. Nos grupos, cada um tinha um objetivo traçado lá no início, ter um cabelo natural, se reconhecer no próprio corpo e poder se expressar livremente. Na sua carreira seu objetivo geral deve ser se sentir realizado e pleno no que faz, mas os objetivos menores e que vão traçar cada passo dessa estrada, é você que deve fazer.

Sair de uma posição sem saber para onde ir também é válido. Quando o limite é ultrapassado, o que mais você vai querer é sair daquilo que te cerceia urgentemente. Mas não comece a caminhar sem traçar rotas dentro desse objetivo geral. Por exemplo: O que eu preciso fazer para ser esse profissional? Quais cursos preciso? Quanto de dinheiro eu tenho? Que plataformas preciso me mostrar? Defina e tudo ficará mais claro pra você.

Não garanto que será uma transição sem surpresas, ou sem passos para trás, ou até sem inércia. Mas o sofrimento pode ser evitado.

Espero ter ajudado.

Esse texto foi baseado em aprendizados adquiridos na prática da minha transição de carreira. Fico feliz em compartilhar : )

--

--

Jéssica Vieira
0 Followers

Designer de UX. Apaixonada por fazer as pessoas se sentirem bem. Aspirante a escritora, especialista em achismo baseado em FATOS. https://www.linkedin.com/feed/