Ragnarok online — distribuindo atributos para seu personagem

Como criar uma descrição para inscrição em hackathons (e redações de “quem sou eu”)?

Jess Lyneh
3 min readDec 18, 2018

--

Vejo muita gente com dúvidas na hora de se inscrever durante uma maratona de desenvolvimento de soluções (hackathons) por que não sabem o que exatamente falar sobre si. E percebo que essa mesma dificuldade se reflete na hora de fazer a temida redação do "fale sobre você" das entrevistas de emprego.

Prafraseando a Silvia Coelho, se você mandar textão ( a Silvia fala "se mandar vários curriculos") não vai dar ruim. Não precisa ter vergonha, não é nudes xD

É interessante começar com um pequeno resumo de um parágrafo e depois ir aprofundando nos demais. É interessante pensar no roteiro que escrevemos um currículo, por exemplo.

Caso não tenha ficado claro de por onde começar ( e não tem nada de errado em não saber) vou compartilhar com vocês a última descrição que usei. Uma sugestão é não "enfeitar" a sua descrição.Fale das coisas que realmente vão agregar para aquela vaga ou aquela inscrição. Se esta descrição fosse a única informação que uma pessoa que não sabe quem você é tivesse para te conhecer, ela teria uma impressão correta de você? Teria a impressão que você gostaria que ela tivesse?

Agora, segue a ultima descrição que usei:

Sou estudante no segundo semestre de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Fatec São Paulo, formada como técnica de Gestão de Pequenas empresas, sou certificada Scrum SFC, tenho oito anos de experiência no comércio varejista nos papéis de estoquista, caixa, vendedora, sub-gerente, gerente e hunter de tendências de moda. Faço cursos com frequencia diária para me manter atualizada e aprender novas skills.

HACKATHONS QUE PARTICIPEI: Já participei de 4 hackathons desde que comecei a frequentar, em março deste ano.

2° WOMEN'S HEALTH TECH WEEKEND - Primeiro lugar com o chatbot Mirabot, voltado para educação de crianças sobre ginicologia infanto-puberal. Solução está funcionando atualmente mas estamos sempre realizando melhorias.

2° HACKATHON CIAB FEBRABAN - Não pegamos classificação, porém, ganhei um fone super legal Beats B³ num concurso de meia mais criativa. Daquele momento em diante, comecei a colecionar meias. Hoje sempre que vou para um evento, gosto de comprar uma meia nova :D Criamos a Eleva, uma solução para calcular valor de produto final de boleiras apenas colocando os valores e quantidades dos produtos comprados no mercado. Além disso, a Eleva montava tracks para alcançar os objetivos de carreira de cada usuária com base nas métricas de vendas delas.

ANGELHACK SÃO PAULO 2018 - Primeiro lugar na categoria Call4Cause , com a plataforma de mentoria Woment. direcionada para jovens em inicio de carreira, visando diminuir o número de desistências na área de T.I. nos dois primeiros anos de atividades na área. Além disso, era possível se cadastrar como pessoa mentora ou pessoa que recebe mentoria, trocar suas mentorias por outras mentorias ou por fee mensal.

ITAÚ INSIGHTS - Terceiro lugar com a plataforma de permutas, a Troca-I. Além de realizar o mach entre parceiros de permuta, a plataforma também oferece segurança da parceira e usa as informações das permutas para gerar um score de potencial pagador para auxiliar pequenos empreendedores a conseguirem empréstimos como Pessoa Jurídica, mesmo com pouco tempo de firma aberta.

SKILLS QUE APRENDI: Gestão de projetos, gestão de conflitos, criação de chatbot, DDD,TDD,BDD, Business Model Canvas, elaboração de Pitch, programação em dupla (peer programming) , front-end, cálculo de valuation.

O QUE FUI PROCURAR APRENDER APÓS MINHAS PARTICIPAÇÕES: Kanban, Scrun, Agile, Aplicação de métodos ágeis em projetos, PMI, HTML,CSS, Wordpress, R, Python e Framework Pandas, comandos em Linux, método para Networking, Gestão de stress, supply chain, data products e criação de bots usando Watson.

Gosto de hackathons nas minhas horas livres, estou aprendendo Lettering e Visual Thinking. Participo da comunidade Nerdzão, do grupo Elas Programam e frequento meetups da comunidade Caqui Coders. Nas minhas redes sociais, sempre que posso, escrevo textos falando sobre a minha experiência nos hackathons, dividindo o que aprendi e o que eu testei e deu certo. Eventualmente, realizo palestras e workshops, o toolkit para hackathons.

Depois escreve aqui pra mim se conseguiu fazer sua descrição para usar nas inscrições de hackathons ou para usa-la em redações de entrevistas de emprego ;D

--

--

Jess Lyneh

No fim é tudo Javascript | Desenvolvedora de software | Instrutora JavaScript na Linux Tips | ela/a | Chaotic good/neutral| florista 💐