Mereça o sucesso que você quer alcançar

Uma das maiores forças que temos é o poder da crença. Acreditar que podemos chegar, podemos ser, podemos mudar é o que nos dá força para chegar, ser e mudar. Mas, no decorrer da nossa jornada, alguns problemas, erros, circunstâncias fazem com que a nossa vontade em acreditar se torne turva, escura, sombria.

Eu acredito que podemos ser o que nós quisermos. A única condição é que você se esforce o suficiente para ser aquilo que você quer ser, e não desistir. Dessa forma, tudo que está dentro dos nossos limites humanos para ser realizado, pode ser realizado por qualquer um, basta se esforçar. Porém, essa corrida não é justa. Muitos já começam com uma vantagem enorme, outros com desvantagens gigantes, o que muitas vezes, obscurecem tanto a nossa vontade de acreditar, que nos traz um desânimo tão grande, que nos faz perder a força, a crença e a vontade de caminhar

Não é fácil seguir seu sonho. Não é fácil todo dia olhar para sua imagem no espelho e continuar acreditando no que você quer ser, onde você quer chegar. A vida é complexa, cheia de problemas, muitos deles não são culpa sua, mas te atingem e fazem você perder força e fé naquilo que você acredita. Continuar acreditando, mesmo quando tudo não caminha do jeito que você quer, torna você mais forte e mais preparado para chegar onde quer.

A grande beleza não está só na linha de chegada, mas sim, em toda a caminhada que você percorre. As pessoas que conhece, as lições que aprende, os erros que comete, os acertos que nos fazem feliz e renovam a nossa esperança. A vida não é só ganhar, mas, também não é perder sempre. A caminhada nos faz conhecer amigos, pessoas que vão marcar nossa vida. Situações que vão lhe ensinar lições que nunca seriam aprendidas nas escolas e faculdades. A grande recompensa não será só chegar onde queremos, mas sim, toda a sabedoria, conhecimento e maturidade que essa caminhada (que pode levar meses, anos, décadas) nos concede.

Do que adianta ser tudo fácil? Com certeza não teria a menor graça. E isso é algo que gosto muito de repetir pra mim mesmo. Aprendi que só vou me orgulhar do que eu fiz, se o que eu fiz realmente teve meu esforço envolvido. E isso me dá muita força para continuar. Quando bate aquela onda de desânimo, começo a pensar como será quando eu alcançar o que eu quero alcançar. O que vou ouvir, o que vou ver, o que vou sentir. E isso, de alguma forma, me faz enxergar uma luz no fim do túnel, que me permite novamente recuperar as forças e seguir caminhando.

E a única pessoa que precisa acreditar que você vai chegar lá, é você mesmo. Não se deixe levar pelas palavras e pensamentos que venham te tirar o foco e perder a fé no que você quer alcançar. Ainda mais quando é algo muito fora dos padrões das pessoas que você convive. Para ilustrar isso, preste atenção nessa história:

Imagine um menino do interior do país, que nunca sequer viu o mar, dizer para sua família que quer ser um surfista profissional e ganhar prêmios no mundo a fora pelo seu trabalho. O que vão dizer pra ele? Tenho quase certeza que vão dizer que ele é louco, maluco, não tem noção das coisas e com certeza vão tentar de todas as formas possíveis oprimir esse seu desejo de ser um surfista campeão mundial. Agora, imagine um outro garoto, com mesma idade, mesma condição física, mas, a diferença é que ele mora no litoral e sua família é toda de surfistas, com alguns que já participaram de campeonatos e ganharam prêmios. Imagine agora que esse garoto diga para sua família que quer ser surfista. Tenho quase certeza eu receberá todo o apoio e condições necessárias para que, se ele se esforçar e continuar nesse caminho, ele seja o surfista que ele tanto sonha.

Meramente ilustrativo

O que acontecerá no futuro? Só eles poderão dizer. O primeiro manino, se deixar que as opiniões externas influenciem no que ele acredita, muito provavelmente ele nunca irá conhecer o mar e nunca será o que ele tanto deseja. E o outro, se mantiver o foco nisso, com certeza chegará nos campeonatos que tanto deseja, podendo ser campeão de algum deles. Note o fato que os dois possuem as mesmas condições físicas de realizar o que querem, mas, o que mudou nesses dois cenários foram o ambiente em que vivem e no quanto esse ambiente influenciou no que eles acreditam.

Ilustrativo

Partindo disso, tomo como lição duas coisas. A primeira é, se realmente você quer algo de verdade, e está disposto a lutar para conquistar isso, em hipótese alguma, deixe os fatores externos te influenciarem para você deixar de acreditar. Não seja teimoso, analise o que a pessoa tem a dizer com razão e seriedade, mas, se o que dizem pra você não passa de suposições ou de achismos, rejeite e não fique pensando nisso. Foque em seus objetivos e não permita que outros venham ditar onde você pode ou não chegar. O único que pode decidir isso é você. A segunda coisa que aprendi, é que da mesma forma o ambiente pode te influenciar para que você desanime e desista, o ambiente certo traz benefícios inimagináveis na sua caminhada. Oportunidades, sabedorias, conhecimentos, experiências. Quando você está rodeado de pessoas que querem a mesma coisa que você, fica mais fácil continuar acreditando que você pode chegar. Por isso, acredito sim que um garoto do interior pode vir a ser um surfista campeão mundial, mas somente se ele se mudar para um ambiente que lhe proporcione isso. Conhecer pessoas e amigos que querem a mesma coisa que ele. Isso irá fazê-lo ser o que ele quer. Isso nos faz ser o que queremos.

Por isso o mais importante de tudo não é só caminhar, mas sim, saber onde queremos chegar. E essa é uma pergunta difícil de ser respondida. Mas, quanto antes pararmos para avaliar quais são os nossos objetivos, mais cedo vamos começar a nossa corrida, para chegarmos lá. O problema é que as pessoas passam as vezes a vida inteira, sem saber onde querem chegar, e para onde ir. Veem algum sucesso ali, outro lá, e querem de alguma forma ter sucesso também. Mas, isso não é um sucesso sincero, e não vai trazer a realização que você tanto deseja ter na sua vida. O que você quer? Onde você quer chegar? Pergunte a si mesmo. Escreva isso. Pense nisso todos os dias. Ande com pessoas que também querem chegar onde você quer. Faça amizades, ganhe experiências. Oriente e seja orientado, que mesmo que você não chegue onde queria, tenho certeza que essa caminhada vai fazer você se sentir muito realizado, pois você perseguiu o que quis, e não desistiu jamais.

É preciso ter fé. É preciso ter coragem para enfrentar todas as adversidades. E mesmo quando a economia está ruim, crise política sem precedentes, falta de dinheiro, amigos não acreditando em você, pessoas íntimas achando que você está perdido na vida, os piores cenários que você consiga imaginar… CONTINUE CAMINHANDO. Prossiga, avante, fé, foco, força, ânimo, dedicação, acordar cedo, dormir tarde, café, ler, estudar, trabalhar, aprender, ser, crescer, ajudar, mudar, chegar. E quando você olhar para toda a trajetória que você percorreu, que você tenha muito orgulho disso.

Mereça o sucesso que você quer alcançar.