Experiência FISL 17

Do dia 13 a 16 de julho de 2016 tive a oportunidade de participar do FISL (Fórum Internacional do Software Livre) realizado em Porto Alegre - RS, o qual teve mais de 3900 participantes de 21 países diferentes, o conhecimento e experiência adquiridos foram imensos por tratar de culturas diferentes, realidades e visões variadas.

No dia 13 pela manhã dei uma talk sobre o Fórum de Suporte, como trabalhar com ele, como funciona o sistema para respostas mais comuns para responder dúvidas, como tratar o usuário e resolver questões relacionadas aos produtos da Mozilla. No mesmo dia recebi um convite para participar de uma roda de conversa com jovens estudantes, falando a eles o que é o SuMo (Suporte da Mozilla), como funciona, como contribuir, que tipos de ajuda ao usuário podem ser oferecidos através dele, houve perguntas, debates, foi uma experiência sensacional e muito gratificante.

No dia 14 tive a oportunidade de poder palestrar a respeito desta área sensacional dentro da comunidade que é o SuMo, falando a respeito de cada setor distinto dentro dela: Base de Conhecimento, Fórum de Suporte e Exército dos Incríveis. Como contribuir com cada uma, explicando o seu funcionamento e respondendo dúvidas em relação a mentoria.

No restante dos dias desenvolvemos atividades junto a entusiastas do Firefox, promovendo os produtos da Mozilla e diferentes áreas da comunidade dando um enfoque especial ao SuMo.

No sábado realizamos duas atividades com os participantes do FISL, mostrando um pouco do funcionamento da criptografia através do site www.codemoji.org, no qual precisavam resolver uma charada em posse de três dicas, revelando assim a frase secreta e recebendo como prêmio uma camiseta do Firefox.

O evento no geral foi sensacional, a participação da comunidade, e seu engajamento foram exemplares, lá eu vi uma equipe dedicada e determinada. Ver o resultado de nossas atividades através do evento e o reconhecimento tanto da Mozilla quanto do público é algo que não tenho palavras para agradecer.

Muito obrigado a todos os amigos e colegas de comunidade por essa experiência a qual não tenho palavras pra expressar a minha alegria de conhecer cada um, espero que tenhamos a oportunidade de nos encontrarmos pessoalmente novamente em breve.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Jhonatas Rodrigues’s story.