A Histórica Evolução da Computação Moderna!

Jhonattan Almeida Müller
3 min readMar 15, 2018

Quando se Fala em Computadores a maioria de nós pensa logo em telas de LCD, gabinetes, teclados, mouses e coisas do tipo, porém, muitos não sabem que o primeiro objeto considerado como um computador data de centenas de anos antes de cristo. Entretanto, o foco desta pesquisa é demonstrar a evolução da computação moderna, que ocorreu a partir dos anos 1900. Espero que apreciem a pesquisa.

Evolução dos Computadores

O computador, tal qual conhecemos hoje, passou por diversas transformações e foi se aperfeiçoando ao longo do tempo, acompanhando o avanço das áreas da matemática, engenharia, eletrônica. É por isso que não existe somente um inventor.

De acordo com os sistemas e ferramentas utilizados, a história da computação está dividida em quatro períodos.

Primeira Geração (1951–1959)

Os computadores de primeira geração funcionavam por meio de circuitos e válvulas eletrônicas. Possuíam o uso restrito, além de serem imensos e consumirem muita energia.

Um exemplo é o ENIAC (Eletronic Numerical Integrator and Computer) que consumia cerca de 200 quilowatts e possuía 19.000 válvulas, como vocês podem reparar na foto acima, o ENIAC era gigantesco comparado aos nossos atuais companheiros.

Segunda Geração (1959–1965)

Ainda com dimensões muito grandes, os computadores da segunda geração funcionavam por meio de transistores, os quais substituíram as válvulas que eram maiores e mais lentas. Nesse período já começam a se espalhar o uso comercial.

Acima vemos exemplares de Computadores da IBM de segunda Geração, sendo um deles o IBM 1401.

Terceira Geração (1965–1975)

Os computadores da terceira geração funcionavam por circuitos integrados. Esses substituíram os transistores e já apresentavam uma dimensão menor e maior capacidade de processamento.

Foi nesse período que os chips foram criados e a utilização de computadores pessoais começou.

Quarta Geração (1975-até os dias atuais)

Com o desenvolvimento da tecnologia da informação, os computadores diminuem de tamanho, aumentam a velocidade e capacidade de processamento de dados. São incluídos os microprocessadores com gasto cada vez menor de energia.

Nesse período, mais precisamente a partir da década de 90, há uma grande expansão dos computadores pessoais. Após a virada do milênio os computadores continuaram a seguir a tendência de miniaturização de seus componentes e, tornando dessa forma os computadores mais maleáveis e práticos nas tarefas diárias. Além disso, há um investimento maciço em seu design.

Além disso, surgem os softwares integrados e a partir da virada do milênio, começam a surgir os computadores de mão. Ou seja, os smartphones, iPod, iPad e tablets, que incluem conexão móvel com navegação na web. Para termos uma ideia de como os componentes também avançaram junto a computação, veja abaixo a foto comparando o tamanho dos componentes

Fontes:

--

--

Jhonattan Almeida Müller

Jhonattan Almeida é um adolescente de 18 anos que sonha com um mundo melhor assim como muitas pessoas e que se esforça para fazer a diferença a cada dia!