Como Esquecer?

Jijo!
5 min readAug 9, 2023

--

Você não vai encontrar aqui um manual de instruções sobre como esquecer um grande amor!

M. & eu, paramos pra abastecer o carro; ele saiu pra fazer o pagamento na conveniência, saquei meu celular pra gravar aquela beldade caminhando até mim. Ele correu!

“ – Pra que tanta pressa?”

“ – Pra não ficar muito tempo longe de você…”

A primeira grande tarefa de alguém que terminou uma relação, ainda amando a outra pessoa, é comunicar ao mundo, através da dor, o lamentável ocorrido.

Quando M. quis sair da minha vida, levou consigo a minha alma. Eu não podia ser visto daquele jeito, acabado, com o rosto inchado de tanto chorar, com olheiras visíveis de noites não dormidas.

Entrei com pedido de licença, fiquei dias improdutivo. Desativei redes sociais, precisava me desvincular de qualquer lembrança – mas como fugir do que levamos por dentro?

Foram 2 meses entre dormir, acordar, stalkear e tomar remédios.

Na minha volta, percebi que tudo estava acontecendo, tudo como sempre foi, as pessoas indo trabalhar, adolescentes indo pra escola, garis varrendo ruas, nada havia mudado. Mas eu estava diferente! Estava disposto a reagir.

Entre risadas, olhares, passadas de mãos, sorrisos maliciosos e um grupo de amigos, os pensamentos são intrusivos e de forma insistente, me levam para a primeira festa com a nossa família reunida…

“ – Eu te amo tanto, nem acredito que você conseguiu fazer meu pai sair de casa. Minha mãe e sua mãe estavam batendo altos papos. Tem noção de como a gente tem sorte?”

“ – Nós temos, M.”

É! Algum preço a gente tem que pagar quando resolve fingir que a vida já voltou ao normal, quando não é nada disso que está acontecendo.

Desde o dia em que M. partiu, venho tendo alguns questionamentos:

Por que eu sempre sou preterido?

Como fica a minha vida agora?

Por que ele não conseguiu cumprir com nosso combinado?

O que deixei de fazer?

O que será o contrário do amor?

Pra muita gente, o contrário do amor é o ódio. Não, muito óbvio! Nesse momento, a melhor definição contrária a essa palavra é o estado permanente de perplexidade, uma perplexidade ferida, que machuca e que te prende numa armadilha de lembranças, da qual você só vai conseguir sair com a ajuda de quem te colocou ali.

“ – Menino, você tá ótimo. Como vão os gatos? Mande um beijo para M!”

“ – Oh, obrigado. Tá bem, pode deixar eu mando sim!”

A vizinha fez questão de, mesmo sem saber, esfregar na minha cara que eu ainda não tenho coragem de contar para as pessoas que não somos mais um casal.

Volto pra casa, me tranco no quarto, minha irmã bate a porta. Uma, duas, três, então eu levanto e abro!

“ – Hoje a gente vai sair!”

“ – Eu não vou me meter em balada mais uma vez…”

“ – Mas você precisa sair dessa toca!”

“ – Mudar exige tempo, recolhimento e solidão!”

“ – Não, nada disso. O que te falta é ir pra rua, instalar o tinder, conhecer gente nova, ninguém sai de uma situação dessa sozinho!”

“ – Sabe o que eu odeio? Todo mundo sempre quer ir pro caminho mais fácil né? Usam uma pessoa pra esquecer a outra e de repente abriram um buraco ainda mais fundo!”

Eu não devia ser tão duro com quem me estende a mão.

“ – Vai com seus amigos, na próxima eu vou também. Prometo!”

As 04h30 eu acordei suado, ofegante, mais uma vez eu sonhei, mais uma vez lembrei, mais uma vez senti a dor da saudade! Vou tomar um banho. Eu preciso reagir!

Só uma coisa me faria respirar aliviado: não depender nunca mais do coração alheio, não olhar mais o relógio com angústia quando um atraso começar a significar um desaparecimento! – isso ecoava na minha cabeça feito um mantra.

Alguém andou visitando as minhas redes sociais, alguém andou pensando em mim também. Alguém notou que eu sou atraente! – Eu tô vivo, depois de tanto tempo, também mereço me sentir desejado.

Será que comecei a esquecer? Preciso enfrentar os meus medos. M. já está em um relacionamento novo! Meu coração acelerou, a boca ficou seca, minhas mãos tremeram. Por que eu fui vasculhar o passado? Por que eu sou tão duro comigo mesmo? Por que M. está namorando quem tanto me fez mal?

De repente, me vi num abismo! A morte passou a me atrair, sem qualquer charme ou glamour, apenas com a seca promessa de ser melhor que todo o resto! Até pra isso sou um covarde.

Bato no quarto da minha irmã:

“ – Posso ficar aqui essa noite?”

“ – Claro, que cara é essa?”

“ – Cara de quem acabou de descobrir que a vida de alguém continuou e não tem sido a minha!”

Recebi um abraço:

“ – Estou preocupada, a mãe falou sobre você ficar recluso na clínica por um tempo…”

Até mesmo os amigos e pessoas mais íntimas se desesperam quando não enxergam sinal de melhora!

Depois de muito penar, é curioso saber que o mar sempre esteve aqui, intacto, inteiro para mim e eu não compareci ao seu encontro.

Com muito esforço e tirando o peso de achar que estou traindo alguém que nem lembra mais que existo, vou aceitando os convites que me aparecem. É bom saber que alguém respeita nossos limites. Mais, é incrível quando nós respeitamos os nossos limites. Entender que, independente do que foi, ainda merecemos amor. O nosso! O próprio.

A cada passo, a cada novo movimento, eu percebi que havia me transformado em um livro em branco, não havia mais nada escrito em mim. Será que esquecer é a mesma coisa que ter perdido?

O corpo de M. Sempre foi um mapa sem segredos pra mim, poderia ver um pedaço e com toda a certeza o reconheceria, mas…

“ – Eu o vi passando na rua do banco… Bem, não sei se de fato era ele. Primeiro nem notei, depois percebi alguém me olhando, disfarcei e olhei de volta, ali eu vi, era ele. Mas eu não tenho certeza!”

Aos próximos amores: talvez eu me arrependa. Mas agora, preciso descobrir o que sobrou de mim mesmo. Não posso arrastar ninguém pra uma vida de comparações com M. Qualquer um merece coisa melhor do que alguém acampado numa encruzilhada tentando enxergar o caminho. Qualquer caminho! A vida a dois exige muito e nesse momento, tenho muito pouco pra dar. Nem sei se com esse pouco se faz vida! As emoções escorrem, nada penetra. Talvez eu me arrependa. Talvez!

Acho que agora estou pronto!

--

--