Image for post
Image for post
Vir de baixo. Subir até as Alturas. Descer novamente com conhecimento. http://barbelith.ca/

Iluminação refere-se a um alto grau na expansão da consciência. Não é somente experiências místicas ou visões, mas uma profunda compreensão e sabedoria a respeito de si e do universo. Esqueça pessoas de branco flutuando, palavras mansas e hálito de flores. Se queremos saber o real significado disso devemos parar de fantasiar e perceber as coisas no terra-terra. Algumas tradições dizem que todas as pessoas já são iluminadas, o que é necessário então seria o de tomar consciência disso. Ou lembrar. Você se lembra?

Luz como metáfora da consciência já é bem antigo. Quando acendemos a luz, dá para ver…


Image for post
Image for post
Foto de Horste Kiechle

“O mistério dos mistérios é o p0rtal por onde entram todas as maravilhas” — Tao-Te King

“O ser humano acha que só porque não entende a língua dos animais, eles não são inteligentes.” Essa frase de um morador de rua me pegou em cheio. Nós, seres humanos, temos o dom de achar que aquilo que é incompreensível não existe. Assim achamos que não existe vida em outro planeta. Não porque conhecemos toda a galáxia e não vimos outras formas de vida. Não! Simplesmente por NÃO conhecermos toda a galáxia e nunca ter visto um ser de outro planeta chegamos a…


Image for post
Image for post
Alex Grey

Nós, como ser humanos, funcionamos numa perspectiva cultural, muitos de nossos valores desejos, anseios refletem, no fundo, o que a própria sociedade deseja. Sem a busca de expandir a consciência se torna difícil ir além destes padrões. Tentar algo que sempre teve vontade, mas nunca o fez já é expansão. Uma amiga muito querida gosta sempre de andar por caminhos diferentes dentro da cidade, ela diz que é para criar novas sinapses neuronais. Sem tentar sair jamais de onde estamos acostumados vamos nos tornando, aos poucos, pessoas angustiadas e sem sentido.

Quando crianças o mundo parecia um ótimo lugar, cheio…


Image for post
Image for post

Certa vez me disseram, ou talvez tenha lido, que para saber quem eu sou deveria olhar para dentro. Assim, quem sabe, descobrir minha essência e ali estaria Tudo o que eu necessitava. Para dizer a verdade, obtive poucas respostas nas sentadas da meditação, nas respirações profundas do pranayama, no alongamento sadio do yoga, nas visualizações realísticas da magia e nas jogadas do tarô. Mas como tudo isso me fazia bem, mesmo sem respostas, continuei praticando.

Acreditava que “saber quem se é” seria um conhecimento, da mesma forma que eu sei que existe a gravidade ou que dois mais dois são…


Image for post
Image for post

Lembro de ter ficado uns meses sem fazer muita coisa da vida: fumava muito, bebia diariamente, usando dinheiro do banco e sentindo que nada de fato fazia sentido. Tinha acabado de perder meu emprego como professor de história na rede pública. A sensação era como se algo me corroesse por dentro. É óbvio que pensava em suícidio. Diariamente. Lembro de ir prum boteco sozinho, bebendo enquanto rabiscava furiosamente meu mapa astral, tentando ver ali, no sinal dos astros, uma dica qualquer sobre o que diabos eu tava fazendo na terra. Porque tinha esse peso no peito que me deixava sem…


Image for post
Image for post
O desejo é a força do ser humano. O prazer é a realização do desejo. (Tarô de Thoth)

“Aquele que deseja e não age engendra a peste”
“Melhor matar um bebê em seu berço do que acalentar desejos irrealizáveis” Provérbios do Inferno. William Blake

Tudo ao redor leva a desejar: celular, carro, beleza, mulheres, homens, comida, filmes, jogos, viagens, roupas, sapatos, bolsas, livros, sexo, revolução, liberdade, perfume, amor e atenção.

Quando sento no metrô e paro um pouco para observar minha mente estou desejando não estar aqui; estar com ela; ser mais forte; não ter dores; não ter que preparar minha comida; acordar tarde no outro dia; ter mais dinheiro; fama; tempo com meu filho; tempo para ler…


Image for post
Image for post
Verdade instantânea

Quando era pequeno, meu pai me disse uma vez “errar é humano, continuar errando é burrice”. Achei engraçado e concordei, mas com o tempo fui vendo que não era bem assim. Me sentia sempre muito burro por cair sempre nos mesmos erros. Ficava me culpando e me sentindo mal. Isso durou muitos anos.

O contato com o tarô e a busca de auto conhecimento me mostraram que não é bem assim que funciona. Errar não tem nada a ver com burrice… E mesmo essa palavra - burrice - deveria ser tirada do vocabulário já que não ajuda muito. …


Image for post
Image for post

Para ter sonhos mais profundos e inspirados é preciso utilizar algumas técnicas que guiam a mente para lugares onde se possa receber respostas, sinais, conselhos e até mesmo predições. Nós entendemos perfeitamente quando dizemos “treinamento físico”, mas não entendemos direito quando o treinamento é mental, emocional ou espiritual. Treinamento mental não se refere a erudição: conhecer vastamente sobre muitos assuntos. Ou mesmo sobre a capacidade de raciocínio. …


Image for post
Image for post
meditar é olhar para dentro

No geral não olhamos muito para nós mesmos: pensamos no que queremos (ou não queremos) que aconteça conosco. Se estamos apresentáveis, saudáveis, se temos as pessoas, coisas ou entretenimentos que desejamos por perto. Ou , ao contrários se conseguimos manter bem longe as pessoas, coisas e situações que não gostamos nem um pouco. Se nos mantemos somente nesse nível podemos ter incômodos que não passam. Por exemplo, existem pessoas que se acham feios ou feias não importa quantas plásticas façam ou quantas pessoas as elogiem. Sempre tem algo ou alguém que incomoda, que irrita e essas sensações nos levam de…


Os sonhos são mais do que cenas bizarras que entramos de cabeça toda noite, eles mostram nossa paisagem interna, aquilo que sentimos, pensamos e percebemos durante o dia. Uma forma da mente digerir tudo o que aconteceu. Mas os sonhos podem ir além disso e trazerem inspirações, sinais e alertas.

Enquanto escrevia o parágrafo de cima tirei uma carta do tarô de marselha, perguntando: “o que é o sonho?” A carta foi o Imperador, o arcano de número 4, mostra um homem de cetro e coroa apoiando-se num trono com os pés num escudo com o brasão de uma águia…

Jimmy Jacques

Tarólogo, iogue, massagista e onironauta. Contato: jimmy.lenzi@gmail.com

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store