Abrindo as portas do Sonhar

Jimmy Jacques
4 min readDec 3, 2015

--

Para ter sonhos mais profundos e inspirados é preciso utilizar algumas técnicas que guiam a mente para lugares onde se possa receber respostas, sinais, conselhos e até mesmo predições. Nós entendemos perfeitamente quando dizemos “treinamento físico”, mas não entendemos direito quando o treinamento é mental, emocional ou espiritual. Treinamento mental não se refere a erudição: conhecer vastamente sobre muitos assuntos. Ou mesmo sobre a capacidade de raciocínio. Ambas são qualidades da mente, mas o que nos referimos aqui é sobre a percepção da própria consciência… E isso não tem a ver com o quanto se sabe, mas onde colocamos a atenção de nossa mente.

Quando estamos tristes é difícil pensar com precisão e clareza, as coisas do dia-a-dia perdem um pouco sua importância e podemos até negligenciar o cuidado conosco. Nossa casa, alimentação e hábitos ficam bagunçados por causa dessas emoções, o que torna mais difícil ainda sair dessa situação. Isso acontece porque colocamos a atenção da mente na tristeza. E claro que isso não quer dizer para fingir que essa emoção não existe, mas simplesmente de não parar de viver enquanto ela está presente (este texto AQUI apresenta uma técnica de posicionar a mente de tal forma que ela é capaz de liberar rapidamente essas emoções perturbadoras).

O que isso tem a ver com os sonhos? As imagens que aparecem nos sonhos dependem da forma como usamos nossa mente durante o dia. Quando dormimos nossa percepção se fecha para o externo, nossos sentidos captam muito pouco, assim a percepção se volta completamente para dentro: para os conteúdos de nossas emoções, pensamentos, desejos, etc. Durante o sono estes conteúdos se mostram como historinhas, no geral, fantásticas que vivenciamos intensamente. Então se tivemos um dia muito agitado, podemos ter sonhos também estressantes ou até mesmo pesadelos. O inverso também acontece. Alguém que sonha que brigou com a namorada pode acordar e, com essa sensação da briga ainda pelo corpo e na mente, achar que uma frase vaga da namorada ser um implicância com ele e já dar início a uma discussão. E a coitada da namorada sem entender nada! Agora imagine isso em sequencia: dia estressante, sonho agitado ou pesadelo, acorda ainda estressado e assim por diante… Nesse ritmo a saúde mental e emocional fica em frangalhos e em breve a saúde física!

Como vimos neste outro texto (Sobre sonhos, águias e imperadores), uma das funções dos sonhos é digerir o que acontece durante o dia. É uma chance da mente refletir sobre tudo o que se passou na vigília dos últimos tempos. Se a mente tem muito conteúdo para trabalhar, pode acontecer de não ter energia para outros tipos de sonhos, aqueles que agem como respostas, por exemplo. Não é a toa que, geralmente, os sonhos mais marcantes acontecem logo nas últimas horas antes do despertar, pois a mente subconsciente já trabalhou em sua digestão.

Assim, o segundo passo para entrar no Sonhar (já que o primeiro passo é lembrar dos sonhos!) é o de liberar a carga de conteúdos para serem digeridos pelo subconsciente durante os sonhos. Isso é bem simples de fazer:

Ao invés de ficar no facebook antes de dormir, entupindo a cabeça com informações desnecessárias e dando mais trabalho para o subconsciente, é importante se preparar para dormir. O quarto deve estar aconchegante e acolhedor, se não estiver a mente demora para repousar. É bom que o ambiente não tenha uma carga que possa ser levado para os sonhos: se não quer sonhar com trabalho não leve seu material de trabalho para oquarto! Se não for possível, ajeite de forma que a mente entenda que o trabalho se encerrou e que agora é hora de seu repouso.

Antes de deitar, sente na beira da cama ou numa postura de meditação que preferir e faça algumas respirações profundas e lentas. Traga a atenção para o momento presente. Quando estiver mais calmo comece a lembrar dos fatos do dia. Deixe passar pela sua mente todos os acontecimentos. Não precisa ser em ordem. observe conforme vão surgindo. Tente se lembrar de todos. Quando olhar para eles evite entrar e reviver aquilo, ao contrário, assista como se fosse um filme. Não comece, por exemplo, a ter uma discussão com alguém que, nesse momento, só está na sua mente, na sua memória. Isso é só uma lembrança. Se surgir emoções fortes pode usar esta técnica AQUI para liberar alguma coisa que tenha surgido. Feito isso deite e durma.

Fazemos essa prática para que a mente possa colocar sua atenção em tudo o que nos acontece. Essa é a natureza na nossa consciência. Se não fazemos isso por vontade própria quem irá se encarregar disso será a mente subconsciente. Liberado boa parte do fardo com essa técnica a mente que sonha tem mais energia para sonhos realmente interessantes e transformadores.

Gostou? Recomende este texto clicando no coração ali embaixo. Tem um cadastro rápido, mas assim você me ajuda a divulgar este e outros textos. Obrigado!

--

--