Sobre sonhos, águias e imperadores

Jimmy Jacques
4 min readNov 18, 2015

--

Os sonhos são mais do que cenas bizarras que entramos de cabeça toda noite, eles mostram nossa paisagem interna, aquilo que sentimos, pensamos e percebemos durante o dia. Uma forma da mente digerir tudo o que aconteceu. Mas os sonhos podem ir além disso e trazerem inspirações, sinais e alertas.

Enquanto escrevia o parágrafo de cima tirei uma carta do tarô de marselha, perguntando: “o que é o sonho?” A carta foi o Imperador, o arcano de número 4, mostra um homem de cetro e coroa apoiando-se num trono com os pés num escudo com o brasão de uma águia. Fiquei estranhado com o resultado, acho que essa seria uma das últimas cartas que pensaria para representar o sonho!

Tarô de Marselha

Entendi que o sonho é o escudo com a águia, abaixo do trono, nas costas do imperador, exatamente no ponto em que ele não pode ver, mas que toca com o calcanhar. O Imperador em si, o homem sério e responsável representaria aqui nosso aspecto consciente, que busca ter domínio e entendimento de tudo o que lhe acontece. Objetivo. Prático. A águia é o contraponto, o outro lado da moeda, o ponto necessário para que o Imperador fique equilibrado.O sonho irracional equilibra a vida acordada, racional e lógica. É isso que o tarô estava se referindo com essa carta, o sonho é o salvaguarda para que a mente não entre em parafuso.

Com o sonho, a Mente-Imperador pode alçar voos. Os sonhos podem mostrar uma visão ampla, elevada, diferente daquela cotidiana, da causa e efeito. Os antigos sempre tiveram o sonho como uma forma de se comunicar com outros planos de existência. Muitos livros sagrados contém cenas de sonhos proféticos e iniciáticos. A visão moderna explica que todos estes mundos estão dentro de nós mesmos. Mais do que advogar sobre a existência ou não de outras dimensões, é apontar a possibilidade de se comunicar com forças que fogem a mente consciente por meio dos sonhos. Isso significa que uma pessoa fraca pode encontrar sua força dentro de um sonho, lutando ou vencendo uma situação difícil.

O sonho de José: O Sol, A Lua e onze estrelas se curvavam diante dele. Mais tarde isso se tornou realidade quando seus pais e seus onze irmãos, sem o reconhecerem, se ajoelharam diante dele.

Quando acordamos de um sonho ruim, as vezes ficamos com a sensação daquele pesadelo durante o dia todo, estremecemos quando lembramos. O mesmo se dá com bons sonhos, nos pegamos rindo se lembramos do sonho no qual estávamos junto de alguém que amamos em algum lugar fantástico do planeta (ou fora dele!). A nossa mente entende que as experiências de sonho são tão reais quanto as experiências que temos acordados, por isso nosso corpo reage como se tivessem de fato acontecido. A piada é que de fato aconteceu. Num outro plano de consciência, mas aconteceu.

Sabendo disso podemos usar os sonhos como meios de transformar nossa personalidade, aproveitar as experiências do sonho para realmente voar como a águia do imperador. Antes de mais nada é importante querer lembrar do sonho. Muita gente acha que não sonha, mas isso não é verdade. Todos sonhamos, mas nem todos nós lembramos. Fazer a pergunta ao acordar : “O que sonhei essa noite?” ajuda e muito. É importante ver os sonhos como uma coisa rara, uma vivência única dentro da própria consciência. Melhor ainda se anotar ou gravar os sonhos e pensar neles durante o dia. Isso faz com que a mente consciente -Imperador e a mente inconsciente -Águia se conectem e comecem a se ajudar mutuamente.

Por mais que a águia esteja aos pés do Imperador, ela é livre, assim não devemos nos sentir mal se fizermos algo que consideramos “ruim” nos sonhos. As leis que regem nosso mundo não são as mesmas do mundo dos sonhos. Se matamos alguém em sonho isso não significa necessariamente que temos esse desejo inconsciente, mas pode significar o fim de um problema. Ou uma luta com seu pai pode significar independência financeira e assim por diante. Deixemos os sonhos fluírem livremente e estejamos atentos as imagens e sensações que surgem já que podem, no mínimo, mostrar como estamos . E conforme avançando na capacidade de Sonhar, revelações profundas sobre nós mesmos ou sobre outras pessoas situações e até mesmo do futuro. (Sim, é surpreendente pegar um diário de sonhos de 5 anos atrás e ver como alguns sonhos aparentemente sem significado se concretizaram!).

Aos poucos aprendemos a interpretar nossos próprios sonhos a partir de símbolos e sensações que se repetem. É bom lembrar que por mais que o Imperador se utilize dos dons da Águia, eles são de espécies diferentes e falam línguas completamente distintas. Aprender a interpretar corretamente um sonho leva tempo e dedicação, existem manuais de significados dos sonhos, mas o melhor dicionário é você mesmo! Essa é uma jornada interessante, divertida e disponível a qualquer pessoa que queira se aventurar por paisagens profundas de sua própria mente. Bons sonhos!

Gostou? Recomende este texto clicando no ícone do coração ali embaixo ;)

--

--