Imagem: Midlife Rocks Blog

10 dicas para recepcionar um jantar de sucesso

Cada vez mais as pessoas têm preferido receber amigos em casa ao invés de sair para jantar como uma alternativa mais pessoal e agradável. Cozinhar para os amigos é uma ótima maneira de demonstrar afeto, e as novas tendências culinárias têm apresentado ideias divertidas para jantares. Quando você está com seus amigos, você não precisa ser um Masterchef para proporcionar um jantar agradável.

Algumas vezes as pessoas se sentem acanhadas para cozinhar com medo do estresse que isso envolve. Mas quando você tem autoconfiança, usa seus pontos fortes, e convida seus amigos, a tarefa acaba não sendo tão estressante. Deixe sua experiência, criatividade e confiança guiarem o caminho. Faça o que você sabe e lembre que são seus amigos ao seu lado. Abra sua casa para um jantar divertido. Com certeza todos vão adorar.

Imagem: ISTA

Um jantar de sucesso é, basicamente, o resultado de um bom planejamento. Comece com um grupo pequeno e preparando a comida que você adora. Aqui estão 10 dicas que ajudarão você a se manter focado, fazer boas escolhas e ser excelente.

1. Prepare o que você já sabe cozinhar. Pode parecer uma boa ideia preparar uma nova receita para seus convidados, mas você deve buscar ter confiança ao cozinhar, e não ficar nervoso ao fazer algo novo. Atenha-se ao que você já prepara bem. Caso você queira compartilhar uma nova tendência culinária com seus amigos, teste a receita antes para aprender como prepará-la.

Imagem: The Style Insider

2. Escolha suas receitas com cuidado e compre sempre ingredientes frescos. Compre a carne ou peixe de um local confiável para garantir que estejam frescos e não tenham sofrido transporte ou armazenamento impróprio. Pense nas frutas e legumes que são da época. Quando você usa ingredientes da época, seus pratos com certeza ficarão melhores, e custarão menos.

Imagem: The Discriminating Chef

3. Antecipe as etapas o máximo que você puder. Lembre-se que o tempo voa quando os convidados chegam. Tenha todos os ingredientes preparados antes mesmo que você comece a cozinhar. Essa é uma ótima maneira de observar se você esqueceu algo. E, se for o caso, você ainda terá tempo de correr e comprar o que quer que esteja faltando.

4. Comece a cozinhar um pouco antes do que você deveria. As pessoas não têm problemas em esperar para jantar, mas não por horas. E você vai gostar de ter tempo para cozinhar sem se estressar.

Imagem: Notes by Tinkerbell229

5. Escolha a música adequada. O fundo musical deixa tudo mais festivo. Mas evite deixar a música muito alta, mesmo se for uma coletânea maravilhosa de clássicos do samba.

6. Use guardanapos de tecido. É um jantar festivo, afinal de contas. Você pode usar guardanapos de papel e jantar sentado no sofá com o prato no colo no dia seguinte.

7. Sente-se para jantar com seus convidados. Organize o cardápio e sirva-o de modo que você também possa aproveitar de sua própria comida. Você merece uma chance para comer, e além do mais, ninguém gosta de estar em uma festa em que o anfitrião passa mais tempo servindo os convidados do que confraternizando com eles.

Imagem: The Fresh Exchange

8. Acenda velas. Crie uma atmosfera! É o que transforma jantares festivos em festas. A arrumação da sua mesa não precisa estar perfeita, mas ela deve ser bem preparada. Velas são baratas, estão sempre prontas para serem usadas, e são elementos-chave para uma bela mesa.

Imagem: Flickr/Alan Levine

9. Para ajudar a equilibrar os custos da noite, peça aos convidados para trazerem uma garrafa de vinho ou outra bebida. Um dos maiores custos de um jantar podem ser as bebidas. Informe seus convidados que bebidas não alcoólicas serão servidas, mas caso eles desejem tomar um bom vinho, uma cerveja artesanal ou drinques durante a noite, eles devem contribuir trazendo a bebida de sua escolha.

10. Controle suas expectativas. Nem tudo será perfeito. Mesmo após o planejamento e a execução terem sido feitos cuidadosamente, eventualidades sempre acontecem durante a noite. Relaxe. Lembre-se que você convidou amigos para sua casa. Aproveite.

Imagem: Flickr/godutchbaby

Mãos à massa! Você consegue!

Jantares são uma ótima maneira de se divertir com seus amigos. Um bom planejamento pode ajudar você a economizar, reduzir seu nível de estresse, e garantir que você aproveite a noite tanto quanto seus amigos.

— — — — —

Nota do autor: Obrigado Danylle Azevedo por sua ajuda com a interpretação e tradução precisa e dinâmica.

— — — — —

Para mais informações sobre, gastronomia, comida e muita emoção culinária em Niterói, junte-se a nós no Projeto Papa Goiaba, no Facebook. Somos um grupo de pessoas que têm em comum a paixão pela cidade de Niterói e pela boa comida!