Armando Castro da Mr. White Brownie. Imagem: Jim Shattuck

Cozinhando um Microempreendimento de Sucesso

Há pouco tempo, um rosto novo apareceu entre os microempreendedores de rua do bairro do Ingá, em Niterói. Amigável, bom de papo e sempre com um sorriso no rosto, Armando Castro pode ser visto oferecendo amostras gratuitas dos seus deliciosos brownies ao estilo Americano perto da banca de jornal na Rua Presidente Pereira, ao lado da Paróquia Nossa Senhora das Dores. Uma prova e você fica totalmente apaixonado. Esses são brownies particularmente deliciosos.

Tendo trabalhado por muitos anos como engenheiro civil, recentemente Armando perdeu o emprego como consequência da crise generalizada no país. Enquanto procurava por um novo cargo, Armando e seu parceiro Beto criaram o Mr. White Brownie, com a intenção de compartilhar a paixão por comida boa e os brownies populares de Armando com os vizinhos. A renda pequena, porém importante, da venda de brownies e outros doces valeu o esforço. Seus clientes se expandiram para além da família e amigos, passando a incluir muitas pessoas na vizinhança assim como clientes fazendo pedidos especiais pela internet.

Falei com Armando sobre o seu micronegócio.

Imagem: Mr. White Brownie

“Eu só uso os melhores ingredientes”, diz Armando. “Essa é a estratégia número um do sucesso.” O custo adicional de usar ingredientes de qualidade é mais do que compensado pelo sabor delicioso do produto final. Frequentemente, os vendedores de alimentos tentam cortar os custos usando ingredientes baratos com a ideia de aumentar sua margem de lucro. Armando, por outro lado, tem absoluta convicção de que é a qualidade dos seus produtos que faz com que os clientes retornem. Novamente, o custo extra dos ingredientes finos é totalmente justificado pela lealdade demonstrada por consumidores satisfeitos. De acordo com Armando, “A repetição das vendas é a chave para o sucesso. As pessoas vão comprar meus produtos repetidamente se perceberem que eles são melhores do que qualquer coisa que poderiam fazer em casa. Qualidade é essencial.”

Diferente de muitos outros vendedores, Armando oferece amostras de cortesia dos seus brownies. Pessoas passando pela sua bancada são encorajadas a experimentar uma mordida. Armando é confiante que uma mordida é tudo o que é necessário para criar um novo cliente. Novamente, o custo extra associado a fornecer a degustação gratuita é rápidamente recuperado quando um novo consumidor nasce. Essa tem sido uma estratégia de marketing muito eficiente.

Beto da Mr. White Brownie e um cliente. Imagem: Jim Shattuck

O Mr. White Brownie tem sido uma aventura surpresa nas vidas de Armando e Beto. A crise nacional no Brasil tem pressionado uma grande quantidade de pessoas a pensar sobre novos ou inesperados microempreendimentos para ajudar à aliviar as pressões financeiras sobre suas famílias. Negócios pequenos, porém rentáveis, podem angariar dinheiro suficiente para fazer um impacto significativo no orçamento doméstico. O truque é saber o que vai funcionar melhor para você.

Os brownies de Armando sempre foram populares entre seus amigos e familiares. Ele aprendeu a receita quando morou por um curto período na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, há muitos anos atrás. A receita produz um brownie estilo Americano cuja textura fica deliciosamente entre bolo molhadinho e caramelo cremoso. Os brownies são encorpados, densos, úmidos e tem um sabor intenso para os amantes de chocolate. “Eu sabia que fazia um brownie bom”, disse Armando, “mas até começar a vender eu nunca tinha reparado quanto as pessoas adoram ele. Nossos sucesso foi uma ótima surpresa.”

Imagem: Mr. White Brownie

Depois de alguns meses vendendo diretamente para consumidores na rua, o Mr. White Brownie tem passado por um aumento significativo em pedidos online personalizados para festas, casamentos e outras ocasiões. Alta qualidade e bom preço (os brownies custam só R$4 por unidade) têm sido uma estratégia campeã. “Tem sido bastante trabalhoso”, explicou Armando, “mas nós temos curtido a experiência. Quando nossa situação profissional voltar ao normal, nós planejamos continuar a empreitada do Mr. White Brownie. Tem realmente valido a pena.”

Quando questionado sobre que conselhos ele daria a outros que estejam pensando em iniciar um microempreendimento culinário, Armando disse, “Faça o que você ama. Acredite no seu produto e acredite em você mesmo.”

Imagem: Mr. White Brownie

Aqui está outra oportunidade para nós Niteroienses apoiarmos uns aos outros. Os sabores do Mr. White Brownie incluem chocolate puro, chocolate com laranja, chocolate com nozes e chocolate com castanhas de caju. Para experimentar um Mr. White Brownie, você pode fazer uma visita ao Armando perto da banca de jornal em frente ao Supermercado Princesa do Ingá. Armando está por lá de terça-feira a sábado de 10h às 18h. Ou você pode visitar a página do Facebook.

=====

Para mais informações sobre, gastronomia, comida e muita emoção culinária em Niterói, junte-se a nós no Projeto Papa Goiaba, no Facebook. Somos um grupo de pessoas que têm em comum a paixão pela cidade de Niterói e pela boa comida!

Nota do autor: Obrigado Pedro Coelho por sua ajuda com a interpretação e tradução precisa e dinâmica.